Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

9

DSC01621

Diante do ressurgimento de matérias sobre a Operação Sal Grosso (ler post anterior), decidi procurar o ex-vereador Júnior Escóssia, que até então não havia se manifestado abertamente sobre o assunto. Queria saber dele o que exatamente investigavam os promotores e quais as acusações. Júnior atendeu ao meu pedido e então resolveu expor os fatos e sua versão.

Na época da operação, novembro de 2007, Júnior Escóssia era o vereador presidente da Câmara Municipal, razão pela qual seu nome sempre foi o mais lembrado e destacado na imprensa.

Mostrando-se confiante no Judiciário, o ex-vereador refutou, através de documentos, as acusações que são imputadas a ele e aos demais ONZE réus da ação judicial resultante da operação.

Segundo Júnior Escóssia, a Operação Sal Grosso tem como foco um suposto pagamento indevido de empréstimos consignados feitos na Caixa Econômica Federal.

Ele esclareceu que DOZE vereadores, incluindo ele, fizeram empréstimos consignados na Caixa Econômica Federal (CEF), e que por 14 meses o valor da parcela não foi descontado dos contracheques. No período, a CEF não teve nenhum prejuízo, pois o dinheiro era pago com recursos da Câmara Municipal.

O ex-vereador reconheceu o erro logo no primeiro mês, e então avisou aos colegas que o valor deveria ser ressarcido ao Erário. Diante da solicitação de alguns, sobretudo por dificuldades financeiras, a situação continuou inalterada por 14 meses, quando então os edis começaram a pagar o valor devido, acrescido do valor da parcela.

O ex-vereador frisa que a decisão de não mais retardar o ressarcimento ao Erário foi tomada dois meses antes da deflagração da Operação Sal Grosso, ou seja, a iniciativa não foi por causa da ação do Ministério Público, mas espontânea.  

Durante a entrevista, Júnior Escóssia fez questão de mostrar, um por um, todos os comprovantes de pagamentos feitos pelos então vereadores. Após quase uma hora de exposição de comprovantes bancários, ele disse: “O que você viu agora mostra que não houve nenhum prejuízo ao Erário, que todo o valor devido foi ressarcido. O que houve foi um atraso no pagamento da dívida”.

De fato, a vasta documentação mostrada pelo ex-vereador mostra que houve o ressarcimento de todo o valor que deixou de ser cobrado nos 14 meses. Pelo menos neste quesito é clara a inexistência de prejuízo ao poder público. O erro foi ter retardado tanto o pagamento.

Júnior Escóssia também trouxe sua versão para outros fatos ocorridos na operação. Tratarei destes fatos e da versão do ex-vereador em outros posts.

Compartilhe

9 respostas

  1. Conversa pra boi dormir. Só ressarciu o dinheiro porque a boca esquentou. Se a farra com o dinheiro publico não tivesse sido descoberta pelo MP, vocês ainda estavam fazendo empréstimos por cima de empréstimos e a câmara pagando. Ou melhor, o povo. È verdade ou não é? Ora, se alguém faz um empréstimo e logo no primeiro mês não recebe a cobrança, algo está errado. Mas se o cidadão é honesto, procura o credor para saber o que houve. Não é verdade? Agora, se a intenção dos ex edis foi outra, ai, foi onde o bicho pegou. E vai pegar mais ainda.

    Outro detalhe que o ex vereador não sabe, é que o MP não começou a investigação dois meses após o ressarcimento. Começou um ano antes. Sabia? O juiz sabe. O juiz também sabe que não foi o ex vereador que ‘descobriu’ que a câmara estava pagando os empréstimos. Foi o MP e o mesmo MP entregou de bandeja ao juiz. Sabia?. Você se faz de doido e de vitima, mas você sabe. Num sabe?
    Outro detalhe: Mais papel que o ex edil, tem o juiz e, para azar dos ex edis e alegria dos contribuintes, os papeis que estão em poder do juiz, são exatamente os papeis anteriores aos dois meses antes do ressarcimento.

    O que aconteceu, foi que a investigação ‘vazou’ e ele e os outros aprendizes de Lalau e Zé Dirceu se apresaram em ressarcir o dinheiro já gasto ao bel prazer, imaginando que não seriam condenados. Deu, e ainda vai dar muita ‘zebra’ pra cima de vocês. Aguardem.

    Erasmo, você já viu ou conhece algum brasileiro, mesmo sendo pego com as duas mãos na botija, dizer que é culpado? Assumir a culpa? Nem aquele cidadão que foi pego em flagrante com dólares na cueca se diz culpado. Ele ainda jura que é inocente.
    Assim como esse vereador se diz inocente (coitado) , todos os 40 ladrões do mensalão do pt também dizem que são.

    Arranje outra ex vereador, essa defesa esfarrapada não convence nem os alunos de jardim de infância nem os recém nascido que ainda estão nas maternidades. Imagine o juiz que vai julgar essa roubalheira.

    Essa, ex edil, não cola mesmo. É risível, risível e risível mas tão risível que chega a doer a barriga.

    Tio Colorau, se você fizer uma entrevista com Fernandinho Beira Mar, além de mostrar muitos papeis, ele ainda vai dizer que é inocente e talvez convença você ou qualquer um outro que for entrevistá-lo, assim como esse ex edil o convenceu.

    Pra cima de mim, não!

  2. É, o bicho pegou e assim a vaca foi pro brejo. Conta outra, que essa de ressarcir o erário espontaneamente é conversa fiada.

  3. O blogue, com certeza, tem bons comentaristas!!!!

    Dialogismo é isso mesmo.

    Infelizmente, na maioria dos blogues por aí, os cometaristas-seguidores sempre opinam em favor dos textos ali publicados como forma de apoiar, de forma irresponsável, aqueles blogueiros.

    PARABÉNS!!!!

    Gilmar Silva
    Adote um animal abandonado.
    No currículo oculto (sempre muito incoerente com o plano da expressão), aprendemos que não devemos fazer isso.

    Geralmente, são os animais que têm valores comerciais que merecem nossa admiração. Um dos principais valores comerciais é, além da raça, a “boa” aparência.

    Como a educação forma a estrutura da personalidade, partimos sempre da mesma estrutura para avaliarmos outras questões sociais. Daí, vemos também as pessoas com valores comerciais e o BBB é o melhor exemplo disso. Os menos agraciados com a simetria da beleza estão ali (naquele progrma televisivo) apenas como coadjuvantes – objetos das cenas. Mas eles/as não têm consciência disso …

    O preconceito é fruto desse sistema educacional.

  4. Os conhecidos e reconhecidos colarinhos brancos, em especial pelos colunistas sociais, têm, sobretudo uma certeza, a certeza da impunidade.

    O Discurso do porta-voz dos “INCORRUPTÍVEIS EDIS” do país de mossoró, pautado pelo do Sr. JUNIOR ESCÓSSIA é bem conhecido de todos nós.

    Não digo mais, pois tudo de certa maneira…tudo já foi dito pelos colegas acima.

    Um abraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  5. Operação Sal Grosso – Juiz condena vereadores e ex-vereadores de Mossoró a prisão;
    O Juiz da 3ª Vara Criminal de Mossoró, Cláudio Mendes Júnior, proferiu hoje (16) a sentença contra os réus do processo que apura as irregularidades identificadas na Operação Sal Grosso. Foram nove os condenados pelos crimes de peculato e corrupção passiva. São eles: João Newton da Escóssia Júnior (6 anos e 4 meses); Aluízio Feitosa (5 anos e 4 meses); Ângelo Benjamim de de Oliveira Machado (5 anos e 4 meses); Claudionor Antônio dos Santos (5 anos e 4 meses); Daniel Gomes da Silva (5 anos e 4 meses); Gilvanda peixoto Costa (5 anos e 4 meses); Manoel Bezerra de Maria (5 anos e 4 meses); Maria Izabel Araújo Montenegro (5 anos e 4 meses); e Osnildo Morais de Lima. Caso seja mantida a condenação nas instâncias superiores todos eles devem cumprir suas penas em regime semi-aberto.

    “Esse é o reconhecimento do trabalho do Ministério Público na defesa do patrimônio público em Mossoró, uma vez que quase a totalidade dos pedidos do MP foram atendidos pelo Juiz”, ressalta Eduardo Cavalcanti, Promotor de Justiça responsável pelo caso.

    A sentença inocentou ainda três dos réus: Francisco Dantas da Rocha, Francisco José Lima Silveira Júnior e Renato Fernandes da Silva. O próprio Ministério Público já havia se manifestado pela absolvição dos dois primeiros.

    O Promotor de Justiça analisa agora a necessidade de eventual recurso conta a sentença, que já está disponível para consulta no site do Tribunal de Justiça.

    A Operação Sal Grosso foi deflagrada em novembro de 2007 e desvendou esquema de corrupção na Câmara de Vereadores de Mossoró.

    Foram mais de vinte mil documentos e 40 computadores aprendidos. Entre os principais pontos de irregularidades apontados pelo MP estão: gastos com diárias não comprovadas; empréstimos consignados pagos pela Câmara Municipal à Caixa Econômica Federal, em nome de vereadores e demais servidores da Casa; despesas realizadas sem licitação e uso das verbas de gabinete de maneira irregular.

    Com informações do Ministério Público.(blog do jbelmont )

  6. Júnior Escóssia, de novo, traz esperança para o nosso povo! Que tremendo cara de pau! Alô, Paulo Doido e companhia, levo essa mala com vocês!

  7. O QUE SE FARIA COM ESSES BANDIDOS, SE ESSES PAÍS CHAMADO BRASIL HOUVESSE UM POUCO MAIS DE MORALIDADE. IMAGINO EU QUE; ALÉM DE NO MINIMO ESTAREM PRESOS SEM NENHUMA REGALIA, DE FORMA ALGUMA ESSES SENHORES CANALHAS, JÁ TRANSPARECIDO OS SEUS CARÁTERES DE JEITO NENHUM SE PODERIA TER REPRESENTANTES DESSE NÍVEL. PRECISAMOS MOSSORÓ TER UMA POSTURA DIANTE DESSAS ALMAS SEBOSAS, QUE COMPROMETEM NÃO SOMENTE O NOSSO PRESENTE, NOS ENVERGONHANDO. MAS; COMPROMETENDO O FUTURO DE NOSSOS FILHOS. A FALTA DE EDUCAÇÃO NESSE PAÍS É COMPROVADO ATRAVÉS NÃO PELO HERÓI E FELIZ LADRÃO DE GALINHA, MAS PELO CAFAJESTE,BANDIDO CANALHA CHAMADO LADRÃO DO COLARINHO BRANCO. ESSES ME DÃO NOJO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *