Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

411

A cidade de Riacho de Santana vive dias de turbulência política. O grupo que comandava a cidade havia QUARENTA anos não chegou a um consenso em relação às próximas eleições. O atual prefeito, Raimundo Nonato (PSB), não aceitou apoiar o candidato indicado por Wellington Soares (PSDB), considerado uma das maiores lideranças do grupo. A falta de consenso desfez a aliança existente na situação.

A oposição, que assistia a tudo com olhos de lince, decidiu se aliar ao atual prefeito, vez que este não pertence ao núcleo do poder conservador em Riacho de Santana. Raimundinho estava no comando da prefeitura por que teve o apoio de Wellington Soares. O desentendimento entre ambos ocorreu durante o carnaval.

Nas próximas eleições, o atual prefeito apoiará o enfermeiro Jessé Nildo (PSB) para sua sucessão, tendo o serventuário da Justiça Aristóteles Soares (PT) como vice, nome este indicado pela oposição, que é formada pelos partidos PT, PR, PMDB e DEM.

O ex-prefeito Wellington Soares (PSDB) apoiará o seu irmão, vereador Chaerton Soares, para a chefia do executivo. O nome do candidato a vice ainda não foi decidido, mas especula-se que será José de Quinco, liderança política filiada ao PP.

A Câmara Municipal também está dividida, com quatro vereadores que continuam fiéis ao ex-prefeito Wellington Soares e quatro que ficaram com o atual prefeito Raimundinho.

As eleições em Riacho de Santana deverão ser de grande acirramento, com relevante vantagem do enfermeiro Jessé Nildo, que conta com o apoio do prefeito e da maioria dos partidos da cidade.

Compartilhe

411 respostas

  1. Falei há pouco de retórica insuficiente, e pelo que acabei de ler no comentário desse último participante, essa participação pode ser classificada como retórica vazia. Não consegue nem se situar no tempo e no espaço, ou seja, já fala por si a qualidade do seu comentário, sem entrar no mérito da linguística, que realmente não vem ao caso.
    O Ex-Prefeito Wellington assumiu o primeiro mandato em 01 de janeiro de 1989. De fato já faz muito tempo, é possível que você e outros tenham esquecido o que ele realizou entre 1989 a 1992.
    Vamos recordar agora as obras e/ou realizações implementadas no seu primeiro mandato.
    Com recursos próprios: pavimentação (calçamento) e iluminação especial da Rua Joaquim Soares; pavimentação e iluminação especial de Rua Clodomiro Elias; pavimentação da Travessa (conhecida como Beco de D. Davina); pavimentação das Travessas que ladeiam a Escola Estadual Maria Angelina Gomes; implementação do programa de arborização urbana com mais de mil árvores plantadas, na época; construção de ‘paradas’ de passageiros, uma na cidade e outra no Catolezinho, para dar conforto e abrigo aos que necessitassem; aquisição de um ônibus escolar para transportar alunos do segundo e terceiro graus para Pau dos Ferros, que até então viajavam num ‘Pau de arara’; reforma e ampliação do antigo Posto da TELERN, único meio de comunicação a distância que dispúnhamos, naquela época; reforma e ampliação de várias Escolas Municipais; reforma e ampliação da garagem da Prefeitura, prédio que até hoje é utilizado e que fica por trás da Delegacia; criação do programa de bolsas estudantis, e houve ano em que havia mais de 15 estudantes do Riacho na Casa do Estudante de Natal, todos pagos pela Prefeitura (os irmãos do pré candidato a vice de vocês sabem disso, é só perguntar!); assistência médica ao povo do município; assistência educacional a toda rede municipal; criação do programa do corte de terras, antes inexistente; enfrentamento de duas grandes secas ocorridas naquele período; entre outras realizações de menor porte realizadas no dia a dia da administração.
    Em parceria com o Governo Estadual: eletrificação rural de Taboleiro do Padre; Caiçara; Poço de Pedra e Gameleira
    Pelas informações que disponho, procurei repor a verdade e contrapor as informações inverídicas desse(a) cidadão(ã). Como dizia anteriormente, criticar é muito fácil, principalmente quando as críticas são feitas de forma irresponsável e sem o respaldo da veracidade! Como disse um advogado aqui há poucos dias: ” EM DIREITO, DIZER E NÃO PROVAR É NÃO DIZER’. Como você vê, não foi nem de longe do jeito que lhe contaram. Sim, eu falo dessa maneira porque você não acompanha de perto a situação da nossa cidade, como eu e outros fazemos! E veja que, naquela época, as dificuldades eram bem maiores do que nos dias atuais, e os recursos bem mais escassos, sem falar das secas enfrentadas quase sem apoio dos Governos!

  2. Outras informações que chegaram a mim, ainda sobre obras e/ou realizações do primeiro mandato do Ex-Prefeito Wellington Soares, também com recursos próprios: Indenizações de várias barracas (cigarreiras) que enfeiavam o centro da cidade, preparando-o para as futuras instalações da Praça do Povo e da Praça de Eventos; pavimentação da Travessa que comunica a Rua Manoel de Souza Lima à Rua Alexandrina Cajé, ao lado da casa de João de Marcelo e outros; e claro, PAGAMENTOS DE FUNCIONÁRIOS E PRESTADORES DE SERVIÇO DA PREFEITURA, EFETUADOS, SEMPRE, ABSOLUTAMENTE EM DIA!
    Sobre os ‘restos a pagar’ citados pela participante, tenho a impressão de que ela realmente não se informa de maneira geral, nem tecnicamente falando, para fazer suas ‘afirmações’, adentra em assuntos que não domina, e aí erra fragorosamente! Restos a pagar são trâmites burocráticos juridicamente legais, utilizados na gestão pública, na transição de um exercício fiscal e outro, bem como na transição de um Governo e outro. Há que se levar em consideração que o município não para, suas políticas e atividades do dia a dia, idem! Todavia, é preciso que se deixe nas contas do Erário Público, recursos suficientes para cobrir as despesas deixadas (restos a pagar). No caso do Ex-Prefeito em questão, foi exatamente o que aconteceu. Se você não checou essas informações, cuidado com o que escreve!

  3. POIS É DE LÁ PRA CÁ MUITA COISA MUDOU….INFELIZMENTE NA POLÍTICA É ASSIM QUEM SE AUSENTA DO POVO PAGA UM PREÇO ALTO. WELINGTN SE AUSENTOU POR OITO ANOS E MESMO COLOCANDO CHAERTO PRA LHE SUBSTITUIR NA POLÍTICA FOI INFELIZ, POIS CHAERTON MESMO TENDO SIDO O VEREADOR MAIS VOTADO CONTINUOU MORANDO EM PAU DOS FERROS E NÃO FEZ JUS A SUA VOTAÇÃO….DEPOIS DE 8 ANOS WELINGTON RETORNA E O POVO JÁ NÃO O VER COMO LÍDER POIS O MESMO ABANDONOU O SEU REBANHO… NO CASO DE CHAERTON PIOR AINDA POIS O MESMO TEM MANDATO…AGORA CHAERTON QUER ESTA PRESENTE NO DIA A DIA DO POVO MAS AÍ PARA O POVO JA É TARDE DEMAIS….EM FIM ESTA É A MUDANÇA …… O POVO ESCOLHEU QUEM ESTA AQUI NO DIA A DIA….NA SAUDE NA DOENÇA NA ALEGRIA E NA TRISTEZA….RAIMUNDINHO…..E QUEM ESCOLHEU RAIMUNDINHO ESCOLHE JESSE, PREFEITO 2012. ALEM DISSO O GRUPO SOARES ESCOLHEU O PIOR VICE QUE SE PODIA ARRUMAR ZE DE QUINCO QUE O POVO CONHECE SUA HISTORIA DE REJEIÇÃO PRINCIPALMENTE O POVO DE POÇO DE PEDRA.. QUE APESAR DE SER O SEU REDULTO É UM DOS SETORES ONDE O GRUPO SOARES TEM MAIOR REJEIÇÃO….ADMIRO MUITO A HISTORIA POLITICA E DE VIDA DE WELINGTON. MAS POLÍTICA É ASSIM… SE AUSENTAR É ABDICAR DO POVO…

  4. Mais uma vez você se engana companheiro(a). O Ex-Prefeito Wellington Soares não abandonou o povo de Riacho de Santana nem tão pouco seus amigos e familiares! Ao contrário do que você diz, ele deixou o destino do município e do povo nas mãos do sucessor, em quem confiava, e que prometia, em toda esquina onde passava, dá continuidade a sua administração (de Wellington) com a mesma organização e responsabilidade, o que não se viu!
    Outra questão a ser considerada é que ele tinha sua vida pessoal, familiar e profissional a serem tocadas, e foi o que fez, com a mesma dedicação e foco de sempre. É arrimo de família, você sabe o que é isso? Precisa trabalhar duro todo dia para cumprir com os seus compromissos! E tinha outra questão prioritária a resolver, encaminhar seus filhos na vida, você sabe o que isso? Quando deixou a Prefeitura pela terceira vez, procedeu igualmente quando da primeira, deixando seu sucessor a vontade para administrar e se colocando a disposição para colaborar em todas as situações de interesse coletivo da nossa comunidade! O atual Prefeito foi uma das primeiras pessoas a saberem de sua decisão de que estava abandonando a vida pública em Riacho de Santana. E isso não significa dizer que tenha abandonado sua terra natal, seus amigos, seus conterrâneos! Você se engana também quando acha que O Ex-Prefeito Wellington está requerendo essa condição de liderança. Se isso fosse o caso teria permanecido na política. Ele, na realidade, fez o que achou razoável, saiu da vida pública e incentivou, como faz até hoje, a entrada de outros filhos da nossa terra a participarem desse processo democrático, o que ele considera de fundamental importância para o futuro do município!
    Outro questionamento a ser analisado é o do atual Vereador Chaerton. Quando ele se elegeu, já morava em Pau dos Ferros, cidade onde trabalha numa única empresa há quase 25 anos. Continuou morando lá para tocar o seu trabalho, e procurou conciliá-lo com suas novas atividades e responsabilidades de Edil. Tenho a informação que, mesmo morando em Pau dos Ferros, foi o Vereador que mais participou das reuniões legislativas, fossem ordinárias ou extraordinárias! Quer saber melhor, é só consultar as Atas! E nas suas folgas, sempre que pôde, colocou-se a disposição da comunidade para ajudar! Muita gente é testemunha do seu trabalho, voluntário ou a pedido, no conserto da iluminação pública na zona urbana ou na zona rural. Consertos feitos todos com RECURSOS PRÓPRIOS! Aí lhe pergunto, será que não existe algum Vereador, que mesmo morando aqui, ficou ‘absolutamente ausente’ nesses últimos 04 anos? Se você não souber, tenha um pouco de paciência, pois as respostas deverão aparecer muito em breve!
    Suas declarações a respeito do pré-candidato a Vice-Prefeito Zé de Quinco, deixam transparecer um pouco de preconceito de sua parte! Talvez você se ache bem mais culto(a) ou preparado(a) do que ele. Sobre o que é alegado da rejeição dele e de Chaerton em Poço de Pedra, é pura invencionice sua, ou você está dizendo o que lhe é repassado por outros, que acham que tem 90% dos votos! Pura tolice, que a maioria da população ouve e sabe que isso é fruto do desespero e da falta de argumentos, serviços prestados e ideias a serem apresentadas! Para seu governo, o povo de Poço de Pedra, há mais de 15 anos, não sabe o que é despesa com o fornecimento de água boa e em franca quantidade! Sabe quem presta esses serviços? Zé de Quinco, aquele a quem você chama de rejeitado. Será mesmo? Faça uma melhor análise de suas sandices!
    Analisando um pouco mais o quadro político e sucessório do nosso município, desde 1962 (ano da primeira eleição direta), não houve outro grupo de oposição tão forte, coeso, organizado e com tanto serviço prestado quanto o deste ano. Há que se registrar que o grupo de oposição da campanha de 1988 foi muito forte, mas não contava com tantas lideranças locais, com mandatos e sem mandatos, e com a lista de serviços prestados que esse atual tem! Juntando a isso as pré-candidaturas de dois nomes fortes, aliando-se ainda ao desgaste administrativo atual, há de se compreender os calafrios e descompensações já, nitidamente, observados! E sobre números da campanha, ainda não é hora! O que posso adiantar é que a campanha de Chaerton e Zé de Quinco cresse sem parar!

  5. Presados santanenses e aos jovens em especial!

    A única forma de exercer cidadania é trazendo à realidade os nossos intentos. Sou jovem, voto e acredito que todos os jovens debatedores aqui também votam e por isso têm direitos à liberdade de expressão. Continuem meus caros, mesmo de forma não tão experiente, tornando o conhecimento uma arma que nos faz pensar e refletir mais sobre a nossa política.

    Ao constatar o rumo dos debates, através deste espaço, reconheço que muitos santanenses perdem a oportunidade de avaliar o que tínhamos e o que temos em nossa cidade; o que foi e o que é nosso lugar. É necessário priorizar a escolha do nosso candidato pelo que ele poderá fazer por cada um de nós logo que assumir em janeiro de 2013, mas não podemos fazer vista grossa a alguns fatos passados e deixar outros em banho Maria. Coerente ao exposto, precisamos, sim, pensar um pouco em questões precisas.

    Até Janeiro de 2012, Chaerton representava o melhor nome para o atual prefeito lançar como candidato, porém, hoje o irmão de Wellington é apresentado como um vereador que mesmo tendo sido o mais votado, não fez nada pelo povo e não serve mais para conduzir Riacho de Santana. Entretanto, como foi a atuação do nosso atual gestor quando vereador, alguém lembra? Acredito que nem tem o que lembrar, mas eu, mesmo criança, presenciei a quase não reeleição como vereador do mesmo. Quem o ajudou nesse pleito, então? Os Soares. Lembram? Quando, contudo, o mesmo experimentou o poder, se deixou conduzir pelo ego, sem pensar na gratidão, na palavra dada e, principalmente, sem pensar em nós, POVO.

    Com a decisão veio à escolha do sucessor. Como foi pego de surpresa, o jovem aspirante pelo cargo não tem culpa de está sendo usado. Pois, se ganhar, dará seu lugar, após quatro anos, a sua tia que gemendo e/ou chorando deseja o cargo hoje, amanhã e sempre, de forma direta ou indireta – Um apego pelo poder jamais visto! O nosso prefeito, por sua vez, simplesmente não sustentou a palavra e decidiu lançar na corrida política ao seu favor um jovem que, ao meu vê, mesmo morando em Riacho de Santana, não tem muitos serviços prestados. Além disso, seu vice, assim como o atual assessor jurídico, entre outros, vivem fora e possuem contatos muito restritos com a população. Então esses estão afastados do povo, né? E se afastar é abdicar do povo! Concordam? Sem falar na oposição aliada ao gestor, que com alguns dos seus membros vindos de fora pensam que podem chegar e ludibriar os santanenses. Eles outrora, logo que passou a eleição, sumiram daqui e só apareceram agora!

    Penso que muito do que falam da oposição – Chaerton –, vocês também fazem igualzinho. Falam do atraso de três meses do passado, o qual até hoje você, Prefeito, paga. Mas, e seu sucessor, por quantos anos não terá de pagar o atraso que você tem com os servidores? Para se ter noção, a diferença de três para doze meses é muito grande. Quem pagará por isso? Somos nós, o povo daqui. Penso ainda que ausência é uma questão de ponto de vista. Quantas vezes as sutis saídas pelos fundos; o sono prolongado; encontros marcados e esquecidos. Ser presente é não fugir das responsabilidades. A presença se mede pela atenção e não pelos quilômetros.

    Para terminar, gostaria de lembrar mais uma obra do passado que poderia se repetir no presente, mas a atenção é pouca. A igreja de São João Batista, construída em 1942 só teve uma significativa reforma nos anos noventa. Quem foi mesmo que fez? Tem um vereador amigo, que lembra bem, pois ele era encarregado dos trabalhos na época. Hoje a mesma igreja passa por nova reforma. Quem está promovendo? Contamos com quem nessa empreitada?
    Ninguém realmente vive de passado, mas todos nós precisamos dele, pois o hoje só existe em decorrência de um antes. Que as nossas escolhas sejam pautadas no bem de nosso povo que reside da Catingueira a Baixa do arroz. Saibamos fazer a melhor e a mais justa escolha; escolhamos quem é capaz de ser presente pela ação continuada e não pela amostra das aparências.

    Bom dia de reflexão!

    Toinho Costa.

  6. meu caro toinho vc precisa estudar um pouco mais política… desde quando se pode custear reforma de igreja com dinheiro público? há e ao outro anônimo cite aí as “lideranças eleitas e não eleita que estão com chaerto…elianto, chichico ou agostinho? há não va por mim, pra citar pode ficar a vontade

  7. Quero parabenizar ao povo santanense pelos seus 50 anos de emmcipançao política , e principalmente aqueles que no momento histórico que se procede tiveram a coragem como eu de nao correr fora da base política que fez dessa administraçao que ai´está no poder, e como bom patriota corajosos e firmes de querer uma Riacho bem melhor pensando no engrandecimento do seu municipio e assim no seu povo , com uma educação voltada sim para uma linha cultural e cientifica , por nao assim dizer mais saudavél para os jovens que ai estao, digo jovens que se ddefine de um modo geral da criança ao mais de idade avançada. . DESEJO MUITA SAUDE E DIAS MELHORES. PARABENS, SUCESSOS O POVO IRAO RECONHECER E DIZER SIM WELINGTON, SIM CHAERTON UM BOM PATRIOTA NAO FOGE A LUTA,QUERIA VER SE FOSSE OS QUE A´ESTAO SE TERIAM A CORAGEM DE ENFRENTAR UMA CAMPANHA SEM A MAQUINA . TERIAM/? PORTANTO CORAGEM FÉ TRABALHO, QUE TUDO ISSO PASSA EPASSARÁ BREVE,. PORQUE O PAI CELESTE NAO É VaINGATIVO MAS ODEIA OS FALSOS.

  8. Gostei muito das afirmaçoes do nosso amigo Toinho quando faz colocaçoes ao povo que se interessar em ler esses artigos quanto ao que se falou o anterior da ausencia de dr. Welington, que naoconcordo com o mesmo em defini-lo como ausente , pois sair para exercer seu papel de homen trabalhador e suas responsabilidades com a familia nao se carecteriza como ausencia, ausencia é sim quando o gestro seja qual for foge de suas obrigaçoes , e outros tenta assumir para nao ficar muito feio.

  9. Engraçado que muita gente usa a palavra imaturo para me qualificar. Se tem uma coisa que eu detesto fazer é expor o que eu mesmo faço, mas me vejo obrigado a fazer isso agora. A vocês anonimos que dizem isso, quero que respondam quem escreveu o primeiro e único livro até hoje publicado sobre a história dessa cidade que está prestes a completar 50 anos? quem desenterrou histórias que povoam esse município há quase dois séculos? Respondam também: é imaturo uma pessoa que com apenas 15 anos se desdobra em três turnos numa escola onde além de aluno é bolsista e membro de um grêmio? Respondam: é imaturo um professor de redação com quinze anos que de uma turma inicial de 12 alunos conseguiu aprovar 10 na prova do IFRN? Respondam se sou imaturo só porque não sou um alienado de 30 a 40 anos que até pouco tempo dava a vida pelo grupo político que reinava e só porque agora se separou está frenético, desesperado e histérico? Sou imaturo quando vou todo sábado preparar crianças na catequese? Me digam se sou imaturo, eu que tenho coragem de usar meu nome nesse blog e arcando com todas as consequências dos meus comentários? Só posso lamentar o conceito que muitos tem de maturidade. E na verdade, não lamento. Não é da minha conta se existe muita gente mal resolvida com a própria maturidade e que não consegue aguentar jovens como eu tendo mais coragem do que vocês.
    E você que me chama de imaturo, responda mais essa pergunta: se eu estivesse aqui apoiando o seu candidato, era assim que vocÊ me chamaria? de Imaturo?
    E eu nunca poderia esquecer de Antonio Esperidião, por que ele próprio é inesquecível para a história e eu sou historiador por natureza. Era meu parente, primo da minha avó/mãe Maria e do meu avô/pai Valdemar era melhor amigo, e como vocÊ disse, foi o maior político que teve aqui. Mas ela já havia sido citado em muitos comentários, e muitos se esquecem que uma andorinha só não faz verão. Os que eu citei foram os melhores amigos políticos dele: um foi vice, o outro o vereador favorito. e ainda citei seu antecessor na prefeitura e o que foi o primeiro prefeito nomeado.
    Satisfeito que esto com minha resposta, desejo ter satisfeito também os anônimos.

  10. Meu caro jovem fico contente por demais com a sua defesa dos seus pontos de vista. Isso mostra personalidade, determinação, força de vontade, altruísmo. Você, realmente, para um adolescente de apenas 15 anos, já tem uma história bonita para contar (desejo que continue nesse rumo e chegará longe). Eu lhe parabenizo por isso! E sabe por que o faço? Porque sou daqueles que costuma sempre reconhecer onde há merecimento e aplauso! Diferentemente de muita gente por aí!
    Já que você fala de fatos históricos que merecem registros, e defende com tanta ênfase suas lutas, lembra-me um jovem, com um pouco mais de 15 anos é verdade, que no início de 1984, participou do maior e mais emblemático movimento estudantil da URFN em defesa do Ensino Público e Gratuito para todos os brasileiros (pesquise e vai saber mais detalhes, inclusive o movimento ganhou dimensão nacional, e foi destaque no Jornal Nacional e na grande imprensa). Ocupou junto com mais algumas centenas de outros universitários o prédio da Reitoria, e foi um dos que retiraram o Reitor (Prof. Genibaldo Barros) de seu Gabinete, em seguida ocuparam todas as instalações do prédio da Reitoria. Ficaram lá dias e noites, por mais de 20 dias consecutivos, cercados pelo Exército Brasileiro, mas continuaram pleiteando duramente seus objetivos. Só largaram aquelas trincheiras, quando, por ordem do próprio Governo Federal (leia-se Ministério da Educação e Cultura), foram atendidos nossos principais pleitos da pauta de reivindicação. E tudo isso ocorreu meu caro, no final do Governo militar (do Presidente João Baptista de Figueiredo), portanto em plena ditadura militar. Você sabe o que isso? Todos nós que participamos daquele movimento, passamos ainda por vários desdobramentos na nossa vida estudantil, até finalmente a chegada da tão sonhada DEMOCRACIA, com a campanha das DIRETAS JÁ! E participamos daquele movimento já conscientes de que poderíamos ser presos, jubilados dos nossos cursos, etc. Mas, o fizemos em defesa da nobre causa! Então lhe pergunto, é alienado um cidadão brasileiro que desde a segunda década de vida luta incessantemente por uma vida digna, com tenacidade e responsabilidade, e defende causas coletivas nobres, como a citada acima?
    O que disse anteriormente, ratifico, a defesa da obra administrativa da atual gestão deve ser feita por quem tem conhecimento, informações e números, que possam ser comprovados oportunamente. Você não tem, nem tem obrigação de ter, porque não participou diretamente dessas administrações. Peça a quem o tem para entrar nesse debate, e aí verás como vai ficar cada vez
    mais interessante e proveitoso! Inclusive dará a você, que é um jovem inteligente, e aos demais que participantes e/ou leitores, a condição de fazerem uma análise mais isenta e detalhada da comparação das administrações proposta aqui pela ‘cidadã santanense’.
    Ficamos no aguardo e não largaremos essa trincheira. Sabe por que? PORQUE ACREDITAMOS NESSA CAUSA!

  11. Eu acho Muito mUITA Gente Acha q É SO O Outro lado q Sabe Adiministrar a perfeitura de Riacho de Santana Pois saiba Naertom Soares q Não é So vs q tem Capasidade p Adiministrar Uma Prefeitura!!!!!!!!!!! e Vamos Cm Tudo Dr:Alexandre o Nosso Prefeiti:Jesse e o Nosso Viice:Aristotalis
    Vamos Trabalhar q A Canpanha ja estar Ganha !!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Outra detalhe é que, propositadamente, também me inclui entre os eleitores decididos. E repenso uma decisão, antes tomada, para de forma mais clara, direta e verdadeiramente contribuir com esse debate. Nas próximas participações falarei mais claro a respeito disso!

  13. Atendendo a pedido de familiares e amigos próximos, que são as pessoas realmente fies, leais e amigas, e em quem podemos confiar e contar em todas as horas, repensei a minha decisão de participar desse debate até o fim, e decido que esta, será a minha última participação!
    Acredito que até esta última, procurei me pautar pela verdade e transparência dos comentários e fatos por mim abordados.
    Desejo, a partir de agora, ajudar aos pré-candidatos Chaerton e Zé de Quinco em outras trincheiras!
    Devo uma palavra de retratação ao jovem Bruno e a outros que se sentiram ofendidos com um comentário que fiz há alguns dias. O que Quiz dizer foi que, em outras palavras, o processo de amadurecimento (neurofisiológico inclusive) se completa, plenamente, ao final da terceira década da nossa vida. E portanto, não temos obrigação de ter uma visão acurada e realística de determinado momento, porque isso é natural de quem se encontra ainda numa tenra idade! Não Quiz taxar ninguém de alienado ou incapaz. Prova é que antes já havia feitos elogios sinceros a ele e a outros. De qualquer maneira, se fui mal interpretado ou não, fica aqui meu pedido de retratação a todos, que faço em nome do jovem Bruno! E mais, deixo a minha palavra de incentivo a todos os jovens santanenses capacitados, inteligentes e de grande potencial, como esses que participam aqui desse debate, para participarem da vida pública do nosso município, o que já disse e repito, CONSIDERO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O FUTURO DO NOSSO MUNICÍPIO E DA NOSSA GENTE!

  14. POIS É ANONIMO WELINGTON LUTOU TANTO NESSA ÉPOCA FOI TÃO RADICAL E QUANDO LHE OFERECERAM A PREFEITURA ELE ESQUECEU DE TODOS OS SEUS PRINCÍPIOS E LOGO ADIRIU.
    DE ODIO A ANTONIO ESPERDIÃO VIROU AMOR A PRIMEIRA VISTA

  15. Boa noite Santanenses,
    Estive silente nesse debate por vários dias consecutivos, mas não fiquei ausente de leitura do mesmo, pois, ainda, acredito em discussões sérias (pelo menos alguns dos comentários merece assim ser reconhecidos) e democráticas como esta. Mas impressiona-me muito como alguns anônimos citam os nomes das pessoas sem critério ou qualquer cautela, digo como afirmou FRANCISCA ELIZONETE que as pessoas que sequer se identificam deveriam ter mais cuidado ao citar os nomes das pessoas, e particularmente refiro-me ao ANÔNIMO que assim postou: “Eu acho Muito mUITA Gente Acha q É SO O Outro lado q Sabe Adiministrar a perfeitura de Riacho de Santana Pois saiba Naertom Soares q Não é So vs q tem Capasidade p Adiministrar Uma Prefeitura!!!!!!!!!!! e Vamos Cm Tudo Dr:Alexandre o Nosso Prefeiti:Jesse e o Nosso Viice:Aristotalis
    Vamos Trabalhar q A Canpanha ja estar Ganha !!!!!!!!!!!”. Contrariamente a minha postura ainda te digo, cidadão anônimo, que cada gestor tem o DEVER CONSTITUCIONAL DE ADMINISTRAR, não é uma faculdade ou liberalidade, e cada um o faz de conformidade com seus atributos de responsabilidade e de competências próprias, e cabe à população fazer uma avaliação das administrações, para aí sim, fazer um julgamento decente e justo, mas sempre tendo em foco a coletividade.
    Sim, meu nome correto é:
    José Naerton Soares Neri

  16. Queridos conterrâneos,

    Quem lembra das palavras seguintes: “ESTOU EMOCIONADO, POIS AQUI LEMBRO DA DESUMANIDADE DO GESTOR DESSE MUNICÍPIO POIS MESMO TENDO MEU SANGUE NAS VEIAS NADA FEZ POR MIM. EM ESPECIAL POR MINHA MÃE , QUE MORREU POR FALTA DE ASSISTÊNCIA” Vocês lembram disso? Se não vou dar uma refrescada na mente de vocês…Estas, foram do vereador Jairo Roberto (que até chorou, na ocasião). Pronunciamento feito à toda comunidade Santanense… E hoje, aonde estar ele? Mas como dizem: “Faz parte da política”. Isto aconteceu! Não acrescentei, nem diminuir uma só palavra…Coisa de palanque.
    E a melhor é o que vou relembrar a vocês: essa foi DEMAIS! No dia da eleição de 2008 quando a noiva (atual esposa) do vereador Jairo Roberto, Rosinéia do Nascimento, invadiu a residência do Sr. Raimundinho, onde foi preciso chamar a viatura pois a “baixaria” era grande. Caso acontecido, e hoje, sabe quem é ela é? A secretária de saúde…podes crer esse é o povo de confiança do prefeito. imagine os outros!

    Obrigado!

  17. Se tornou uma obcessão dos SN de Riacho de Santana se auto-declamarem “anjos do bem” agora que perderam temporariamente e , quem sabe em definitvo o “poder” de manipulação psíquico e intelectual sobre a maioria , que sabemos , é a parte mais humilde dos santanenses.
    Uma tristeza foi ter longos e intermináveis anos de domìnio em que a única visão futurista foi deixar boa parte dos que compõem o clã familiar estáveis economicamente e ,” que doa em quem doer” . Pergunto : Isto tudo é DIREITO ? Pensando bem , pra que mesmo se pensar em DIREITO se até pouco tempo atrás um destes REPRESENTANTES DA LEI perdeu uma causa na justiça para uma pessoa de poucos estudos e sem nenhum REPRESENTANTE a lhe defender ?
    É , meus amigos , o povo santanense ainda dorme e isso é muito ruim .
    O que falta nete povo é amor próprio , liberdade , autoconfiança .
    Embora ainda não seja o momento de acordar politicamente , já que o clã está dividido e , como diz o ditado : “É tudo farinha do mesmo saco “.
    Mas tudo tem seu tempo . Tempo de dormir e de acordar .
    Assim como aconteceu no Encanto , espero um dia ver este povo feliz e livre deste monopólio que só sabe ferir.

  18. Boa noite amigos santanenses.

    Começo este debate com um trecho de um discurso do ex. Presidente Lula que assim pronunciou: “Na verdade uma oposição quando não tem argumento pra fazer oposição, é pior do que doença que não tem cura. Por que eles ficam inventando qualquer coisa, e vale qualquer coisa pra fazer ataque as pessoas!” Verifica-se que alguns nada mais faz que advogar em causa própria. E é isto que se constata no nosso meio. Vendo isto, se faz necessário fazermos uma reflexão e indagarmos o que vem a ser melhor para nós santanenses. Nós que aqui vivemos conhecemos muito bem a realidade e as dificuldades que enfrentamos dia a dia. Será que alguns que compõem a oposição atual conhecem? Quero dizer aos santanenses que analisem o que se passa e analisem bem. Vamos confiar o futuro de Riacho de Santana a pessoas que aqui vivem e ao mesmo tempo nos conhece muito bem. Fica aqui a dica a todos os santanenses. Abraço a todos.

  19. voces tão é com inveja, va cuidar da sua vida que e mellor, voce e mais fraco do que caldo de batata. esse prefeito do encanto agora e que tem fome de poder, ta se meteno em agua nova e acho que ate aqui só nao vem porque aqui tem lederanca forte. essa outa ta desesperada nao é porque vão perder a campanha não, é porque ela vai perder o emprego depois de bem vinte ano direto. a premeira dama quer se aposentar no poder, e so quereno dar uma de santa, santo voces so tem no nome. a campanha é nossa e vai ser uma lapada. é chaerto e ze de quinco e o povo aderino todo dia

  20. Caro De Olhovivo :
    Tu deves ser um aspirante a querer varrer o lixo na casa dos SN , não é mesmo ? Pra ter um vocabulario desses : “lederança” e “aderino” , certamente és muito pobre culturalmente. Quanto ao atual prefeito de Encanto , não sou seu simpatizante , apenas citei a cidade como um exemplo da queda de um monopólio. Seria ótimo que o povo santanense acabasse com esta “panelinha” de uma única família, mas ainda não é o momento . Ambos os lados possuem descendentes diretos do tal “Clã do Poder” e , naturalmente , o “domínio” irá continuar independente do lado que vencer .

  21. ‘cidadã Santanense!!!?’ A quem você se refere quando diz que somos daqui? daqui sabemos que você é, mas os seus candidatos são todos daqui? Nunca morou em outra cidade? conhecem mesmo a realidade? Por que nunca estiveram na praça de eventos para comemorar junto ao povo o aniversário da cidade?Por que só este ano é que resolveram estar diante da prefeitura em praça pública para parabenizar os Santanenses? em anos anteriores em que se ocuparam que não apareceram no aniversário da cidade?
    “Dificuldade”eita palavra que não saiu do vocabulário de vocês durante estes oito anos de mandato, não ouvi outra palavra a não ser dificuldade, porque será? O seu atual prefeito não foi capaz de um só ano superar as dificuldades?Fico até sem saber que palavras usar para não ter que dizer incompetência, é realmente não encontrei outra.
    Será que o candidato do Prefeito é capaz de enfretar as dificuldades de que você tanto fala?
    Você diz que ele é daqui, mas se perguntar a ele onde começa o Sítio Tabuleiro do Padre e onde termina Você é conhecedora de que ele não sabe, há! a não ser que você tenha dado essas orientações para ele.
    Então diante desses questionamentos pense bem quem realmente é daqui!.

  22. realmente isso é triste… alguns vereadores so participarem da festa agora por fazer parte da situação… mas se vc for parar um pouco pra pensar chaerton soares esteve na comemoração ano passado e este ano não deu as caras, sulino não apareceu….ta vendo “voz do povo” preste mais atenção nos fatos

  23. Caro coloral postei um comentário e não foi liberado,o que estar havendo?sera que estar tomando posicao

  24. to sabendo de mais familias que aderiram pra chaerton e outas tao bem pertinho. ta acontecendo toda semana sem parar. agora mepergunte quem aderiu pra eles que eu nao sei, so sinval de damiana. mais esse ai eu já disse que só ganhou uma campanha na vida foi qundo votou em dr. welington em 88. eles ficam aperriado qaundo eu falo isso porque é verdade. tentaram convencer sulino de novo, ofeceram ate a vaga de vice, so que sulino nao é nem doido, sulino nunca perdeu campanha . ofereceram vantagem tambem pra xixico e ele disse a mesca coisa. os bento tao tudo doido, vendo a hora perder os emprego e isso vai acontecer, so nao ver quem nao enxerga por uma cerca de vara .

  25. É realmente os fatos são reais, porém porque os organizadores não anunciaram em nenhum momento a presença do presidente da câmera durante o evento, nem se quer tiveram a consideração de em nome do mesmo convidar os demais vereadores que se faziam presente. Que eu saiba Chico Gordinho já não é mais o presidente e apalavra concedida a ele na noite do dia dez. Por que também não convidaram a vice-prefeita?Ano passado a mesma cortou o bolo junto aos demais gestores.Esse também é um fato real.

  26. todos os veriadores foram convidado mas nem todas foram.realmente vc v d povo não estava la por que a filha de sulino estava desfilando e ele não estava assistindo. por que ele tava sentado na frente de sua casa!!! a sei por que eli não pode ir por que era longe de sua casa???????????????????????????

  27. eu se;i quem mora fora desse torrão é pau dos ferros.mossoró.e natal não é jessé que até a sua facuidade ele terminao indo e vindo na sua moto,

  28. Bom mesmo é ver esses comentários a cada dia que se passa, pois se realmente a campanhia de vocês está ganha porque tanto desespero, tanta proposta de emprego ofertada, tantas coisas que estão acontecendo que possamos dar o nome de locura de prefeito, mas não é locura e sim vontade de passar mais 4 anos sem fazer nada, a pessoa ae de cima não esqueça que o candito a vice-prefeito também reside em mossoró só está aqui nos finais de semana…

  29. Teve uma pessoa que colocou ai que Jessé ia e vinha da faculdade de moto, mais é mentira! que o mesmo ia e vinha no carro de Sulino isso eu lembro bem, inclusive até bateu o carro do vereador uma vez, o carro se não me engano era um gol prata que ele tinha.

  30. Vi na reportagem que a maioria das cidades da Baia cancelaram as festas juninas por conta da seca. Quero saber se no Riacho vao gastar um absurdo de dinheiro em tres dias e depois faltar condições para dar assistencia as familias carentes ? Vamos ficar de olho nessa situação!

  31. Queridos santanensses estou satisfeito e orgulhoso em saber que a campanha de chaerton estar crescendo,isto é um postura de comunidade democratica,consiente,e que acima de tudo pensa no coletivo,e nao no individualismo.parabens chaerton pela postura com que conduz nossa campanha e sei que será assim quando assumir a prefeitura a parti de 01/01/2013.

  32. Este comentario é de um eleitor de chaerton,mas acima de tudo um santanensse.Fiquei abismado em plena festa de aniversario da cidade e o estado em que se encotra os banheiros do centro comercia,sem iluminaçao e total falta de igiene.será que isto é trabalhar de maos dadas com o povo?Ou foi DR. WELLINGTON que deixou assim,já que tudo de ruim agora foi ele? vamos trabalhar

  33. è ‘anónimo’ você realmente só ver o que você quer, por que sulino foi assistir a filha na passarela e também como bom representante do povo precisou realmente está na sua calçda para receber e acolher o povo.Quanto a mim não perdi nenhum momento do evento, pois mim sinto na obrigação como cidadã independente de ser ou não candidato a algum cargo como os seus candidatos. Quanto aos “veriadores”, lembre-se vereadores eu não falei que não tinham sidos convidados falei da forma como anuciaram. Há “eli” lembre-se ele , a distância não precisava você interrogar por que como você se diz conhecedor de todos os fatos por que tanta interrogação. Que tristeza você considerar nossa cidade um torrão, pois mais uma vez você prova que não ver as coisas como elas são, pois nossa cidade tem paisagens belíssimas, se você tivesse olhado com calma os stands que foram espostos pela educação teria visto como nossa cidade é bela.Também lhe afirmo que não foi só o seu candidato que enfretou dificuldade para cursar uma “facuidade” lembre-se faculdade,pois se foi de moto é verdade mas o combustível quem bancou e continua bancando é o dinheiro do povo, porque do bolso dele rodos sabem que não é.Muito bem lhe respondeu o outro anònimo e que respota fraca essa sua, realmente é de quem está perdendo as orças e argumento para defender seu candidato.

  34. o ano de 2003 foi seco com emergencia e tudo e nem por isso dr welington deixou de fazer o são joão daquela época. há e quanto ao registro de presençã de sulino no evento, como é que registra sem ele ta presente? e quanto a vice prefeita, vc não ouviu ela sendo chamada várias vezez? mas não se preocupe que ela não aparece não é porque ela hoje é oposição não. isso é do perfil dela ser ante participativa e anti social.

  35. sim ele fes o sao joao de 2003 mais nunca atrasou nada, nem pagamento de funcionario nem de ninguem . nós sabemos que esse prefeito passou 08 anos com tudo atrasado, tem professor contratado com 08 mes de atraso,motorista com 6 meses e varios uotros .

  36. a vice prefeita e gente boa e preparada, mais voces nunca deram a vez a ela. tiveram medo dela cresser e outa coisa é nao fica se amostrando como muitas ai .

  37. oi pessoal vereadores ao meu ver nunca tiveram vez nem voz a nao ser mais ou menos quando dr WElIGTON foi prefeito, e o mais de vez e voz que existia foi o que atualmente é prefeito que era verador na época ,ele náo lembra//? É Porque infelismente a memória é pouca , ou melhor estar muito farto, a prtilha do bolo devia ser ezatamente com todos os vereadores mas o que é isto,a coisa está feia , é por isso que tem uns mais gordos, GORDO..

  38. éE´BOM Ficar mensmo de olho apo´s o sao Joao como irá ficar a assistencia a saude , se tem tanto dinheiro para tantas bandas, é bom que nao falte ,que as dificuldades nao existam mais e que seja fácil para todos, mesmo assim nao é de admirar quanto gasto com festa ,pois parece que a juventude nossa só pensa exatamente em farra seguindo o mau exemplo, acordem senhoras e senhores, parece que voces nao existem.QUE expectetativas de futuro teremos? 45 ´´e a soluçao.

  39. Bom dia Santanenses,
    Gostaria de fazer apenas um esclarecimento para que pessoas desavisadas ou com segundas intenções, não desvirtuem uma colocação (reflexão) que fiz no dia 10 de maio, dia do aniversário de 50 anos de emancipação política de Riacho de Santana. Naquela oportunidade fiz uma observação ou reflexão para que a gestão municipal analisasse com cuidado a situação da seca que estamos vivendo, pois sei que estão confirmadas contratações de vários grupos musicais de alto custo, e logo agora que a nossa cidade está vivendo em ESTADO DE EMERGÊNCIA, conforme Decreto Estadual publicado em 12/04/2012. Ou seja, caberia e cabe uma revisão dos contratos formulados com os grupos musicais, por situação de força maior (seca e decretação de estado emergência), até porque NUNCA DEFENDI NEM DEFENDEREI A SUSPENSÃO DAS FESTIVIDADES JUNINAS (pois sei da importância desses momentos que são especiais para toda a comunidade), MAS POR QUESTÃO DE PRINCÍPIO NÃO COMUNGO COM GASTOS EXORBITANTES DE GRUPOS MUSICAIS (famosos) EM UMA ÉPOCA DE SITUAÇAO CALAMITOSA QUE É A SECA QUE ESTAMOS VIVENDO. Agora a pouco (dia 18-05-2012) passou uma reportagem no JORNAL BOM DIA BRASIL matéria feita pela jornalista da INTER TV CABUGI, Michele Rincon, retratando a grave situação da seca no nordeste do Brasil, onde estamos inseridos.
    Então deixo uma reflexão se não seria mais importante para a população (e é para ela que toda administração pública deve está voltada) que a administração fizesse uma festa junina com bandas locais e regionais a preços mais módicos do que gastar valores muito altos com grupos famosos!!! AINDA HÁ TEMPO PARA RESOLVER ESSE QUE PODE SER UM FUTURO PROBLEMA!
    Bom dia a todos,
    José Naerton Soares Neri.

  40. NÃO ACHO JUSTO ISSO DE DIMINUIR BANDAS, POR QUE O SÃO JOAO É A UNICA FESTA DE GRANDE PORTE QUE A POPULAÇAO TEM ASSESSO. SEM FALAR QUE NA FESTA DESSE ANO NÃO TEM NEM UMA BANDA GRANDE COMO FALAM, ACHO QUE JÁ É PENSSANDO NA SECA. O SÃO JOÃO TEM QUE CONTINUAR E PODE TER CERTEZA QUE SE NÃO FOSSE TRAZER BANDAS BOAS OS SOARES ERAM OS PRIMEIROS A SAIR FALANDO QUE A PREFEITURA ESTAVA ACABANDO COM A MAIOR FESTA DA CIDADE.
    NOSSO PREFEITO NÃO É INJUSTO OU CEGO DE NÃO ESTA VENDO A SITUAÇAO DO ESTADO E DA SECA, ATÉ POR QUE ELE NAO É CRIANÇA, MAS TAMBÉM NÃO É JUSTO COM OS JOVENS E COM AS POPULAÇÕES VIZINHAS QUE ELE DEIXE DE FAZER UMA BOA FESTA. ATÉ PORQUE UM GRANDE SÃO JOÃO MECHE COM A ECONOMIA DA CIDADE, OS COMERCIANTES SE DÃO BEM E O POVO GOSTA DA CIDADE ANIMADA.

  41. Boa noite a todos!

    Fiquei vários dias longe dos debates devido a correria do momento, mas sempre acompanhando os escritos. Gostaria de começar as minhas simples palavras nesta noite ressaltando belas palavras de Buda “Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o”.
    Essas palavras não poderiam vir em melhor hora, quando aqui quero lembrar que o tempo ruge e chama-nos a necessidade de nos colocarmos… de nos decidirmos…de irmos a luta… quando estas ações concorrem para um bem comum. Daí a necessidade de refletir a respeito das palavras acima descritas, não acredito em algo porque outros acreditam, acredito em algo porque a minha razão e a vontade de alcançar dias melhores me fazem acreditar! Assim, hoje tive boas notícias a respeito da campanha de Chaerton Soares, que acreditem ou não cresce a cada dia…Percebi que as pessoas não esquecem os benefícios prestados por Dr. Wellington á nossa comunidade, benefícios estes referidos a sua administração, e que em sua presença fica difícil não admitir. Percebo que as pessoas se dão o direito de desenvolver um pensamento crítico que ultrapasse os interesses pessoais conquistados pela troca (de cargos ou não) e buscam na análise dos fatos as respostas que precisam…muitos santanenses fazem jus a boa administração de Dr. Wellington e confiam na continuidade do seu trabalho por Chaerton…feliz por minha amiga Daiane em sua coragem e espontaneidade (nossas conversas anteriores nos abriram os olhos), e hoje como sempre: muito confiante pois Trabalho e Competência acontecerá já!!! Nosso apoio sempre a esse grupo que tem nossa credibilidade e esperança em colocar a nossa amada Riacho de Santana em patamares mais altos novamente…
    Termino relembrando as palavras de Buda para os que precisam usar a análise e reflexão, onde os fatos falam por si só: “Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o”. Para esse benefício Chaerton Soares é a nossa aposta!

    Abraços Fraternos:
    Francisca Elizonete!

  42. Ola Dr Naerton muito mim surpreendocom as atitudes das lideranças que estão no grupo de vcs pois não é horade fazer PASSEATA! e ogrupode vcs ja estão se antecipando.
    issopoderar prejudicar vcs nofuturo!
    o povoja sabe em quem votar é nos meninos mesmo!
    ate breve

  43. Acabo de abrir um blog da nossa cidade, o http://www.nossariachodesantana.com, e vejo exposto: PREFEITO DE NOSSA RIACHO DE SANTANA ESTÁ ENTRE OS 100 MELHORES DO BRASIL. Isso só deve significar algo: trabalho e competência para garantir tal posto. Dentre tantos MIL, o nosso está lá, entre os 100 primeiros; será que é por que é ruim como todos falam!? Acredito que não! Agora a população de riacho de santana espera reconhecimento por parte da oposição, que até agora só faz apontar defeitos (talvez insuficientes).
    Como sou investigador nato, fui atrás de informações mais precisas sobre tal premiação, não para questionar a presença do nosso gestor municipal, mas para saber quais critérios são avaliados. Sabem o que descobri?! Segundo o diretor da MS Brasil (instituição responsável pelo evento de premiação), Luiz Obregon, os critérios para conceder o prêmio são, principalmente, A TRANSPARÊNCIA E A HONESTIDADE. Ahhh mas isso eu sei que nosso prefeito tem, o prêmio foi mais que justo.
    E o que isso tem a ver com a nossa política? TUDO. Voto “Nos Meninos”, pois seri que serão tão bons quanto nosso atual prefeito.

  44. Santanenses, bom dia.

    Em que pese a postagem ser anônima e tomara que “orgulho” seja no bom sentido – ORGULHO – gostaria apenas de lembrar que para um gestor (agente público) a HONESTIDADE e TRANSPARÊNCIA não são favores nenhum, são na verdade, obrigações basilares de um gestor, afinal foi eleito para representar o povo, todos os munícipes, com esse propósito!
    Saudações,
    José Naerton Soares Neri.

  45. Se abando de escolas,pracas,salários atrasados,ruas esburacadas,fornecedores em atraso,veículos sucateiros…se com tudo isso o prefeito ficou entre os cem melhores,imagino que essa pesquisa deve ter passado em outra cidade pois na nossa não tem como.

  46. se aperrei nao santanense isso é so o começo. se voces tem gente como diz porque não mostra. qaundo a gente começar de verdade voces vao ver. ali foi so um grupo pequeno que tava num bar e vei pra outo e nao tinha candidato no meio. mais la na frente voce vai ver, o bicho vai pegar. voces nao vão ver nem a saida

  47. Parabéns Sr. Prefeito Municipal Raimundo Nonato dos Santos por estar entre o Melhores Administradores Municipais do Brasil.

  48. Prefeito de Nossa Riacho de Santana está entre os 100 melhores do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *