Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

Abaixo, matéria publicada ontem no Valor Econômico sob o título: “Mossoró vira alvo de disputa PT-PSB para derrotar bastião do DEM”.

SÃO PAULO – A cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, tem 159.030 eleitores. Pode parecer alvo pouco interessante para os objetivos nacionais de um partido, mas virou uma questão de honra que envolve PT, PSB e DEM na eleição municipal deste ano e está atrapalhando uma candidatura a 2.804 quilômetros de distância dali: a do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), na capital paulista.

Apesar das tentativas da cúpula nacional, o PT potiguar insiste em lançar nome próprio à prefeitura de Mossoró, o que dificulta os planos de uma troca de apoio que leve o PSB a se engajar numa coligação com Haddad, em São Paulo.

Em reunião ontem na capital, Natal, com o secretário nacional de organização do PT, Paulo Frateschi, o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Josivan Barbosa, manteve a disposição de levar diante sua candidatura.

Embora com colégio eleitoral modesto, Mossoró é repleta de simbologia e rivalidade que despertam a cobiça tanto do PSB quanto do PT local.

Maior produtora de petróleo em terra do país, é a única cidade entre as 118 maiores do país, com mais de 150mil eleitores, que ainda é governada pelo DEM, depois que a legenda definhou com a criação do PSD pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O município representa como poucos a imagem de um dos últimos bastiões da segunda maior sigla de oposição. Há décadas Mossoró é dominada pelo DEM e é a terra natal do presidente nacional do partido, o senador José Agripino Maia. Também é a cidade cuja prefeitura já foi controlada por três mandatos pela atual governadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM), única do partido a comandar hoje um Estado.

Mais do que do DEM, Mossoró é um feudo dos Rosado. A prefeitura é administrada por Fafá Rosado, prima do marido da governadora, o ex-deputado estadual Carlos Augusto, líder do grupo. A vice-prefeita também é da família: Ruth Ciarlini, irmã da governadora.

Os Rosados são hegemônicos desde 1948. Sendo quase impossível vencer sem ter o sobrenome, a oposição também é da família. Larissa Rosado é filha de Sandra Rosado, líder do PSB na Câmara dos Deputados e adversária da ala do clã filiada ao DEM.

Larissa aparecia, em dezembro, na liderança das intenções de voto, com 37%, à frente da provável candidata do DEM, a vereadora Claudia Regina. O reitor Josivan Barbosa, de acordo com o instituto Consult, registrava apenas 0,5%.

Mossoró era uma das cidades em que o PT mais confiava em ceder ao PSB para obter apoio em São Paulo. Caso se confirme, ela se juntará a Campinas e João Pessoa, cujos diretórios municipais já escolheram seus candidatos e a situação dificilmente será alterada pela cúpula petista.

(Cristian Klein / Valor)

*Extraído do site Valor Econômico.

Compartilhe

2 respostas

  1. É assim mesmo, o PT é tão burro que continua a acreditar que todos vivem na felicidade da ignorância. Quem é tolo em crer que o morta-fome da Política Nacional, o PT, desistiria de uma candidatura onde o seu candidato estivesse liderando as pesquisas ou com chances reais de vitória? Haddad em São Paulo e Barbosa em Mossoró já são faturas liquidadas, candidatos sem votos. O problema dos PTistas agora é aparecer bem na fita popular, fingir que tem votos para eleger Prefeito em São Paulo e Mossoró, então, cria-se um fantoche e atarraca numa celeuma extremamente desvirtuada e sem nexo junto ao certo futuro fracasso eleitoral, claro, coisa típica do lado escuro do PT é falsear atos, agora, quem não alienado á idolatria cega PTista acredita? Vamos acordar! Viva o Brasil e viva o povo brasileiro!

  2. Como sempre o professor dos professores…um certo THIAGO HOLANDA UDENISTA DEMONIOCRATA DE QUATRO COSTADOS, vem destilar a sua sanha udenista tipo um carlos lacerda depois de uma tuberculose sistêmica.

    O arauto do obscurantismo, depois de tantos senões e de tão flagrantes erros e previsões, já devia mais é ter tomado um simancol, mesmo por que durante as últimas décadas, é consabido que nada, absolutamnete nada que os extrema-direita da terra brasilis falam, diagnoticam ou preveem têm ou tiveram a mínima possibildade de acerto.

    Como eu tenho pena e dó é dos pais dos alunos desse dito professor Thiago holanda, o que será e qual será o futuro desse criança e (ou) desse adolescente ao passar um ano (ESTUDANDO….???), muito provavelmente ouvindo idiotices e asneiras desse mui dígno professor…!!!???

    `epor isso mesmo, que sempre reitero aos meus colegas e amigos no tocante ao peocesso de transformação social e política de um povo nromamlemtne é necessariamente lento.

    Ocorre que, no caso caso, infeleizmetne não é aoenas lento, mas, absolutemtne morosivo ede qualdiade discutivel, emso por que, imagine quantos e quantos THIAOGOS HOLANDAS…DITOS PROFESSORES, AINDA EM PLENO SÉCULO XXI, ANDAM DESTILANDO IGNORÂNCIA, OBSCURANTISMO E FASCISMO EM SUAS AULAS ATRAVÉS DE SUAS ROTUNDAS E BESTIFICADAS CABEÇAS PENSANTES…!!!???

    Um abraço senhores Web-leitores.

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *