Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

8

* Fransueldo Vieira de Araújo.

Inobstante seus interesses sabidamente corporativos, sobretudo no âmbito da saúde, o vereador GENIVAN VALE houve, efetivamente houve por tentar e propor de alguma maneira uma meia boca, a chamada solução intermediária entre os interesses coletivos que há décadas são torpedeados no país de Mossoró, e os interesses cartelistas/monopolistas dos donos das redes de postos de combustíveis em nossa cidade.

A problemática ora ventilada e que necessariamente houve por pousar nas páginas policiais, há décadas vem se arrastando em desfavor dos interesses da sociedade Mossoroense e claramente em favor de lucros imorais e exorbitantes dos chamados donos do mundo da distribuição e venda de combustíveis do país de Mossoró. Não fosse o infatigável, correto e honesto trabalho da Promotoria de Defesa do Consumidor tendo a frente a nossa Ilustre Promotora ANA XIMENES, com certeza ainda estaríamos ouvindo e assistindo o lengalenga, sobretudo a partir dos muros e intramuros da nossa vergonhosa Câmara Municipal, que, sabidamente na cidade de Mossoró, ESQUECE OS SEUS PODERES E DEVERES CONSTITUICIONAIS E INSTITUCIONAIS E faz qualquer papel em favor de meia dúzia encastelada nas vetustas e carcomidas relações de poder e sob a sombra do poder político e econômico da MONARQUIA ROSADUS.

No caso da reunião havida na prefeitura, quando, com certeza houveram os A$$ERTO$ entre os PROBOS vereadores, o clã da Monarquia e os proprietários das redes de postos de combustíveis. Com certeza não houve tráfico de influência, pagamento de propina, nem muito menos jogos de interesses escusos, foi apenas um bate-papo entre amigos num sarau cultural, quando os olhos azuis olhos dos empresários mossoroenses foi, efetivamente o principal motivo da conversa e da dita reunião.

Ocorre que alguns dias depois, inexplicavelmente o código de postura do Município (VIDE PLANO DIRETOR) foi, repise-se, inexplicavelmente modificado em favor da meia dúzia, que, coincidentemente participaram da sobredita reunião. Essa modificação claramente restritiva e vergonhosa… em favor de meia dúzia que monopoliza o comércio em Mossoró, impedia e impede objetivamente qualquer tentativa de disputa, entrada de novas redes/postos de combustíveis em nossa cidade, obstaculizando qualquer competição de mercado que efetivamente traga ao consumidor um mínimo que seja do chamado exercício da economia de mercado tão propalada pelos “insignes, doutos e probos” vereadores do país de Mossoró. Nisso tudo fica claro, óbvio e ululante, que mais uma vez o Sr. Jório Nogueira estás a fazer o papel de PÁSSARO POUSADO NO ESPANTALHO APOSENTADO.

Mesmo por que até as estrelas sabem da inoperância da Câmara Municipal de Mossoró em seu mister, que seria de investigar o executivo, legislar em favor da população e, sobretudo não agir contra os interesses da sociedade mossorense como infelizmente costumeiramente sempre faz. A CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ É SABIDAMENTE A INSTITUIÇÃO DO MUNICÍPIO QUE MAIS ENVERGONHA E QUE MAIS DEIXA A DESEJAR EM SUAS ATRIBUIÇÕES CONTITUCIONAIS.

Não serão as cínicas notas oficias/oficiosas emitidas diuturnamente pela edilidade municipal que mudará tal realidade. Só, efetivamente só o eleitor mossoroense, PODE mudar esse quadro através DO VOTO, A MAIOR E MAIS VALOROSA arma que o cidadão possui e que infelizmente é utilizada da forma mais ingênua, inconsciente, inconseqüente, e, sobretudo com resultados práticos QUE REDUNDAM VIS E TORPES À SOCIEDADE MOSSOROENSE.

Aproximamo-nos de mais uma “DISPUTA” eleitoral no país de Mossoró, quem sabe um pouco de juízo e de ponderação por parte dos eleitores/vítimas não ocorra quando do momento do voto no próximo sufrágio eleitoral.

 *FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO (Advogado)

Compartilhe

8 respostas

  1. Cada um tem o direito de externar suas opiniões ou fazer comentários, desde de que tenha conhecimento real dos fatos, principalmente no caso de um Advogado,e até onde eu sei pouca gente teve acesso ao referido processo.

  2. Sabe qual é o problema, Senhor Fransueldo? O Senhor poderia procurar medir as palavras tão formais que usa em um texto, se isso é uma crítica, tem gente que vai pensar que é elogio e vice-versa. Não atinge seu objetivo, caso ele seja o de criticar e/ou alfinetar o escandâlo dos postos aqui em Mossoró, além de quê, o cidadão comum não entendem catapultas nenhuma do que escreve. Mas deixe-me explicar uma coisa ao Senhor. Temos sim vereadores honestos dentro daquela Câmara, o problema é que são derrubados pela bancada desonesta, eu imagino que a vida de um vereador não seja nada fácil, a medida que, para lutar contra o sistema ele tem que se aliar ao sistema. Nós temos no mundo inteiro e até mesmo aqui nesse país politicos que foram mortos pela sua honestidade, nós tivemos politicos que foram amodarçados pela bancada da corrupção, porque UM não luta contra o resto. E discordo do Senhor quando diz que o voto é a arma do povo, porque não adianta quanto vote, a maioria será sempre desonesta, o capitalismo sempre converterá o homem a corrupção. Se quer mudar o mundo, conscientizar alguém, informe-a do problema principal do mundo: Capitalismo. Governo, religião e mídia são apenas células de um corpo que chamamos capitalismo.

  3. É Fransueldo dai vc tira como é difíicil mudar a cabeça de um eleitor que passou toda a vida se vendendo, elegendo políticos como esses que ai está, por um emprego ou pagamento de contas ou até promessas que nunca cumprem.

  4. Como muito provavelmente sabes, ó senhor anarquista-anônimo-anarquista, para muitos, a melhor defesa é o ataque. Uma tática militar antiga e até mencionada na Arte da Guerra, um escrito do chinês Sun Tzu, por volta do século IV AC.

    Essa, sem dúvida não é o caso da análise-crítica-resposta sobre o meu reles escrito. Pela resposta o Senhor anônimo-anarquista-anônimo parece não ser adepto dessa velha e surrada tese militar.

    No afã de defender a intocável, carola e incorruptível EDILIDADE mossoroense, o Web-leitor fantasma preferiu a tática surrada tática do diversionismo. A propósito, já que “anarquista” reclamou da linguagem hermética e (ou) ininteligível por mim ofertada, ai vai o que significa DIVERSIONISMO:

    diversionismo
    di-ver-si-o-nis-mo
    s. m.
    Manobra usada em reuniões, discussões ou plenários, que consiste em recorrer a artimanhas, a fim de prejudicar a discussão de um ponto e (ou) de seus pontos principais, para evitar sua aprovação, forçar um adiamento, etc.

    Como sabe até a torcida do Flamengo, inclusive a do Corinthians A Promotoria de Defesa do Consumidor, inobstante todas as marés de ordem política sabidamente contra, vem, de há muito, se de debatendo sobre a questão dos cartéis em Mossoró. Sendo também de conhecimento até do mundo mineral, que, exatamente por encontrar inúmeros obstáculos à sua iniciativa aqui no país de Mossoró, que houve a entrada do CADE no processo de investigação do CARTEL, que muitos por diversionismo, interesses escusos e inconfessáveis, reptem ladainhas ao negarem o óbvio, qual seja o envolvimento dos poderes executivo, judiciário, e, inclusive da nossa conhecida e venal imprensa, enfim o STAUT QUO MOSOROENSE, que, inobstante todas as mudanças de ordem econômica e política havida em nosso país, teimam em repetir estratégias e velhas fórmulas, pratica mais que surradas em favor de interesses de grupos e de pessoas prá lá de manjadas no universo das relações sociais, políticas e econômicas da “METRÓPOLE MOSSOROENSE”.

    É claro, óbvio e Ululante senhor “ANARQUISTA” que religião, governo, mídia e o judiciário – especialmente em nosso país – são células de um corpo chamado capitalismo, porém vossa anônima e indefectível figura “anarquista” há de convir, primeiro vivemos num país em que a história demonstra cabalmente que sempre houveram acordos e mais acordos, sem que efetivamente a maioria se dispusesse possibilitar e executar um rompimento, um corte transversal sobre a ordem política vigente, e, muito mesmo a necessária e efetiva consciência prá que o povo em algum momento de nossa história, por exemplo, pegasse EM ARMAS na tentativa de fazer uma revolução dando um basta no STATUS QUO.

    Em assim sendo, o que nos resta e está minimante a disposição são os elementos/células disponibilizados pela democracia burguesa e os mecanismos ínsitos a democracia representativa, que inclusive houve por sofrer diversos hiatos democráticos em nossa autoritária história republicana.

    Quanto ao CARTEL, que muitos teimam em afirmar não existir, há de se observar que a acusação (denúncia) não foi formulada apenas pela PORMOTORIA DE DEFESA DO CONSUMIDOR, mas está embasada através de ampla investigação, na qual a POLICIA FEDERAL, o CADE, e outros órgãos que participaram diretamente de todo o processo. Caberá ao judiciário enquanto julgador, a decisão final, assim como, e, sobretudo a sociedades mossoroense de uma maneira ou de outra, continuar acreditando ou não, em SACIS PERERÊS, PAPAIS NOÉS, MULA SEM CABEÇA E OUTROS FANTASMAS-FANTAMINHAS tão comuns à imaginação e à alienação tão vinculada a cultura e o modo do ser político, do povo do país de Mossoró.

    No caso, o Ministério Público, representado na pessoa da ILUSTRE PROMOTORA ANA XIMENES, é parte processual. Parte acusadora e no mesmo pé de igualdade com as partes acusadas, ou melhor, com os réus.

    Por último, cabe assinalar que nenhum cidadão brasileiro, em especial o mossoroense, é idiota a ponto de confundir e se confundir sobre os tatos ensejadores de corrupção no país de mossoró, e, que infelizmente encontra no âmbito da Edilidade mossoroense – NÃO ESQUEÇAMOS A INSTITUIÇÃO CUJO MISTER É O DE INVESTIGAR – um vasto manancial e histórico à disposição da história, seja ela oral e (ou) escrita.

    O caso do CARTEL DOS DONOS DO MUNDO NA DISTRIBUIÇÃO E VENDA DE COMBUSTÍVEIS EM MOSSORÓ, é infelizmente, apenas mais um a catapultar corações e mentes do medíocre universo político e cultura do pais de Mossoró, que vejam só, DIZEM QUE COMBATEU LAMPIÃO NOS IDOS DA DÉCADA DE 30, DAÍ LHES INDAGO, POR QUE NÃO HAVERIA DE COMBATER OS LAMPIÕES DA DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS EM NOSSA “METRÓPOLE”….!!!????

    Um abraço aos senhores Web-leitores, e que cada qual tirem suas conclusões.

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  5. Vereador honesto brasileiro ???? Quem?/// Qual??? Onde???? Cadê????? Será um milagre???

    quá quá quá quá quá quá quá quá quá

  6. GRANDES ESCRITORES USARAM PSEUDONIMOS, PQ UM COMEDOR DE GIRMUM Q APRENDEU E DECOROU UMAS BOBOQUICES NAO PODE ?

    QUEREMO MERMO SABER SE OS CARAS VAO ACABAR O CARTEL. QUERO VER O RESULTADO DESSA PATOTA Q FOI PRESA…

    A NOSSA PROMOTORA É UMA FIGURA CORAJOSA, HUMANA, SIMPATICA COM O CONSUMIDOR, ACHO QUE ELA VAI FICAR DE OLHO… ESSES DONOS DO MUNDO PRECISAVAM BAIXAR A CRISTA!! TÃO PENSANDO O QUE? ENRICARAM COM DINHEIRO DOS POBRES CONSUMIDORES QUE BOTAM 2 REAIS NUMA TRAX PRA TRABALHAR… MISERAVEIS OS QUE SUGAM SANGUE DOS POBRES.

  7. Com certeza, Fransueldo, houve acertos. Só não houve cuidado com a língua portuguesa.

  8. A ESTÓRIA JÁ É BASTANTE CONHECIDA, NUNCA DAR EM COISA ALGUMA, TUDO CONTINUA COMO D’ANTES NO QUARTEL DE ABRANTES, E AO POVO SÓ RESTA TOMAR MUI FUMO DE ROLO, O FIGUEREDO EM CERTO PONTO TINHA RAZÃO, O POVO NUM SABE VOTAR. OS INTELECTUAIS SE EM BUSCA DA DEFESA DE SEUS INTERESSES, E POVO SEGUE SEMPRE COMO BOI DE CARGA, FURADO NAS VENTAS, SEGUE OS PASSOS DE QUEM VAI NA FRENTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *