Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

salada-de-frutas-73c8e

Começa hoje a 16ª edição da Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit 2012. O evento vai reunir produtores, compradores, fornecedores de insumos, equipamentos e serviços ligados à cadeia produtiva da fruticultura e segue até 15 junho. A feira acontece na Expocenter – Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Esse ano o tema da feira é “Ganhar é o único resultado quando se aposta na fruticultura”. O conceito adotado lembra a importância da feira para o crescimento e a solidificação da produção frutícola potiguar, que hoje representa 53% das exportações do Rio Grande do Norte. A feira no decorrer dos anos também se tornou o principal e mais representativo evento da Fruticultura Tropical Irrigada do Brasil.

A Expofruit terá como destaque esse ano uma maior presença dos pequenos agricultores e para eles promoverá o VI Encontro da Agricultura Familiar, no dia 15 de junho, que terá como tema “Tecnologia Sociais de Convivência com o Semiárido”. “Queremos enfocar o problema de uma forma geral, mostrando como conviver e quais as alternativas oferecidas pelos governos municipais, estadual e federal”, explica Segundo de Paula, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte – COEX, organizador do evento. A previsão é que nos três dias da feira circulem pelo local em torno de 60 mil pessoas.

Outro grande foco da feira e dos produtores será comprovar a qualidade do produto potiguar e conseguir novos compradores no mercado exterior, principalmente no norte-americano. “Este ano faremos a maior e mais dinâmica feira de todas e queremos que as pessoas tenham conhecimento da importância do setor para a economia do Rio Grande do Norte e que entendam que Mossoró pode se tornar a capital da fruta no Estado”, explica.

RODADA DE NEGÓCIOS – A novidade na Rodada de Negócios, organizada pelo Sebrae, é que este ano ela será divida em três: Local, Nacional e Internacional. A Nacional acontece no dia 13 de junho, das 18h às 22h, a Internacional, no dia 14 de junho, e a Local, no dia 15 de junho, todas no mesmo horário.

O objetivo da Rodada de Negócios é criar, através de reuniões de negócios, previamente agendadas, um ambiente propício para a realização de negócios entre compradores e potenciais fornecedores nacionais e internacionais. A rodada engloba todo o setor da fruticultura que produza frutas em seus diferentes estados (orgânicas, frescas, secas e desidratadas) e produtos de valor agregado (sucos concentrados, purês e polpas). A expectativa da organização é de que as rodadas superem os R$ 18 milhões em negócios registrados no ano passado.

Entre as empresas que confirmaram a participação estão: as americanas Amazon Produce Network e Dayka & Hackett, a inglesa Fairtrasa – Europe, as italianas Don Limon GMBH e General Fruita, as canadenses Level Ground Trading e Fiesta Farms, a portuguesa Masterfruits Comercio de Frutas, as paulistas Ciex Global, Grupo Sommar e Frutas Previtali, a Brasnica Frutas Tropicais do Distrito Federal, a F Agros de Pernambuco e as locais Uvifrios, Supermercado Rebouças, Hiper Queiroz, Atacadão Auto Serviço, entre outras. As empresas mostraram interesse em comprar melão, mamão, manga, maracujá, banana, abacaxi, uva, abacate e frutas tropicais em geral.

ESTANDES – A Expofruit teve 100% dos estandes vendidos e entre as empresas expositoras estão, além de produtores de frutas frescas, estão várias empresas ligadas a cadeia produtiva da fruticultura como: de polpas de frutas, de distribuidoras de sementes, insumos agrícolas, pesquisas e tecnologia para o campo, produtos para irrigação, embalagens, entre outras. Dentre as presenças já confirmadas temos: Hortvida, Doce Mel, Docas do Ceará, Eagle Sementes, Telepesquisa, Terra Fértil, Toplant, Valeagro, ICB BIO Agritec, Proplanta, Scholler Plast do Brasil, Rigesa, Agrícola Famosa, Agroplástico, Arysta, ABPO (Associação Brasileira de Papel Ondulado), Ceará Portos, Chesi Química, Crop Agrícola, Cultivar, Dafonte, Eco Brasil, entre outras.

PROMOÇÃO – Sempre com a preocupação de inovar e apresentar as melhores condições para os compradores dos produtos expostos na Expofruit, a organização do evento está em contato com produtores/expositores para disponibilizarem preços mais baixos de seus produtos durante a feira.

“A ideia é disponibilizar preços mais baixos nas vendas, durante os dias da Expofruit, a fim de que os compradores possam usufruir de mais vantagens e adquirir quantidades maiores dos produtos desejados. Os entendimentos continuam junto aos produtores que já confirmaram estandes na Expofruit 2012. O objetivo é conseguir o apoio do maior número possível de expositores, para que mais clientes possam ser beneficiados com a promoção”, explica Segundo de Paula.

CARAVANAS – Caravanas, com aproximadamente 300 produtores rurais, de vários estados do Brasil e de municípios do Rio Grande do Norte participarão da Expofruit 2012. Para aprimorar seus conhecimentos na parte teórica e prática, os grupos, participarão da programação científica com minicursos, palestras, seminários e clínicas tecnológicas que acontecem durante o período da feira.

Produtores do Ceará, Piauí, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Bahia e dos municípios do RN como Alto do Rodrigues, Apodi, Assu, Afonso Bezerra, Baraúnas, Caicó, Cruzeta, Serra Negra, Caraúbas, Ielmo Marinho, Maxaranguape, Macaíba e Mossoró já confirmaram a presença.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA – A programação científica da feira é formada por diversos cursos, minicursos e palestras. Entre os temas que serão abordados nessa edição estão: Certificado Fitossanitário de Origem, Produção de Frutas e Hortaliças Orgânicas, Cultura do Mamão, Técnicas de Pós-Colheita, Técnicas para a Aplicação de Defensivos Agrícolas, Empreendedorismo e Negócios, Boas Práticas de Cultivo para Frutas Tropicais, Georeferenciamento, Inovação Tecnológica, Impacto da Tecnologia do Controle Biológico na Fruticultura do Semiárido, Direito Ambiental, Licenciamento ambiental no agronegócio, Oportunidades de Estágio em Agronomia no Exterior, Empreendedorismo Rural, Produção de Uvas em Pequenas Propriedades, entre outras. (veja programação completa em anexo)

EVENTOS PARALELOS – Além da programação científica, o evento conta também com o IV Fórum Internacional da Fruticultura, o VI Encontro da Agricultura Familiar, a Agenda do Comércio Justo do RN, Agenda de Desenvolvimento da Fruticultura Potiguar, Espaço Agrosabor e outros eventos paralelos (veja mais detalhes nas programações em anexo).

O IV Fórum Internacional da Fruticultura abordará “A Fruticultura e o mercado” uma discussão sobre sustentabilidade, agregação de valor e diversificação de mercados na Fruticultura. O evento apresentará as palestras – “Copa 2014: “Oportunidades para a Fruticultura Brasileira” com o Gerente do Sebrae Nacional, Paulo Alvim; “Indicação Geográfica: Agregação de Valor à Fruta” com o represente do INPI, Alberto Moreira da Rocha; “Mercado dos EUA para Frutas: Como fazer” com os representantes da empresa americanas Amazon e Dayka e “Mercado Europeu para Frutas, Verduras e Legumes” com Rafael Losila, da F & H Frutas y Hortalizas.

O VI Encontro da Agricultura Familiar terá como tema “Tecnologia Sociais de Convivência com Semiárido” e tratará das Ações Governamentais, das Tecnologias de Convivência e Crédito para a Agricultura Familiar. O encontro contará com a presença dos secretários de estado Betinho Rosado (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca), Gilberto Jales (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e do representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Raimundo Costa. Também participarão o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e a Agência de Fomento do RN.

O Espaço Agrosabor terá quatro restaurantes – La Goccia Blu e Maison Gastronomia (Mossoró), Água na Boca (Pau dos Ferros) e Beijo Mar (Tibau), que oferecerão ao público pratos elaborados que levam em sua composição frutas típicas da região. As receitas, desenvolvidas para o evento pelo chef Eugênio Cantídio e posteriormente serão inseridas nos cardápios dos respectivos restaurantes. O Agrosabor estará aberto todos os dias da Expofruit, das 18h às 22h.

A feira é realizada por meio de uma parceria entre o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), o SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA.

OBS. Texto da assessoria.

Compartilhe