Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

6

I – O atual sistema político do país, com dezenas de partidos, praticamente força a dança dos apoios. Quem fala mal de um candidato poderá se juntar a ele na eleição seguinte. A culpa não é necessariamente do político, mas do sistema. As duas situações constrangedoras ocorridas em Mossoró, envolvendo o vereador Genivan Vale (PR) e o ex-reitor da Ufersa Josivan Barbosa (PT) representam bem a distorção do sistema e a necessidade urgente de se fazer uma reforma política.

*

II – Não são as ideologias que movem os partidos, mas a vontade de seus caciques. Há vários exemplos no Brasil de uniões entre antigos desafetos. Lula com Maluf e Serra com Alfredo Nascimento em São Paulo, César Maia e Anthony Garotinho no Rio de Janeiro, Fernando Collor e Ronaldo Lessa em Alagoas, PT e PSDB juntos em Belo Horizonte (MG), entre tantos outros exemplos. 

*

III – Não devemos condenar as pessoas que são obrigadas a desdizer suas falas e opiniões. Devemos condenar o sistema que os leva a isso. Devemos ainda cobrar dos nossos representantes uma ampla reforma política, que privilegie a ideologia em detrimento de conveniências pessoais. Enquanto isso não ocorrer, continuaremos presenciando alianças espúrias e inesperadas.

*

Sobre o assunto das três notas anteriores, o Brasil poderá viver uma situação incomum em 2014. A presidente Dilma Rousseff, com seu estilo gerencial de administrar, mostra que sua intenção não é necessariamente se reeleger, mas entrar para a história. A falta de jogo político com os aliados demonstra que ela não está pavimentando sua reeleição. O curioso é que a população está gostando deste estilo, o que poderá lhe garantir a permanência no poder apenas com o apoio popular, sem precisar “vender a alma ao diabo”, como fez Lula. Bons sinais.

*

Uma das idéias do governo uruguaio para combater a violência é a comercialização controlada e oficial do cigarro de maconha. O governo de José Mujica pretende plantar e vender a erva em farmácias, devidamente enrolada e com teste de qualidade. Cada usuário, previamente cadastrado, poderá comprar até 40 cigarros de maconha por mês. A ideia, como era de se esperar, está dividindo a opinião de especialistas.

*

Na noite de 07 de julho, sábado, a partir das 22h, o Sélect Nouveau homenageia aquele que foi um dos compositores brasileiros de maior destaque, Agenor de Miranda Araújo Neto ou simplesmente Cazuza. O tributo marca os 22 anos da morte do artista, ocorrida em 07 de julho de 1990.

*

tulio23

O jogador Túlio Maravilha, de 43 anos, que vinha peregrinando entre times de cidades de pequeno porte, já está treinando pelo Botafogo, time que o consagrou. Não que ele seja um novo reforço para a equipe, longe disso. Seu objetivo é alcançar a marca dos MIL gols. Atualmente, ele anota 993 gols (cálculos próprios). Jogará com o time de base até fazer os 999 gols e então disputará uma partida pela equipe oficial, provavelmente no Campeonato Brasileiro.

*

Domingo é dia de Fla x Flu. As equipes se enfrentarão pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será às 16h.

*

Passou despercebido por muita gente, mas foi criado no Brasil o 30º partido político, denominado de Partido Ecológico Nacional, o PEN. Seu mentor foi Adílson Barroso, ex-deputado estadual paulista. O novo partido só poderá disputar as eleições em 2014. Seu número é o 51. Não foi uma boa ideia ter criado este partido na já tumultuada política brasileira.

*

Poetas, trovadores, cantores e entusiastas do mundo cultural têm um encontro marcado para o próximo sábado, dia 07 de julho, no Sêbado. Será o aniversário do local, que mescla sebo e confraria. Início ao meio-dia. Certeza de encontrar muita gente boa por lá.

*

Há quem diga que as críticas feitas ao governo de Rosalba Ciarlini são todas imerecidas, que são orquestradas pela deputada estadual e candidata a prefeito Larissa Rosado (PSB). Galera, menos, né? Um argumento deste não convence nem o mais desmiolado dos potiguares. O governo de Rosalba é um caos, reprovado por quase 80% dos potiguares. Dizer que tudo é inventado e orquestrado pela oposição é querer fazer os outros de palermas.

*

Na próxima quinta-feira, 05, será realizado em Mossoró um “Ato Público Conjunto em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade”. O evento, que ocorrerá a partir das 16h, na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax), reivindica o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em educação, reestruturação das carreiras dos docentes e técnicos administrativos, Autonomia Financeira e fixação de data-base.

Compartilhe

6 respostas

  1. Caro Erasmo, O Sistema Político de nossa nação precisa urgentemente de uma reforma, particularmente acho um absurdo certas regras políticas. Nunca entendi nem aceitei a situação de um candidato a vereador que obteve mais votos que outro e por causa da legenda, o que obteve menos voto foi o que assumiu, sinceramente é anular totalmente a vontade do povo. O Político hoje não tem automia de nada, pois quem determina tudo é o partido, o partido é que indica quem o político deve apoiar, ou seja, o líderes partidários são os que manipulam tudo. Onde fica a democracia nessa história? a liberdade de escolha ?, o voto do povo não é o que determina a vitória de um candidato, e sim, sua legenda. A Questão dos maiores partidos ter direito a maior tempo de propaganda eleitoral, Cadê a Igualdade de Direitos ? Estamos em uma época em que não se respeita a automia das pessoas, a liberdade de escolha e a igualdade entre classes políticas, Democracia é uma palavra que só é usada pela beleza filosófica, mais na prática, Tem que haver uma grande reforma política, indo contra esse sistema de monopólio.
    Francamente acredito que não mudará muita coisa, pois quem está com o poder não dará espaço para outros se aproximarem. Nossa Nação vive a regra de uma mão lava a outra, do ajeitado, do suborno, de fraudes em concursos, fraudes em licitações, Isso Inclue o Judiciário. Nossa Bela Nação Educa as Pessoas para serem Corruptas, está em nosso código genético passar a perna, é aquela velha regra, O Brasil é dos mais Espertos. Uma Pena.

  2. Foi bem sutil a forma como o amigo relacionou Cazuza e maconha numa mesma postagem, mas chamá-lo de artista, ainda que postumamente, é generosidade demais, né não? Já no futebol, pelo jeito só vamos ficar mesmo com um único jogador a marcar mais de mil vezes na carreira; domingo haverá o trava-língua Flu-Fla, o mandante é o tricolor – mais forte time do Brasil dentre os da Segunda Divisão.

  3. Colorau:

    Eu não estudei sobre o caso de forma globalizada, mas acho que o sistema partidario brasileiro atual é o pior dentre os paises que se dizem democráticos.

    Há muitos casos absurdos de candidaturas legitimas que forma ceifadas por ordém de cima para baixo, como por exemplo o do prefeito João da Costa da cidade do Recife-PE, que por ser do PT e o partido querer o senador Humberto Costa, simplesmente teve a sua candidatura vetada, ora, ele estava no poder e mesmo assim não teve o apoio do partido para tentar a re-eleição.

    Aqui em Mossoró, Josivan Barbosa (recem chegado ao PT), que abertamente criticou duramente a candidata do PSB, foi obrigado a desistir da sua candidatura já aprovada pelo diretorio municipal e se acoloia com quem criticara, infelizmente mostrou a face que entendiamos inexistir na sua conduta, pois hoje já se encontra elogiando aquela candidata. Aqui quem mostrou coerência foram os velhos caciques do PT, capitaneado pelo ex-secretário estadual (em governo do PSB) Crispiniano Neto, que embora amigo pessoal do Ex-presidente Lula, criticou abertamente e em conjunto declararam que não votam na candidata do PSB. Pregando o velho voto camarão (popularmente utilizado quando o voto era vinculado), ou seja, sem a cabeça.

    Na minha Severiano Melo, o meu tio Neto Melo, Ex-prefeito daquele município e filiado ao PDT há quase trinta (30) anos, viu o seu desejo de ser candidato a vice-prefeito (cujo candidato ao executivo é do PSD), vetado pelo partido por força do diretório estadual (leia-se Carlos Eduardo Alves), que preferiu se coligar em uma outra coligação cujo prefeito é candidato pelo DEM, sem contudo sequer indicar candidato para o citado cargo.

    Todas as situações ora expostas, são graves e beiram o absurdo, mas na primeira o partido tem um forte candidato ao cargo majoritário (Recife), aqui em Mossoró, o PT indicou o candidato a vice, mas em Severiano Melo, o PDT, simplesmente abdicou de apresentar candidato, em detrimento de um candidato do DEM, que em sede estadual é adversário do PDT.

    Notadamente a intenção dos partidos é ver os seu afiliados eleitos, e sobretudo, os adversários derrotados.

    Em Severiano Melo ocorreu exatamente o contrário com o PDT, que desistiu de ter candidato próprio (a vice-prefeito) para apoiar uma coligação cujo candidato a prefeito é do maior partido de oposição nacional o DEM.

    Ora, muito se fala em fidelidade partidária, e vários vereadores foram caçados em diversas cidades do nosso estado, e quanto a fidelidade do partido para com os seus afiliados, esta sim é mais imprescindível, até porque num país onde as leis são abertamente desrespeitadas e multifacetadas em benefício de quem comanda a nação, tudo é possível, principalmente quando se tem dinheiro.

    É uma lastima, mas esta é a eleição daquele País que se entitula o mais democrático do planeta, se é assim, é melhor voltarmos ao tempo dos coroneis, pelo menos o lider era da cidade, onde determinava o seu candidato e o povo obedecia.

    Que Democracia é essa? Quando por imposição excluem os candidatos.

    Quanto ao futebol, sou botafoguense de coração, mas acho uma lástima essa abnegação de Túlio Maravilha para chegar ao fantasioso gol de n° 1.000, o botafogo, está cometendo a mesma besteira que o Vasco cometeu (amigo Juarez) qual seja pregar mais uma mentira no futebol, Túlio já é eternizado como um dos maiores jogadores do botafogo na história, assim não precisa desse rotulo até porque efetivamente pelos dados da FIFA, tem em torno de 600. Já o Romário, para chegar aos mil, o Eurico Miranda, fez jogos treinos, contra times de várzeas onde colocava juiz e bandeirinhas, para que fosse ampliado o número de gols do baixinho. Com 900, 1000, 1100 ou mais gols (o que seria irrelevante) Romário ficou imortalizado no futebol pelos seus lances geniais, belíssimos gols e ter carregado nas costas a seleção que ganhou o tetra em 1994, entre tantos outros titulos principalmente ao Vasco. Pena que ele nunca jogou pelo Botafogo, ao contrário, botafogo se não foi o time que ele mais fez gols, foi um dos.

  4. Aqui em Mossoró, Josivan Barbosa (recem chegado ao PT), que abertamente criticou duramente a candidata do PSB, foi obrigado a desistir da sua candidatura já aprovada pelo diretorio municipal e se acoloia com quem criticara, infelizmente mostrou a face que entendiamos inexistir na sua conduta, pois hoje já se encontra elogiando aquela candidata. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Os Partidos Políticos são administrados sei lá o que por políticos. esse papo aí não me engana são todos farinha de um mesmo saco.

  5. fl x flu é o clássico com a situação mais pitoresca do futebol brasileiro, pois apesar da ampla vantagem do flamengo no número geral de vitórias no confronto, e também nas últimas embates mais recentes, o desfecho nunca muda: se o flu vence, é porque é melhor, tem melhor elenco, melhor treinador, melhor patrocinador e etc. se o fla vence é porque a arbitragem ajudou o flamengo. o proprio tio ja publicou aqui um texto lamentável com essa teoria tricolor que é até contraditoria, vez que rivais adoram menospresar o flamengo dizendo que é um time quebrado, que não paga a ninguém e etc, mas sempre que perdem dizem que o flamengo comprou a arbitragem.
    em tempo: no total montante devido, entre os 4 grandes do rj (que na verdade são um grande, um vice grande, um médio e um pequeno) o flamengo é o menos endividado. botafogo tem a maior dívida do brasil e do rj, em seguida, regionalmente, vasco, fluminense e flamengo tem as maiores dividas dos clubes no rj.

    abraço.

  6. Pois é, a coisa era sutil e já estava complicada, então o Lula chegou com seus SANGUESSUGAS, ALOPRADOS, MENSALEIROS e MORTA-FOMES CORRUPTOS fazendo a pior lambança corruPTiva da história política brasileira, donde caiu a mascara do PT velho de guerra que prezava pela MORAL e a ÉTICA na Política fazendo surgir O CARA de pau mais corruPTo nunca dantes visto neste Brasil varonil. Acredito que nem o STF fazendo a coisa certa junto ao julgamento do Mensalão possa mudar esse quadro vergonhoso de corrupção no Brasil, pois a continuar com um povo sem Educação/conhecimento vivendo na felicidade da ignorância do PÃO E CIRCO, quase nada mudará nessa moral e eticamente fedorenta colônia tupiniquim. Alguém já disse que Político e fralda são a mesma coisa, de tempo em tempo tem que trocar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *