Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

3

I – Um fazendeiro local não acreditou quando sua empregada disse que a filha dele estava namorando um escravo. Diante da relutância do patrão, a empregada insistiu: – Eu sei onde eles estão, VENHA VER. Daí a origem do nome da cidade de 3.821 habitantes. Há também quem diga que veio de “Vem, chaver”, expressão judaica que significa “Vem, amigo”. Quem nasce lá é venha-verense.

*

II – Em 1929, o comerciante Daniel Laureano decidiu abrir uma bodega às margens da estrada que liga Nova Cruz a Serra de São Bento. Nela, ele oferecia bebidas e jogos aos viajantes, que passaram a permanecer cada vez mais tempo no estabelecimento. Eles passavam e ficavam, daí a origem do nome Passa e Fica, cidade com 11.100 habitantes. Quem nasce na cidade é passa-fiquense.

*

III – Assim como Venha-Ver e Passa e Fica, há muitas cidades no país com nomes curiosos: Feliz Natal (MT), Anta Gorda (RS), Coité do Nóia (AL), Passabém (MG), Varre-Sai (RJ), entre outras, cada uma com suas histórias para contar.

*

aranha-armadeira-3

A aranha mais perigosa do mundo é a armadeira, originária aqui da América do Sul. Ela não chega a matar, mas suas picadas são extremamente dolorosas. Ela mede 5 cm de corpo e até 17 cm de envergadura de pernas. No Brasil, é a segunda que mais ataca os homens, perdendo apenas para a aranha-marrom. A aranha armadeira constuma se esconder em tijolos, telhas e madeiras de construção, de onde são levadas para as casas das vítimas.

*

Em meados dos anos 90, o fanático religioso Shoko Asahara comandava um seita com mais de 20 mil membros. Foi ele quem planejou o ataque terrorista ao metrô de Tóquio em 1995, onde 12 pessoas morreram envenenadas com gás sarin. O fanático foi condenado à forca em 2004, mas ainda não foi executado.

*

I – Vamos falar do sequestro do jovem Porcino Segundo (Popó). Durante todo o tempo ele viu o rosto de apenas um dos bandidos, o qual trazia alimentação e inclusive fazia algumas concessões a pedido da vítima, como afrouxar as correntes (chegou a ser repreendido por causa disso). Os demais entravam pouco no quarto, e quando o faziam usavam capuzes. O jovem acredita que a mudança de cativeiro ocorreu porque ele descobriu a cidade onde estava. A descoberta veio quando um carro de som passou chamando a população de Parnamirim para uma festa.

*

II – No último domingo, data em que ocorreu o famoso churrasco, o jovem Popó foi servido várias vezes de carne assada e cerveja. Ele ganhou bastante massa nestes 37 dias, inclusive a família chega a brincar dizendo que ele, literalmente, “comeu amarrado”. Para ver um vídeo com a matéria completa e inclusive trechos da ação policial clique aqui.

 *

A expressão “deu zebra” é usada para definir um resultado inesperado, improvável de acontecer. Surgiu porque no jogo do bicho não tem zebra, assim, é impossível que o resultado do bicho seja zebra. Também vem do jogo do bicho a associação entre o número 24 e o veado, e consequentemente à homossexualidade.

*

O recorde olímpico mais antigo ainda vigente pertence ao norte-americano Bob Beamon. Nas Olimpíadas do México, em 1968, ele cravou 8.9 m no salto em distância. Até hoje, ninguém ultrapassou esta marca em jogos olímpicos. Para ver o salto clique aqui. No Brasil, o recorde olímpico que mais durou foi o do velocista Joaquim Cruz, que nos jogos de 1984 (Los Angeles) correu 800 m em 1m43s. O recorde foi batido apenas 12 anos depois, pelo norueguês Vebjorn Rodal.  

*

O Brasil possui 496 mil presos para 299 mil vagas, o que dá uma ocupação de 166%. Os EUA – maior população carcerária do mundo – têm 2,3 milhões de presos para 2,1 milhões de vagas, ocupação de 110%.

*

OBS. Informações e dados extraídos da revista Mundo Estranho, julho de 2012.

Compartilhe

3 respostas

  1. Verdade, esse post tá meio estranho, meio assim, sabe como é que é, né? Pois é.

  2. Outro nome de cidade foi Apodi, na estória os moradores afirmam que tinha dois índios na região, no tempo que estava se formando a cidade e um grande pedra estava atrapalhando o desenvolvimento da cidade, então estes bravos desbravadores foram tirar a pedra, o primeiro não teve forças suficiente, mas o outro com toda sua força e mostrando que nada o faria desistir consegui a levantar a enorme pedra e gritou do alto onde todos daquela pequena localidade escutaram ” APODI”. Desde de então em homenagem ao jovem índio veio o nome de Apodi.

  3. “Rifa é raspa do tacho da pobreza”.
    (Boca e Xafurdo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *