Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

 

O site de cultura Overmundo (www.overmundo.com.br) trouxe uma matéria sobre a Orquestra Sanfônica de Mossoró, mostrando sua origem, número de componentes, estilo, apresentações etc. Vale a pena conhecer. Leia a matéria:

 

  

1243452638_claudio_tocando 

 

A Orquestra Sanfônica de Mossoró nasceu da necessidade de se difundir a música da Terra com a formação do grupo juntando todos os caracteres regionais. É uma fusão dos ritmos tocados em todo o Brasil, desde a toada sertaneja até o frevo.

 

O regente e organizador da orquestra, Cláudio Araújo já ministrava aulas de acordeom quando resolveu, em 1999, formar um grupo no que resultou na Orquestra Sanfônica de Mossoró, inspirado na Orquestra da Paraíba. O grupo é composto por 22 pessoas com 12 sanfoneiros, 4 percussionistas, 1 regente e outros. São eles: Cláudio (27); Muriçoca (58), Zé Pequeno (59); Nenen (12); Gianinni Marques (19); Diego (21); Josivan (28); Hulda Nunes (58); Marcondes (23); Jéssica (16; Aldivan (30); Jéferson (20) e Wilson (12).

 

Cláudio explica que a acordeon traduz a música nordestina num todo:

 

– O som fanhosinho da acordeon já se parece com a voz do nordestino e além de tudo é um instrumento que tem a característica de todos os outros instrumentos: ela pode imitar o violino e muitos outros que formam uma orquestra.

 

Os acordeonistas entre homens, mulheres e crianças são treinados para exibir com a sanfona o caminho melódico e harmônico representando uma verdadeira orquestra com sons de acordeons.

 

Cláudio Henrique comenta que após a criação da Orquestra Sanfônica de Mossoró a prefeitura resolveu formar grupo com estudantes de música, uma iniciativa que ajuda na criação de músicos locais.

 

O grupo já é bem conhecido em todo o Brasil. Participou de programas como “Mais Você” de Ana Maria Braga, Jornal Nacional, flashs para o Fantástico da Rede Globo, porém destacam a apresentação feita para recepcionar o presidente Lula.

 

A Orquestra Sanfônica mostrou esse trabalho em São Jorge no Encontro de Culturas e continua se apresentando com muito sucesso pelo Brasil a fora. O objetivo é difundir o gosto pelo acordeon e aprender também outras musicalidades. A marca do grupo é a alegria e por onde passa tem capacidade de contagiar as pessoas com os sons de várias sanfonas tocando em ritmo harmonioso.

 

Para ver no original clique aqui

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *