Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

I – Astronautas e cosmonautas são palavras designadas para definir pilotos e passageiros que participam de uma viagem espacial. Em razão da rivalidade entre EUA e Rússia na corrida espacial, os russos adotaram o nome “cosmonauta”, em substituição ao nome “astronauta”, adotado pelos americanos.

*

II – O brasileiro Marcos Pontes foi ao espaço em 2006. Ele foi treinado na NASA (EUA), mas viajou num foguete russo. Assim, uns o chamam de astronauta e outros de cosmonauta. No seu currículo ele se diz “astronauta”.

*

A foto acima é uma das mais famosas de todos os tempos. Foi tirada em Nova York, no dia 02 de outubro de 1932. Não se sabe, contudo, o autor da façanha. Muitos mistérios a envolvem. Será mesmo que os operários estavam em risco? A hipótese de montagem já foi descartada, vez que na época não havia tecnologia para tal. E será que o fotógrafo captou uma cena habitual, ou os operários ficaram ali apenas para o clique? Para quem quiser pesquisar mais, o nome da foto acima é Lunch Atop a Skyscraper.

*

Na segunda metade do século XIX a imprensa brasileira costumava trazer uma “sessão de boatos”, onde explicitava casos de adultério, libertinagem etc. As denúncias, quase todas anônimas, eram justificadas para preservar a moral e os bons costumes da sociedade.

*

A alemã Gesche Gottfried, que viveu entre os séculos XVIII e XIX, foi a última pessoa a ser executada em público em Bremen, Alemanha, isso em 21 de abril de 1831. Ela matou QUINZE pessoas, todas envenenadas, entre elas o pai, o irmão mais velho, as duas filhas e dois maridos. Para cometer os crimes usava uma mistura de gordura com arsênico.

*

De 2006 a 2011 o número de fumantes no Brasil caiu de 16,2 para 14,8%. Uma redução pequena, que não condiz com o que notamos nas ruas. A impressão é que o número de fumantes reduziu bem mais que isso.

*

Quase todo mundo já fraturou um osso da perna do braço ou qualquer outro. Eu mesmo quebrei um osso à altura do joelho que me fez ficar 90 dias com a perna inteira engessada, da altura da virilha ao pé, isso quando eu tinha uns 10 anos. Nada se compara, todavia, ao norte-americano Evel Knievel, que contabilizou 433 fraturas durante sua vida. Ele sempre quis se destacar em salto com motos, mas ficou conhecido mesmo foi pelas quedas e suas consequências.

*

I – Os druidas eram os ocupantes da classe mais poderosa do povo celta, que habitaram a região onde hoje fica o Reino Unido há 3 mil anos. Eles exerciam as funções de sacerdotes e juízes. Vestiam-se de túnica branca, usavam sandálias de couro e mantinham a barba comprida, além de usarem um cajado feito de carvalho. O mago Merlin, das histórias do rei Arthur, era, na verdade, um druida.

*

II – Ainda hoje há cursos no mundo que ensinam a ser um druida. Na realidade, os ensinamentos druidas de culto à natureza, a louvação aos deuses, e a expressão do conhecimento através da poesia, da música e da narração de histórias.

Compartilhe

2 respostas

  1. Caro Erasmo, com a era digital, a globalização e todas as ferramentas disponíveis a “sessão de boatos” se tornou mais eficaz e eficiente no que compete aos objetivos escusos. O tempo de resposta diminui e o alcance é assombroso. Uma pena que práticas tão primitivas tenham ganhado espaço no século XXI.

  2. Talvez seja uma montagem; pois acho estranho não haver vento forte a essa altura. Além do mais, os bonés e as folhas de papel nas mãos dos operários parecem inabalados pelo movimento do ar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *