Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

SAMBA – O estilo musical foi criado oficialmente em 1916, quando Donga lançou a música “Pelo Telefone”, considerada o primeiro samba da história. Assim como os demais estilos musicais, o samba tem várias subdivisões: samba-maxixe (Donga, Sinhô), samba-choro (Pixinguinha, Noel Rosa), samba de raiz (Cartola, Moreira da Silva), partido alto (Clementina de Jesus, Bezerra da Silva), marchinhas (Lamartine Babo, Ary Barroso), samba-canção (Dorival Caymmi, Dolores Duran), samba-rock (Jorge Ben Jor, Seu Jorge), pagode (Jorge Aragão, Dudu Nobre) e pagode romântico (Diogo Nogueira, Revelação).

*

SAMBA II – Pagode era o nome da festa onde se tocava samba. “Hoje vai ter um pagode no Estácio de Sá”. Um bloco chamado Cacique de Ramos introduziu ao samba instrumentos como o banjo, o repique de mão e o tantã. Eles pegaram o nome das festas, pagode, e definiram esse novo ritmo.

*

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO – Os servidores públicos da prefeitura de Governador Dix-sept Rosado tiveram mais uma notícia desagradável na semana passada, mais uma. Além de não terem recebido os vencimentos de dezembro, eles terão que pagar, com os vencimentos de janeiro, duas parcelas do empréstimo consignado, caso tenham feito. Como não houve pagamento dos vencimentos em dezembro, não houve o desconto, agora o banco exigiu da prefeitura que fizesse os descontos de dezembro e janeiro no próximo contracheque. Isso mostra que tudo que é ruim ainda pode ficar pior.

*

SEMELHANÇAS:

 

 

*

1001 DISCOS – Já ouvi 885 discos da lista/livro “1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer”. Chamou-me à atenção o disco 881, do cantor Suba. Trata-se de um cantor iugoslavo que ganhou um prêmio da UNESCO para passar três meses no Brasil estudando os ritmos locais. Suba, um artista de sucesso na Iugoslávia, veio para o Brasil e não voltou mais para seu país. Encantou-se com os sons locais e aqui trabalhou como produtor musical e parceiro de vários músicos brasileiros, como Bebel Gilberto, Edgar Scandurra, Arnaldo Antunes, entre outros.

*

1001 DISCOS 2 – Suba lançou seu próprio disco, São Paulo Confessions, onde ele canta em português músicas próprias e clássicos brasileiros. O livro “1001 Discos…” faz o seguinte comentário sobre Suba e sua obra: “O seu legado reside em um punhado de gravações, mas será sempre lembrado por ajudar a música brasileira a chegar ao século XX”. Quanto ao disco, realmente é bem interessante, sobretudo a mistura de ritmos regionais, algo bem diferenciado.

*

LEI SECA – Com o endurecimento das sanções aplicadas aos motoristas que dirigem após ingerir bebida alcoólica, muitos já começaram a encontrar alternativas para não desobedecer as regras: carona, bebendo próximo de casa, voltando de táxi ou pedindo a um familiar para deixar e buscar. Além do valor da multa e do processo criminal, o motorista que dirige bêbado já começa a sentir reprovação da sociedade. De tanto a imprensa mostrar casos de acidentes fatais causados por embriaguez ao volante, os cidadãos já começam a olhar para os infratores com expressiva reserva. A tendência é de conscientização coletiva em alguns anos.

*

NETO MARANHÃO – No último dia 09 de janeiro os mossoroenses foram surpreendidos com o falecimento repentino do jogador Neto Maranhão, 29, do Potiguar. O atleta passou mal durante um treino, e mesmo socorrido às pressas não resistiu e faleceu. No ano passado, Neto Maranhão havia passado três meses internado num hospital de Santa Catarina, após desmaiar durante um passeio na praia. Quando se apresentou ao Potiguar o atleta disse que após o desmaio fez uma bateria de exames e estes não mostraram nenhuma alteração que o impedisse de jogar.

*

NETO MARANHÃO II – O brasileiro sempre procura culpados, mas no caso em tela ocorreu uma fatalidade. Não há como exigir um profissional médico durante os treinos. O custo-benefício é muito díspar. O Potiguar tem em torno de 60 anos de existência. Imaginem se durante todo esse tempo tivesse pagando o plantão de um médico durante os treinos? 60 anos de despesas para apenas um caso? Sem considerar que a presença de um médico não garante necessariamente que a pessoa irá sobreviver. Se fosse assim num hospital ninguém morreria.

*

PT do B – Aline Couto, filiada e suplente do PT do B, escreve ao blog para dizer que o partido está passando por uma crise interna, mas que de forma geral continua na oposição. Disse ainda que os membros do partido e os suplentes fiscalizarão os dois vereadores eleitos pelo partido, Heró e Soldado Jadson. Por fim, asseverou que os dois vereadores já comunicaram ao partido, oficialmente, que integram a bancada oposicionista.

*

O QUE VOCÊ ACHA DO CARA? – A moça vai à casa de um amigo para fazer um trabalho de faculdade e ao chegar se depara com um cachorro bem pequeninho, de uma linhagem que ela desconhecia. – Bonito, seu cãozinho, ela comentou. O cara então sapecou: – O nome dele é Otto, com dois tês!. Ato contínuo, levou a moça para conhecer os apetrechos do cão. Tinha brinquedos, cama, roupas, ração importada etc. Apenas para si, a moça – que estava “mal” intencionada – pensou: desse mato aí num sai coelho não. Verdade, isso é coisa de menino criado pelas tias num apartamento.

*

SEXTAS-FEIRAS – Atendendo a algumas sugestões de leitores, as atualizações deste espaço com textos próprios serão às sextas-feiras, ou a qualquer momento em edição especial. Nos demais dias inserirei releases, para que o blog não fique sem movimentação.

*

PELA PORTA DA FRENTE – Um pequeno detalhe da postura da prefeita Cláudia Regina está fazendo grande diferença. Ela está entrando pela porta da frente do Palácio da Resistência. Não está usando uma entrada alternativa, localizada nos fundos do prédio, como outrora se usava. E se ela quisesse ganhar ainda mais pontos, poderia mandar fechar esta outra entrada com cimento e tijolo. Fica a sugestão. Representante do povo tem que encarar o povo, não se esquivar.

*

DONA TÊCA – Na semana passada estive no Dona Têca, restaurante localizado no Mossoró West Shopping, de propriedade do empresário Ricardo Maia. Na ocasião, ele disse que tem alguns projetos para Mossoró, e que em até três anos deverá lançar um outro empreendimento. Aproveitei para tirar uma foto com a mãe de Ricardo, a Dona Têca em pessoa.

*

SAUDADE – Dedico este post de hoje a Odemiro Firmino de Oliveira (Seu Miro), meu pai, que se vivo fosse estaria completando hoje 72 anos de vida. Deus o levou para Seus braços em 12 de abril de 2010.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Amigo, ainda mais parecido com o “Padre do ypiranga” eu acho o Cléber Machado, narrador esportivo da GLOBO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *