Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

A escolha do vereador Alexandrino Suassuna (PMDB) para presidente da Câmara Municipal de Patu está sendo questionada por cinco de seus colegas vereadores. Segundo fontes ouvidas por este blog, dois dos nove vereadores disputariam a presidência da Câmara Municipal: Margarida Maria (DEM) e Alexandrino Suassuna (PMDB). A primeira contava com o apoio declarado de quatro vereadores – Maria Helena Gentil (PPS); Resenildo Ernesto (PSB); Ana Cristina (PSB) e Lucélia Ribeiro (PT) – e o segundo com o apoio de três vereadores – Francisco Figueiredo (DEM); Maria de Lourdes (PcdoB) e Manoel Lindomar (PPS) -. Assim, a vitória de Margarida Maria era tida como certa, contudo, não foi isso o que ocorreu.

Na sessão de abertura, o vereador Francisco Figueiredo (DEM) não recebeu a chapa encabeçada por Maria Margarida (DEM), alegando que um Ato Normativo da Mesa Diretora da Câmara, publicado no dia 09 de dezembro de 2008, disciplinava que as chapas deveriam ser inscritas até às 8h30 do dia 01º de janeiro, ou seja, uma hora e meia antes da posse. Atônitos e se dizendo indignados com o ato, os vereadores que apoiavam Margarida Maria saíram da sessão. Em seguida o vereador Alexandrino Suassuna (PMDB) foi eleito presidente POR ACLAMAÇÃO.

Hoje pela manhã o grupo dos cinco vereadores ajuizaram um Mandado de Segurança com Pedido Liminar contra o ato do presidente da Câmara. A decisão deverá ser proferida nas próximas horas.

HISTÓRICO – O candidato vencedor das últimas eleições, Ednardo Moura (PSB), teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, sendo designada uma nova eleição para o dia 01º de março. Assim, Alexandrino Suassuna (PMDB), presidente do Legislativo, passa a ser o prefeito da cidade até a posse dos eleitos, que ocorrerá em 27 de março.

HISTÓRICO 2 – Alexandrino Suassuna (PMDB) faz parte do grupo do ex-prefeito Possidônio Queiroga (PcdoB), que não conseguiu eleger seu substituto, João Henrique Godeiro.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *