Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

MÚSICA PARA OUVIR – Uma das músicas mais bonitas do cancioneiro brasileiro é “Nos Bailes da Vida”, uma canção gravada pelo carioca Milton Nascimento, e escrita por este em parceria com Fernando Brant, em 1981. A canção, de melodia emocionante, retrata o início da carreira de músicos. Começa com os versos: Foi nos bailes da vida ou num bar / Em troca de pão / Que muita gente boa pôs o pé na profissão. A música traz ainda uma das frases mais conhecidas da MPB: Todo artista tem de ir onde o povo está. Cliquem aqui e apreciem uma boa música.

*

DA GEMA – E antes que alguém escreva que Milton Nascimento é mineiro, já adianto que ele é carioca sim, da Vila Isabel, mas ainda novo foi adotado por uma família de Três Pontas (MG), onde foi criado.

*

A POMBA – No ano de 236, cristãos se reuniram para escolher o novo Papa. No meio das discussões, uma pomba pousou no ombro de um fazendeiro, que estava ali apenas para assistir a cerimônia. Os presentes entenderam aquilo como uma mensagem divina e então escolheram aquele espectador para ser o novo chefe máximo da Igreja Católica. O papado de Fabiano encerrou 14 anos depois, com sua morte.

*

APAGÃO – Tenho lido várias matérias tratando de um possível risco de apagão nos próximos meses. O alarde é feito sobretudo pela imprensa ligada à oposição, a qual vem plantando esse medo na população há alguns meses. Trata-se de mero terrorismo. O risco não existe. Os reservatórios estão realmente abaixo da média, mas tal fato ocorre todos os anos, antes do período chuvoso. A medição real deve ser feita apenas em maio, após as chuvas.

*

APAGÃO 2 – E mesmo que as hidrelétricas diminuam a produção, ainda temos outras fontes de energia, como as termelétricas e, em último recurso, até mesmo as usinas nucleares. As energias eólica e solar ainda são incipientes no país, representam apenas 1,7% do consumo cada uma.

*

SEM COMENTÁRIOS – Andressa Urach (quem?) colocou a foto acima na rede social Instagram e sapecou na legenda: “Esse sabe o que é bom! Hoje quem vai fazer amor comigo é o mosquito (risos)!”. Sei nem o que dizer.

*

O QUE VOCÊ ACHA DO CARA…? – Lá no Acapulco’s a balzaquiana conheceu um rapaz e então começaram aquele papo preambular de que música gosta, filmes, programas de tevê, lugares etc. A moça estava achando as respostas meio esquisitas, mas o atestado veio mesmo quando ela perguntou o signo do rapaz. Ele dissertou: Sou de Libra (regido por Vênus), com ascendente em Câncer (regido pela Lua) e com Lua em Touro. A moça então pensou: esse aí monta na lambreta.

*

CARA DE UM…

 

 

*

CHULÉ NA BARBA – Nesta semana, estava numa conveniência de posto de combustível quando um atordoado mauricinho chegou procurando por creme/espuma de barbear. A atendente olhou para a prateleira, procurando o item, mas não o localizava. O rapaz também buscava o produto com os olhos. Ela então disse que não tinha o produto. O rapaz apontou para uma latinha de Tênis Pé Baruel e sapecou: “Aquela ali serve não?”. A moça – com uma cara entre desapontada e abusada – disse: “senhor, aquilo é talco para os pés!”. O rapaz foi embora sem dizer mais nada. Ela então resmungou: “Se fosse eu iam dizer que é porque sou burra, mas é um universitário, né, rum?

*

SANTA MARIA – Desde o último fim de semana o Brasil está chocado com o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), onde morreram mais de 230 pessoas, a maioria jovens universitários. Quero aqui me ater apenas ao atendimento prestado aos feridos, fazendo um paralelo com o nosso Rio Grande do Norte. Durante toda a cobertura da tragédia não vi nenhuma crítica ao sistema de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.

*

SANTA MARIA 2 – O secretário estadual de Saúde do RS, Ciro Simoni, disse em entrevista ao canal Globo News que no momento da tragédia havia no sistema público de Saúde do estado cerca de 100 UTIs disponíveis. Como podemos ter realidades tão diferentes dentro de um mesmo país? Aqui no nosso RN todos os dias os jornais noticiam que alguém morreu por falta de UTI. No maior hospital do estado, o Walfredo Gurgel, o déficit é de aproximadamente 30 leitos. No Tarcísio Maia, maior hospital de Mossoró e região, conseguir uma vaga na UTI é uma sorte comparada a acertar na Quina. Só resta pedir a Deus que nos proteja de tragédias como essa.

*

POTIGUAR – O time mossoroense não enfrenta problemas apenas na tabela do Campeonato Estadual. No último domingo dois Oficiais de Justiça estiveram no Nogueirão a fim de penhorar a parte do Potiguar na renda do jogo. As diligências continuarão até ser alcançada a quantia de R$ 8 mil, valor da dívida com um ex-jogador. Na diligência de domingo foi penhorado em torno de Mil Reais, vez que os dirigentes alegaram que a maioria dos ingressos foi vendida antecipadamente, e o dinheiro não estava ali.

*

ESPORTE E LAZER – O Thermas dispõe de dois professores de Tênis que ministram aulas em suas quadras de saibro com muita habilidade, conforto e segurança. Os treinadores Gelson Souza e Miguel Angel possuem ampla experiência nacional e internacional no esporte. Quem tiver interesse em praticar Tênis, deve falar diretamente com o professor e marcar seu horário:Gelson – (84) 8702-7668; Miguel Angel – (84) 8848-7287.

*

APOIO – O jornalista e blogueiro Carlos Santos vem recebendo total apoio da ONG Repórteres Sem Fronteiras, que luta pelo direito a liberdade de expressão da imprensa em todo o mundo. Nesta semana ele foi surpreendido com uma missiva de um representante da entidade, reiterando apoio ao trabalho dele e se pondo a disposição em qualquer necessidade. HISTÓRICO: Componentes da administração pretérita protocolaram dezenas de ações judiciais em desfavor do jornalista. Algumas já foram arquivadas, outras ainda tramitam. A ONG se colocou a disposição de Carlos Santos no que ele precisar.

*

BALSAS – Carnaval se aproxima e leitor escreve preocupado com o estado das balsas que fazem a travessia Areia Branca – Grossos. Ele indaga se as embarcações cumprem todos os critérios de segurança exigidos pela legislação. Tem razão o leitor. É bom as autoridades competentes darem uma averiguada. Como já disse numa nota acima, nosso sistema de Saúde Pública não está preparado para atender várias vítimas ao mesmo tempo.

*

A MESMA PESSOA – Sempre extrovertido, o professor de Direito e Promotor de Justiça Armando Lúcio defende a tese de que Cauby Peixoto e Ângela Maria são a mesma pessoa. “Além da semelhança gritante, ninguém nunca viu os dois juntos”, sapeca. O mesmo ele pensa em relação a Simone e Elimar Santos.

*

FIM – Com essa, encerramos mais um post, desejando a todos um ótimo fim de semana. Acompanhe-nos também pelo Twitter (@tiocolorau) ou pelo Facebook (clique aqui).

Compartilhe

Uma resposta

  1. Tio , Milton Nascimento está mentindo, ele pode até ter ido aonde o povo estava no começo da carreira dele ,mas agora ele não vai mas não. os seus shows são muito caros vai de 180,00 até 500,00 reais a senha individual, outro dia o apresentador Raul Gil disse que convidou Milton Nascimento para ir no seu programa e ele nunca foi , ele nunca fez show aqui no RN, talvez no Nordeste também, shows mesmo só nos credcard halls das grandes capitais do sudeste. é por essas e outras que a nata da MPB não têm nada de popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *