Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

3

“Nunca imagine que não ser diferente daquilo que pode parecer aos outros que você fosse ou pudesse ter sido não seja diferente daquilo que tendo sido poderia ter parecido a eles ser diferente”.

A recomendação acima foi dada pela personagem Duquesa à Alice, na obra Alice no País das Maravilhas. É uma das frases mais conhecidas do clássico escrito por Lewis Carroll.

Quer dizer, em suma, seja aquilo que aos outros parece que você é.

Compartilhe

3 respostas

  1. É o tal caso, Erasmo: aquele que não tem nada para dizer leva muito tempo para fazê-lo. Uma frase dessas numa entrevista de emprego significaria um candidato a menos e é absolutamente condenada em concursos de redação, por oca, vazia e confusa.

  2. Discordo. Essa frase, apesar de ser formulada como está para parecer formulada por uma pessoa meio louca, como é a Duquesa do livro, é na verdade uma frase muito interessante. O problema é a preguiça de tentar desvendar a frase:

    Se você tentar ser algo diferente do que as outras pessoas esperam que você seja, pode dar na mesma de apenas ser o que você é de verdade.
    Ou seja, pra que preocupar-se com o que os outros vão pensar de você se você não sabe o que as outras pessoas esperam de verdade que você seja.

    O fato da frase estar formulada intricadamente tem ainda outro motivo: faz os leitores tentarem desvendar o que isso significa e nesse processo, absorverem bem a idéia que o autor quis passar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *