Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

11

 

Ao ler uma das últimas edições da revista Papangu, vi seu editor, Túlio Ratto, instigar os leitores a procurarem semelhanças entre nossos vereadores e os alunos da Escolinha do Professor Raimundo.

 

Como leitor assíduo da revista, aceitei o desafio. Segue:

 

Temos 13 vereadores e dezenas de alunos na Escolinha do Professor Raimundo, o que facilita e ao mesmo tempo dificulta as comparações. Há vereadores que possuem características de mais de um aluno, como Jório Nogueira e Flavinho Tácito. Há outros, contudo, que não possuem características similares a nenhum aluno-comediante. No entanto, das minhas análises fiz as seguintes comparações:

 

sandoval

 

Sandoval Quaresma é o aluno que inicia no caminho correto, mas do meio para o fim desanda, o que faz o professor lhe aplicar uma nota baixa. Bem semelhante à vereadora Cláudia Regina (DEM), né não? Ela começou a carreira política brilhantemente. Era bem quista por todos, mas vem sendo apontada como uma das decepções da atual legislatura, ante seu posicionamento de defensora irrestrita da atual administração. Ela estava indo tão bem…

 

nizo2 

 

Ptolomeu é o que sabe tudo, é quem orienta os alunos e possui uma conduta de moralizador. É o nosso Eduardo Cavalcanti, que apesar de não ser vereador, tem tudo a ver com a moralização da Câmara Municipal.

 

personagens_patropi_r1_c1

 

Zé Peixeiro é a fusão entre Nerso da Capitinga e Patropi (pá daqui, pá dali, pá de cá, pá de lá… sei lá, entende). Não sabe bem por que, nem quando, onde etc. “Quando eu era criança pequena lá em Barbacena”.

 

armandovolta 

 

Tem alguém, fora da Câmara Municipal, que antes da atual legislatura iniciar, agiu como o aluno Armando Volta: “Por que não comprá-lo? por que comprá-lo? Compre-i-o”. Sabe quem é, né?

 

Apesar de não mais ser vereador, vez por outra a imprensa e o Ministério Público resgata o nome de Júnior Escóssia, ex-presidente da Casa. Ele então dá uma de Joselino Barbacena: “Ô Meu Deus, já me descobriram aqui outra vez. Larga deu, sô”.

 

brasilinoroxo

 

Lairinho Rosado é o retrato do aluno Seu Brasilino Roxo, que tinha uma visão utópica dos políticos. Ele acreditava num futuro melhor. Na inocência dos nossos representantes.

 

Jório Nogueira se assemelha duplamente ao zangado Bertoldo Brecha, nos seus dois bordões (“camarão é a mãe” e “veeeeeenha”). Né não?

 

Maria das Malhas, a inocente Dona Bela (meus colegas “só pensam naquilo”). Você sabe o que é “aquilo”, não sabe?

 

rolando-lero 

 

Genivan Vale é o nosso Rolando Relo, apresenta-se como da oposição, mas tem fortes laços com a situação. E assim, com as duas velas, vai cumprindo seu mandato. Para ele, todos são “amados mestres”.

 

Flora Própolis respondia errado mas contava com a ajuda de Ptolomeu. É a nossa Tia Ciça.

 

Chico da Prefeitura se assemelha ao aluno Mazarito (Costinha), que sempre respondia na base da piada, do humor. E como o humor não é dos melhores, lembra o aluno Capilé Sorriso, que interpretava um humorista sem graça.

 

49

 

Na audiência pública dos buracos nas ruas, o vereador Francisco José Junior (PMN) foi um verdadeiro Pedro Pedreira. “Análise técnica do asfalto, tem?”, “Nome da empresa responsável, tem?”. Então não me venham com chorumelas.

 

Nem preciso dizer que Ricardo de Óóca tem tudo a ver com Rui Barbosa Sá-Sá Silva.

 

castrinho 

 

E Flavinho Tácito? tudo a ver com Seu Geraldo (Castrinho). Né não? O Geraaaaaaldo passa a ser Flááááááávio.

 

Niná Rebouças (DEM), sempre quieta, à disposição do executivo. É o seu Eustáquio (aqüi, qüi qüeres?) ou então a Marina da Glória (chamou? Chamou?).

 

Claudionor dos Santos, o presidente da Casa, é o nosso Samuel Blaustein (Fassemos qualquer negócio).

 

E assim formamos a Câmara Municipal do Professor Raimundo.

 

Compartilhe

11 respostas

  1. Quem é seu Galião Cumbica? Quem gosta de voar quando tem uma investigação do MP?

  2. Essa foi a melhor:

    Claudionor dos Santos, o presidente da Casa, é o nosso Samuel Blaustein (Fassemos qualquer negócio).

  3. Erasmo vc ja notou a semelhança de Thiago Prass goleiro do Vasco com Alexander Mahone da serie Prison Break, Se ainda não tiver notado a semelhança depois der uma olhadinha. Vlw… Estou sempre de olho no Tio Colorau

  4. Tio Colorau porque vocês da imprenssa Mossoroense chama o Laire Neto de lairinho ?, e não o pai dele que laire filho ? ele certamente deveria chamar -se Netinho. ok ?

  5. Raniele e Erasmo, meu avô se chamava Jeronymo Lahyre de Mello Rosado, meu pai nasceu na época em que estava sendo alterada a grafia do português (ex: pharmacia – farmácia) e meu avô, como bom nordestino, apesar do nome, simplificou o nome de meu pai, colocando apenas Laíre Rosado Filho. Quando eu nasci, em homenagem ao meu avô recebi o nome de Jeronymo Lahyre de Mello Rosado NETO.

    Sinceramente, Lahyre ou Lairinho (apelido, não nome) eu respondo. Ok? Precisando é só chamar.

    Dr. Erasmo, bora fazer uma convocação extra do Copão entre segunda e quinta? Você fazendo isso na sexta quer que eu arrume problema com minha digníssima.

    Valeu

  6. Hoje poderia haver algo para uma prévia do copão de sexta.. é só ligar!!

  7. Erasmo, não vejo na figura de Cláudia Regina essa firuga que decpcionou. Ela não traiiu niguem, está onde sempre esteve mais com as mesmas posições. Os melhores projetos sté hj apresentou na camara, sao os da vereadora. Tipo: Criação dos NEAS, nos Nops, Apoio a pessoas do campo. pRESTEM BEM ATENÇÃO QUE O MANDATO DELA NÃO FICA RESTRINGIDO SO A PEDIDO DE NOME DE RUAS E VOTOS DE PESAR… Acho que não estao analisando bem. E outra ela tem deixando passar alguns projetos da oposição. SERÁ QUE ELA TA ERRANDO.. Estou em todas as sessões da camra e vejo posições sempre coerentes de Cláudia. Tem suas razaões, acredito eu. para ser lider do governo, posição essa que teria de ser alguem. Todo governo tems eu lider. Sinceramnete, não vejo nesse perfil. Acho que ela ta usando essa liderança pra ser um canal entre a prefeitura e o povo. Agora também vejo que ela num pode mandar na prefeitura e tamb´me num pode ficar sem ter uma posição. E quanto a Lairinho… Preste bem atenção tudo que ele faz é porque é oposição.. Esqueceram ja os escandalso que a familaia deu esta envolvida? será que a posiçaõ dele num é basatante confortavel , nesse momento que o governo num está bem. Vamos ver a razão!

  8. Cláudia Regina “usando essa liderança prá ser um canal entre a Prefeitura e o povo”. Que piada! De mau gosto, hein!

  9. Vejo tambem que a vereadora Claudia Regina não tem mudado de posição, tem deixado passar projetos da oposição. Coisa que se ela baixasse a cabeça ou tivesse posição errada faria. Cláudia tem boa relação com os da oposição. Agora eles(Oposição) fazem o papel politico deles para imprensa. Mais vão a camara municipal. Tenhop acompanhdo e vejo alguns trabalhso, projetos importantes de Cláudia Regina. Não acredito nessa mudança dela. A conheço a uns 20 anos, continua a mesma pessoa. Um ser humano maravilhoso, uma tecnica de mão cheia. Agora é preciso tiramos os odios de nossos corações. E pensar com a razão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *