Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

4

Hoje, 28 de outubro, é o Dia do Servidor Público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Em razão da data não haverá expediente nas instituições públicas de nosso Estado. OBS.1. Na prefeitura de Mossoró, entretanto, o feriado foi adiado para a próxima sexta-feira, dia 01º. OBS.2. A Justiça do Trabalho também funcionará hoje normalmente. O feriado naquela instituição foi adiado para o próximo dia 31 de outubro, quinta-feira.

*

I – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) analisa o nível de nossos estudantes de universidades públicas e privadas. No exame de 2012, apenas 5,4% dos cursos tiveram nota máxima, de um total de 7.228 cursos avaliados. Cerca de 30% teve desempenho pífio, com notas 1 e 2 (na escala até 5). Isso mostra que a Educação no Brasil é de péssima qualidade. Professores sempre estão fazendo movimentações à cata de melhores salários, mas o problema não é apenas este, e talvez este nem seja um problema que cause o déficit de conhecimento dos nossos alunos. Tem muito a ver com disciplina, método, pedagogia, conteúdo, forma, entre vários outros pontos.

*

II – O erro começa pelo foco do investimento. O governo centraliza seus esforços no ensino superior, quando deveria concentrar forças na base do conhecimento. As escolas públicas de ensino fundamental e médio, em seu geral, são sofríveis, em vários aspectos, enquanto as universidades federais oferecem um ensino de qualidade. O resultado disso não universitários “assassinando” a gramática e não sabendo resolver problemas matemáticos simples, isso porque não tiveram um ensino básico de qualidade.

*

III – Quanto ao salário dos professores, eles ganham de 3 a 4 vezes menos de que um professor do mesmo nível nos EUA, a percentagem é a mesma de outras profissões. Os nossos engenheiros, médicos e servidores públicos também ganham de 3 a 4 vezes menos de que seus pares nos EUA.

*

Os dois principais candidatos a governador do Alagoas em 2014 serão o ex-presidente Fernando Collor (PTB) e a ex-senadora Heloisa Helena (PSOL). Na última pesquisa, houve empate técnico entro os dois. Collor com 31% e Heloisa com 28%. Triste ver que os conterrâneos de Djavan podem colocar uma raposa como Collor para comandar o Estado, um homem sabidamente corrupto. Eita Florão da América sem jeito.

*

EXPECTATIVA – Estreia hoje, na TCM, o programa Espaço Imobiliário, com Tuca Viegas. A nova atração do canal pretende mostrar as novidades e oportunidades de negócios no ramo imobiliário. O programa será veiculado todas às segundas-feiras, das 19h30 às 20h30.

*

I – Na semana passada, um leitor do espaço me telefonou para relatar que o caixa exclusivo para deficientes etc do Hiper Bompreço não atendia aos demais clientes quando estava livre. Ele me disse que em outros supermercados costuma passar nos caixas exclusivos quando estes estão livres, mas que tal não é permitido no Bompreço, onde o caixa exclusivo e exclusivo mesmo.

*

II – A questão incita uma discussão. O supermercado está agindo errado, vez que não haveria problema algum em atender os demais clientes quando o caixa estivesse desocupado, ou está agindo certo, seguindo a regra do caixa exclusivo ao pé da letra?

*

III – E se o caixa exclusivo estiver atendendo um consumidor comum e chegar um idoso? Este então será forçado a esperar, o que não ocorreria se o caixa fosse realmente exclusivo. De outro modo, se o consumidor comum tiver apenas dois ou três itens, a operação seria tão rápida que não daria tempo de um consumidor especial chegar e esperar. Cada caso é um caso, e toda regra pode ter uma exceção em atenção ao bom senso.

*

Dos 101 bacharéis em Direito inscritos no primeiro Exame da OAB, em 1971, 49 foram aprovados, o que representou 48,5% de aprovação. Mais de 40 anos depois, o número percentual de aprovados caiu ruidosamente. No último Exame foram aprovados 3.433 bacharéis, de um total de 21.960 inscritos. 15.6% do total.

*

A governadora Rosalba Ciarlini inaugurou, no final da manhã do último sábado (26), a nova UTI Neonatal do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. A nova unidade possui 10 leitos, sendo seis deles já existentes e quatro novos.

*

O Brasil não tem nenhum laboratório para fazer testes antidoping. Um laboratório da UFRJ, que fazia tais exames, foi descredenciado pela agência mundial que determina as regras, a Wada. O governo federal está investindo R$ 15 milhões na construção de um laboratório no Rio de Janeiro, mas este não deverá ficar pronto para a Copa do Mundo. A Fifa reclama uma solução urgente para o caso, provavelmente uma parceria com algum país que possua laboratório credenciado. OBS. Atualmente, os exames de doping do Campeonato Brasileiro estão sendo feitos na Colômbia.

Compartilhe

4 respostas

  1. A lei diz que o caixa deve ser preferencial, e não exclusivo. Portanto, deveria atender sim outras pessoas enquanto não houvesse clientes preferenciais.

  2. Votar em pessoas sabidamente corruptas? Ora, aqui em Mossoró tem gente que desviou SABIDAMENTE milhões da saúde, está com os bens indisponíveis, e é considerado por várias pessoas, inclusive por blogueiros que se dizem progressistas, como pessoa de bem. Porque o espanto com Alagoas?

  3. Não só no Hiper Bompreço existem caixas EXCLUSIVOS.Também já passei por uma situação parecida no Atacadão. Não havia nenhum cliente preferencial e fui até ao caixa, quando esta me avisou que era exclusivo e não passaria as minhas compras.

  4. Reinaugurado….Que falta de vergonha!!
    C quer demais ate, caixas EXCLUSIVOS so em bancos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *