Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

O Plantão Odontológico que funciona na UPA do Alto de São Manoel passará a funcionar provisoriamente na UPA do Santo Antônio, a partir de hoje, 01º de novembro. A unidade onde funciona atualmente o serviço passará por reforma na sua estrutura, ampliando e trazendo melhorias para a população. O Plantão Odontológico funciona diariamente das 18h às 06h da manhã e aos finais de semana e feriado o funcionamento é 24h.

*

Dentre as várias contribuições do locutor Galvão Bueno para o empobrecimento do nosso vernáculo, uma delas é dizer que jogador tal sentiu a perna, a coxa etc. Ora, todas as pessoas sadias sentem as pernas, as coxas, os pés, os braços. Quando o jogador leva a mão à coxa, por exemplo, é bem provável que ele esteja sentindo dor na coxa, e não sentindo a coxa. Trata-se de erro de coerência textual.

*

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO – Faleceu ontem, na cidade de Baraúnas, o pedreiro Manoel Ferreira da Silva, conhecido por “Nó Cego”, vítima de acidente de trânsito. Bastante conhecido em Governador Dix-sept Rosado, onde era domiciliado, Nó Cego era pai do professor Diassis Araújo, ex-secretário de Educação na gestão de Lanice Ferreira. Os sentimentos do blog aos familiares. (Imagem: Página no Facebook de Kadja Araújo, neta).

*

I – A vereadora licenciada Izabel Montenegro (PMDB), está na iminência de deixar o cargo de secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental. Pelo menos foi isso que ela deixou transpassar em entrevista que concedeu ontem ao programa Observador Político, na TV Mossoró. A secretária disse que não está conseguindo desempenhar suas atribuições na pasta, e que muitas decisões importantes são tomadas sem ela ao menos tomar conhecimento. Passou a imagem de desprestigiada e insatisfeita. Perguntada se iria então reassumir sua cadeira na Câmara Municipal, ela respondeu que sim, e que será “bem antes do que vocês imaginam”.

*

II – Izabel Montenegro, que por vários anos exerceu a função de gerente na Caixa Econômica Federal, deverá assumir oficialmente a presidência do Baraúnas F. C no próximo domingo. É a primeira vez no Rio Grande do Norte que uma mulher assume o comando de um time de futebol. Como tricolor, torço para que a futura presidente fortaleça o Leão.

*

A programação musical do final de semana no Hotel Thermas começou ontem com Kelly Lira, segue hoje com Alan Jones. No sábado (02/11), além do espetáculo musical “Por do Sol com Bolero de Ravel” às 17h30, tem Ewerton Linhares com o seu famoso axé de barzinho. No Thermas a diversão é completa. Sócios com cartão passaporte e hóspedes têm acesso livre ao parque aquático e aos shows.

*

Técnicos do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) estiveram ontem na caieira onde um trabalhador morreu na última segunda-feira, em Governador Dix-sept Rosado. O CEREST é um órgão estadual que desenvolve ações com objetivo de manter a saúde dos trabalhadores, sem poder punitivo. Funciona de forma integrada com o SUS.

*

Morreu na semana passada o italiano Augusto Odone, pai de Lorenzo, que inspirou o filme Óleo de Lorenzo (1992). A película mostra a luta incessante de um pai e uma mãe para salvar a vida de um filho. Um dos filmes mais emocionantes que já assisti. Augusto tinha 80 anos.

*

Enquanto as autoridades políticas de alguns estados se unem para trazer benefícios para a população, no Rio Grande do Norte a desunião levada a último grau prejudica. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) esteve no Ministério da Integração Nacional à cata de recursos para a construção da adutora de Jucurutu. No dia seguinte o deputado federal Henrique Alves (PMDB) foi no mesmo ministério e pleiteou a obra, mas pediu que ela fosse feita diretamente pelo governo federal, e não pelo Estado, como quer a governadora. Diante do impasse, o recurso não será liberado nem de um jeito nem de outro. Pobre Elefante.

*

O espírito natalino já começa a dar sinais em Mossoró. Alguns prédios residenciais e lojas já começam a exibir suas decorações de Natal.

*

I – O professor Genésio Filgueira, diretor do ginásio Dom Bosco, está preparando um grande evento para o dia 31 de janeiro, onde pretende reunir alunos e ex-alunos para comemorar os 75 anos de existência da escola. O anúncio já começou a mexer com os ex-alunos nas redes sociais, que já criaram grupos para tratar do evento e também para relembrar o período em que estudaram na instituição. Destes grupos surgiu a ideia de realizar prévias do evento, e uma delas será realizada hoje.

*

II – A partir das 19h de hoje, ex-alunos do ginásio Dom Bosco estarão reunidos no Oba Restaurante, na primeira prévia da grande festa que ocorrerá no dia 31 de janeiro, citada na nota anterior. Assim, se você formou seu conhecimento na tradicional escola da Jerônimo Rosado, está convidado a participar da reunião, oportunidade para rever os antigos colegas de classe.

Compartilhe

Uma resposta

  1. GALVÃO BUENO – Há que se dar um desconto, Erasmo. O linguajar do futebol deve ensejar ao máximo o coloquialismo, sob pena de tornar-se modorrento. A expressão “sentiu a coxa” interpreto como “SENTIU A COXA DOER”, uma mera elipse verbal. Já aqueloutra “foi pro chão e caiu” ainda não entendi. Para mim é a mesma coisa. Outra frase pela qual castigaram o narrador Oliveira Andrade “correr atrás do prejuízo” entendi como “correr atrás PARA SE RECUPERAR do prejuízo”. Oração latente: não foi dita, mas, pela ideia que o falante quis passar, cabe lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *