Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

I – Ontem, a versão on-line da Folha de S. Paulo trouxe uma pequena matéria sobre as dez decisões condenatórias em desfavor da prefeita Cláudia Regina (DEM). O que desperta o interesse da publicação é o fato de a prefeita ter sido cassada DEZ vezes e ainda assim se manter no cargo. Chama-a até de Highlander, um fictício guerreiro escocês que tem como uma de suas principais características a imortalidade.

*

II – A matéria da Folha, entretanto, não teve muita repercussão. Tanto é que já não está mais na página inicial do site do jornal. Mossoró volta a ser a terra dos esquecidos.

*

O senador José Agripino (DEM) há muito mostrou desinteresse no governo de Rosalba Ciarlini (DEM). Desde outubro ele afirma que sua prioridade em 2014 será as eleições proporcionais, ou seja, reeleger seu menino, Felipe Maia, para deputado federal.

*

Em Mossoró, as redes sociais servem mais para criar desavenças do que fomentar novas amizades. O inverso do esperado. Muitos radicais atacando severamente aqueles que possuem pensamentos diferentes aos seus. Isso não é bom. A intolerância é característica de grupos rebeldes, extremistas. No geral, o convencimento deve se basear em bons argumentos.

*

Morreu ontem, em Governador Dix-sept Rosado, o aposentado Nicácio Freitas, esposo de dona Alrivete. Bastante conhecido na cidade, seu Nicácio trabalhou por vários anos na agência local do Banco do Brasil. Morreu de causas naturais. O sepultamento será às 8h.

*

O ex-ministro José Dirceu aguarda a decisão da Justiça sobre o pedido de permissão para trabalhar como gerente num hotel. O próximo pedido será para atualizar seu blog. A imprensa não aceita que o ex-ministro trabalhe, nem atualize blog, nem nada. Queriam vê-lo esquecido numa masmorra em meio a ratos e uma única fresta de luz.

*

Governador Dix-sept Rosado também registrou no fim se semana o falecimento de Francisco Dorimar de Freitas, 45 anos. Candidato a vereador em 2004, Dorimar era uma liderança na região rural onde morava, que compreende os sítios Rancho do Povo, Bonsucesso, Riachão, entre outros. Há alguns anos ele vinha enfrentando problemas com o alcoolismo. O PMDB local publicou nota lamentando seu falecimento.

*

A Globo Livros pagou R$ 200 mil para ter o direito de publicar no Brasil a autobiografia do enigmático cantor Morrissey, ex-vocalista da banda inglesa The Smiths, de muito sucesso nos anos 80. O estilo de Morrissey influenciou artistas no mundo todo, entre estes o brasileiro Renato Russo, o qual sempre dizia que o cantor inglês era sua inspiração maior. Sua autobiografia é atualmente o livro mais vendido na Inglaterra.

*

O trânsito mais 1,24 milhão de pessoas por ano, o equivalente a seis Guerras do Iraque. O país onde o trânsito mais mata é a República Dominicana, com 41 mortes por cem mil habitantes. O Brasil está em oitavo lugar na lista, com 22 mortes por cem mil habitantes.

*

Sobre o programa Mais Médicos, que traz profissionais de outros países para atuar no Brasil, amoldo-o a uma conhecida frase do líder chinês Deng Xiaoping: “Não importa se o gato é preto ou branco, mas , sim, se ele mata o rato”.

*

I – Hoje, um frango pesa em média 2,63 kg. Em 1925 esse peso era 1,14 kg. O tempo até o abate também sofreu grande alteração, de 112 dias, no passado, para os atuais 47 dias. Diferentemente do que imagina a população, os frangos não recebem hormônios para crescer, mas sim antibióticos. Hoje, o brasileiro come mais frango do que boi.

*

II – Quando tratamos um frango em casa, geralmente enviamos para o lixo muitas sobras, geralmente pele, gordura, pés, cabeça, cartilagem e vísceras. A indústria, todavia, utiliza tudo isso para fabricar mortadela, salsicha. Agora você já sabe de que é feita a mortadela de frango da Mônica, por exemplo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *