Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

 

Foi grande o oba oba causado pela posse de Barack Hussein Obama como 44º presidente dos Estados Unidos da América. Os telejornais mostraram aglomerações mundo a fora de esperançosas pessoas que assistiam e não raro choravam com a cerimônia na Casa Branca. Muitos apontavam a posse do segundo presidente negro nascido nos EUA como o início de uma nova era, uma era de paz entre as nações, de valorização da diplomacia, de diminuição das desigualdades sociais etc. O mundo aposta todas as fichas no novo presidente americano, parece até que estamos diante do Messias. A verdade, entretanto, é que não há possibilidade de o mundo mudar num crepitar de dedos. Por mais que Obama esteja bem intencionado devemos nos conscientizar de que muitos problemas mundiais são estruturais, culturais e conjeturais, os quais são impossíveis de serem resolvidos em poucos anos. Vamos devagar, pois correr cansa. Deis tempo ao tempo.

02 – TIO COLORAU ENTERTAINMENT – Em Promessas de um Cara de Pau *** (2008), um pai solteiro, entregue às bebidas e bastante irresponsável, passa a ser o homem mais cortejado dos EUA depois que a eleição para presidente dá empate e seu voto, que não fora computado, passa a ser decisivo. Com Kevin Kostner.

No policial Perigo em Bangkok **** (2008), um matador profissional é contratado para matar quatro pessoas em Bangkok. Como parte de sua missão ele deve contratar um ajudante, o qual teria de ser morto ao final, no entanto, o matador cria laços afetivos com ele que o impedem de cumprir integralmente o acordo, o que lhe causará sérios problemas. Com Nicolas Cage.

03 – CONTADOR DE HOMICÍDIOS – N.º 05: Francisco Euderlândio Damásio, 28, assassinado nas proximidades do motel Atenas. N.º 06: Jair de Lima Ferreira, 54 anos, assassinado no bairro Dom Jaime Câmara.

04 – LANÇAMENTO EM FELIPE GUERRA – Amanhã, 22 de janeiro, o cantor Genildo Costa lançará seu disco, Cores e Caminhos, na cidade de Felipe Guerra. O evento contará com as participações do poeta Antônio Francisco e da dupla Guido e Denílson. Uma imperdível opção de lazer e cultura.

05 – HÁBITO – O “nunca antes na história deste país” está para Lula da Silva assim como o “eu digo sempre” está para o diretor do Tarcísio Maia, Marcelo Duarte.

06 – INDEPENDÊNCIA NÃO – A Constituição Federal preceitua que os poderes devem ser harmônicos e independentes entre si, mas não é bem isso que o presidente Lula da Silva quer. O barbudo de Garanhuns quer um Senado subserviente, estilo lagartixa. Logo ele…

07 – INDEPENDÊNCIA NÃO 2 – O nosso conterrâneo Garibaldi Filho (PMDB) foi cair na besteira de seguir a Constituição Federal e se deu mal. Particularmente, jamais esperaria que um experiente político fosse imaginar que um defensor das regras constitucionais tivesse vez neste Florão da América.

08 – GILMAR MENDE$ – O promotor de Justiça José Carlos Blat, de São Paulo, está “bege” com a desfaçatez do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal. Segundo Blat, o STF tem reiteradas vezes negado pedidos de habeas-corpus com base na da Súmula 691, que impede o órgão de analisar casos que ainda dependem de sentença no STJ. A regra, todavia, não foi considerada no caso do “mensaleiro” Marcos Valério, que ganhou a liberdade através de uma canetada do ministro Gilmar Mendes. No Brasil é assim: se o sujeito é pobre, aplica-se aquela regrinha que está ali, mas se for rico, esquece-se a tal da regrinha. Oh, Deus! Não sei se me mato ou se me suicido. E vamos todos para a Moldávia.

09 – LUÍS GOMES – O blogueiro João Moacir, de Taboleiro Grande, quer saber se havia algum luisgomense na cerimônia de posse de Barack Obama. Alguém ai duvida?

10 – TRANSPARÊNCIA – O Banco do Brasil informa, através do seu site, os repasses feitos às prefeituras conveniadas, tudo detalhadamente. Ao visitar a página você fica sabendo, por exemplo, que a prefeitura de Governador Dix-sept Rosado recebeu, nesses primeiros 20 dias do ano, a quantia de R$ 657.432,10. Já a prefeitura de Mossoró recebeu R$ 7.891.611,88. Faça a pesquisa em relação ao seu município e saiba detalhadamente todas as receitas municipais. Inseri um link ai ao lado, mas é necessário que você insira um “s” após o “http” para que o site seja exibido.

11 – OBAMA É O SEGUNDO – Joseph Jenkins Roberts, filho de uma ex-escrava negra, nasceu na Virgínia (EUA), em 1847. Aos 32 anos ele se tornou presidente da Libéria. É, então, o primeiro presidente negro nascido nos EUA.

12 – AREIA BRANCA –  A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) esteve com dirigentes da Caern, do Detran, da Emater, da Fundação José Augusto e do Dnit. Os encontros realizaram-se nos últimos dois dias, na companhia do prefeito Manoel Cunha Neto, o Souza, com o objetivo de reivindicar investimentos para Areia Branca.

A principal solicitação foi levada ao presidente da Caern, Clóvis Veloso, a quem demonstraram a urgência de se perfurar um poço profundo para regularizar o fornecimento de água da cidade. O sistema atual, montado em 1972, é precário e não atende às necessidades surgidas com o desenvolvimento urbano.

A Caern recebeu ainda apelos no sentido de solucionar o desabastecimento na comunidade de Pedrinhas, problema que se arrasta há bastante tempo, bem como no sentido de viabilizar as ligações hidráulicas das 68 residências do conjunto Pastor Juscelino Cavalcanti, que vem sendo construído pela prefeitura.

Outro tema atrelado ao crescimento municipal, este debatido com o diretor do Detran, Carlos Teodorico Bezerra, é o projeto de ordenamento do trânsito, que poderá ser elaborado ainda em 2009. Além disso, Bezerra comprometeu-se a tomar providências para tentar reduzir o número de acidentes no carnaval.

Ainda no tocante ao trânsito, Larissa e Souza estiveram no Dnit, pleiteando a duplicação da entrada de Areia Branca. Depois, na Emater, trataram da construção de um abatedouro e, na Fundação José Augusto, receberam do presidente, Crispiniano Neto, previsão de que a obra da Casa da Cultura será iniciada até julho.

Ouvindo TE ESTOY BUSCANDO, com OZOMATTI, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *