Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

5

Abaixo, texto que minha querida e amada irmã, Vanusa Carlos, escreveu no Facebook sobre a casa dos nossos avós, em Frutuoso Gomes, onde vivemos muitos bons momentos. Segue:

 

Lembrança da casa dos meus avós, Agrário Carlos e Helena Monteiro Carlos, na cidade de Frutuoso Gomes. Foto tirada com a casa já em ruínas.

De férias em férias, fui muito feliz nesta cidade.

À luz de lamparina e lampião, à noite o divertimento era sentar à calçada, onde surgiam muitos assuntos, e muitas risadas, brincadeira de roda e procura aos vagalumes. Que tempo bom! Acordar logo cedo ao som do galo cantando, o chocalho da vaca fazendo seu barulho rotineiro, avisando que mais um dia começava.

Banhos de açudes, passeio nas hortas da minha avó, muito bem cuidadas, frutas colhidas do próprio pé: mangas, goiabas, pinhas, caju, cajá e por aí vai. Se quisesse comer uma galinha, pegava no chiqueiro, fresquinha, fresquinha. Hoje vivemos com novos recursos, mas sentimos muita saudade e falta desta vida simples!

Nota: Parabéns pelo texto, mana. Uma das minhas lembranças mais remotas é de minha avó me levando para a horta dela (eu tinha 06 anos). Mas também me lembro do nosso avô, sempre muito arrumado e cheiroso, lembro-me do fogão de lenha, do cheiro de mato, das viagens de trem, da vista de toda a cidade que a casa proporcionava etc. Uma pena que perdi meus avós tão cedo, mas nossa mãe traz consigo toda a história desta família tão grande e com tantas histórias. Obrigado pelo texto.

Compartilhe

5 respostas

  1. Lê quéim qué – 281 (padrão fifa KKKKKKKKKKKKK)

    Eita djabo, tô só o caco de tanto rebuliço que fiz ontem na Noite Amarela. Amanheci vomitando verde. Tadin do figado KKKKKKKKKKKKKK As 4 da manha ja estava na Cobal comendo mão de vaca.
    Carnaval assim, só a cada quatro anos KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ne não?

    Mas vou logo avisando: Comprei o pé de mamão por 50 “real”, já arranquei o danado, já ensaiei as coreografias com ele nas costas e estou pronto para descer a Av Presidente Dutra em grande estilo na noite de hoje.

    Mas tão dizendo por ai que vai ter BOMBA por la. Não sei que danada de bomba é essa.

    Ollllhi, se não der certo o meu desfile, eu prometo enfiar o pé de mamão (cheio de mamão verde e escorrendo leite), no Orifício Circular Corrugado do primeiro que encontrar pela frente.

    O esforço que fiz tem que valer a pena.

    Ooooolhi, o vereador Flavinho já me ligou dizendo que o modelito que ele usou ontem a noite, vai ser fichinha diante do meu look.

    Vejam a foto do Flavinho

    https://pbs.twimg.com/media/BmglFGBCQAAl8Np.jpg

    Cês pensam que eu tô brincando, é? Piai a foto flagrante no momento em que eu fazia pose ao lado da “fantasia”, digo, do pé de mamão.

    http://sitiodopicapauangolano.files.wordpress.com/2011/12/papaias-plantas-com-fruta.jpg?w=640

    Agueeeeeeeeeeenta coração KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    éééééééé Mossoró ô num éééééééééééééééé………

  2. Seu relato é bastante parecido com o meu pois acontecia de maneira semelhante só que em Upanema terra onde nasci neto de Manoel Carlos vindo daquelas bandas quem sabe somos até parente foi um momento singular de felicidade em minha vida parabéns portanto.

  3. Meu caro, esta foto, igualmente me fez vivenciar sessão nostalgia e me emocionar, pois como você passei varias ferias e finais e semana memoráveis da minha infância nessa casa, à época, agradável e acolhedora…

    Não esqueça, que sua avó…MADRINHA HELENA juramente com seu avô PADRINHO AGRÁRIO, eram, respectivamente, minha madrinha e meu padrinho de batismo.

    Abraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 73187.

  4. Lê quéim qué – 282 (padrão fifa KKKKKKKKKKKKK)

    19:35, o Programa, Boca Reporte, abre o link para um flash ao vivo com o seu presidente, Boca De Xafurdo, ao vivo e a cores e via embratel de algum ponto do País de Mossoró.

    – Boca De Xafurdo, o link tá bem “arreganhadin” pra você.

    – Boa noite caros ouvintes. Nesse momento estou em frente a Padaria Izamar, onde já é grande a movimentação de foliões, carros alegóricos e palhaços. Muitos palhaços. Conforme prometido, estou chêi de cana e carregando nas costas um enorme pé de mamão. O leite tá escorrendo feito a bexiga, mas eu tô ligando pra porra nenhuma. A palavra de ordem aqui é se divertir KKKKKKKKKKKKK

    Ao meu lado, 5 Ursos, sendo 2 do Papôco e 3 dos Teimosos. A alegria, minha gente, é geral e o povo num quer nem saber quem é o candidato.

    Há pouco tempo, eu fui entrevistado ao vivo pela da TV Bahia, e o reporte me falou que é mentira quem disse que o carnaval fora de época foi inventado na Bahia KKKKKKKKKKKKKKKKK

    Perai que tá passando um paredão de som aqui e o barulho, caros ouvintes, é infernal. Escutem ai….

    ♫ Os Palhaços são 40
    ♫ Os abestaiados também é 40
    ♫ Os Doidos também é 40
    ♫ Os Analfas também é 40

    Vocês ouviram a carniça? É o mundo todo (???) cantando a musica do 40.

    Vocês não prestem atenção a minha voz porque, há pouco, caiu leite de mamão verde em minha boca e parece que o danado entrou nos “grugumis” e eu tô tossindo feito a mulesta da cachorra. Ate a minha gargalhada ta saindo a prestação. Piai, KK K KKK K . Ouviram?

    Mas a festa continua e eu não sei se vou aguentar a chegar a ponte nova. Escolhi o maior pé de mamão e me estrepei todim.

    Estou agora em frente ao Posto de Ceguin e agora é que o nó vai ser dado. O grupo de Força Tática e Móvel, Os Tigres da Baxinha, acabam de chegar e já começam a revistar todo mundo.

    Olhando pelo alto, da pra ver que o povo do Macarrão, Barrocas, Santantóin, Favelas do Cachorro Assado, Pixirriu, do Fio, Forno Véi e Malvinas, atenderam ao apelo e estão todos por aqui.

    Acaba de chegar um ônibus lotado procedente do loteamento 3 Vinténs.

    Muitos fogos estão pipocando agora. Vou procurar saber quem ta chegando e volto já

    XiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiissssssPOU! XiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiissssssPOU!

    Já sei do que se trata. O São Camilo liberou mais de 50 internos para participarem da festa. Todos cantam sem parar:

    ♫ O São Camilo também é 40
    ♫ Quem toma chá de pedra, também é 40
    ♫ Quem joga banda de tijolo na cabeça dos outros, também é 40
    ♫ Agente come merda e rasga dinheiro, mas também é 40

    LOUCURA, LOUCURA, LOUCUUUUUUUUUURA

    Voltarei daqui há pouco com maiores informações diretamente dos bastidores do Maior Carnaval Fora de Época do braziu ziu ziu

    Cambio final.

  5. Lê quéim qué – 283 (padrão fifa KKKKKKKKKKKKK)

    20:00 hr, Interrompemos mais uma vez o Programa, Boca Reporte, para abrir novamente link para um flash ao vivo com a esposa do presidente, Exma Sra, Boca De Caçapa.

    – Caçapa, o link tá escancarado para V Excelência.

    – Boa noite, meu povo. Estou aqui no Alfredo Simonete, em cima do caminhão que transporta a Ala Moça “Furadas” do Assentamento Maisa.

    Posso ver daqui varias autoridades em cima do Andor Oficial. Muita gente gritando…… aplaudindo…….muita gente com galhos e bandeiras verdes nas mãos….outros dando dedadas nas gatinhas ….muitas duplas de motoqueiros buzinando…parece ate que é um enterro Ki ki ki ki ki ki

    Pas brr truuu criiii maaaaa iiiiiii xiiiiiiiiiiiiiiiiiii loc xiiiiiiiii bloc bloc bloc zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz xiiiiiiiiiiiiiii

    – Alô Boca De Caçapa, aqui é o estúdio. Parece que aconteceu um probleminha com o seu microfone. A imagem esta excelente, mas o áudio tá uma bosta. Vamos interromper a transmissão e chamaremos Senhora em outra oportunidade.

    – Xxxiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii TA ME OUVIN xiiiiiiiiiiii DO???? xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    – Não adianta insistir Dona Caçapa. Esse microfone foi o que Boca De Xafurdo comprou hoje no Vuco Vuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *