Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

No último sábado à noite a banda Biquíni Cavadão se apresentou na vizinha cidade de Tibau. Os músicos ficaram hospedados em Mossoró, onde chegaram ainda na sexta-feira à noite. Com o dia praticamente livre, o cantor Bruno Gouveia quis conhecer um pouco de Mossoró. Saiu do hotel no sábado à tarde e perguntou como chegaria ao Memorial da Resistência. Sua intenção era ir a pé, mas foi desaconselhado pelo informante em razão da distância. Assim, ele usou os serviços de um mototáxi para chegar ao local, onde conheceu um pouco da história da invasão do grupo de Lampião a Mossoró. Após tomar um cafezinho por lá, voltou a pé para o hotel. No trajeto ele viu um curioso salão de beleza que tinha a placa de cabeça para baixo. Os relatos foram feitos no blog do cantor, onde ele também comentou sobre as apresentações em Tibau.

Transcrevo abaixo os relatos escritos pelo cantor:

Curiosidades deste Brasil

Mal caminhei alguns metros do hotel onde estava hospedado em Mossoró, me deparei com este incrível salão de beleza cujo outdoor fora colocado de cabeça pra baixo. Como assim? Não é possível que o cara que tenha instalado os dois painéis não tenha percebido isto! De fato, foi a pedido da dona que alegou: “assim, todo mundo vai parar para ver”. Tentei argumentar que se eu andasse com uma cueca na cabeça, também todo mundo repararia em mim, mas isto não quer dizer que fosse algo bom, mas como ela estava satisfeita, segui adiante. Com certeza, é uma atração turística da cidade.

 Tibau e um dia livre em Mossoró

Desde o reveillon que estamos fazendo a maior parte dos shows com o telão digital. A qualidade de imagem é excepcional e a gente consegue reproduzir um pouco do que é o DVD 80 vol.2. Para que um telão de quase três metros por oito, pesando três toneladas, viaje conosco, temos que investir pesado em pessoal, transporte, logística, e ter muito, mas muito jogo de cintura. Como esta é nossa primeira experiência, tudo se torna aprendizado. Cada cidade nos apresenta uma nova gincana. Às vezes, não dá tempo sequer de testa-lo. Em outros momentos, descobrimos que falta um cabo com conectores que no centro do Rio custa uns 20 reais, mas que ninguém consegue achar na cidade, um que possa ligar o telão de não sei quantos mil reais.

Varamos a noite para chegar em Mossoró, onde nos hospedamos para o show de Tibau. Quando finalmente acordei, era por volta das quatro e decidi fazer um passeio para conhecer o Memorial da Resistência. Um pouco longe do hotel que estava, me disseram. Decidi ir à pé mas, sem saber onde era, ficava difícil. Peguei um moto-taxi e decorei o caminho para voltar à pé. Era longe. Tomei um cafezinho no belo prédio do Memorial e pedi para ver a exposição, mas estava fechada. Só então soube que dentro do memorial estava uma mostra do fotógrafo Ricardo Lopes (bem bonita, por sinal). Tudo sobre Lampião estava na bela praça ao lado. Mossoró tem orgulho de três coisas: ter abolido a escravatura três anos antes da Lei Áurea, ter permitido o voto de mulheres antes de ser oficializado no país, e finalmente por ter expulso o bando de Lampião que, pela primeira vez, não conseguiu saquear uma cidade. A mostra é justamente para se entender o que foi o cangaço, seus anti-heróis, e a complicada história de lutas no começo do século XX na região. Muito interessante. Voltei à pé pela cidade por mais de uma hora e cheguei no hotel a tempo de um banho e sair para Tibau.

Tibau para mim está associado a momentos únicos na minha vida. O dia em que cantei sem voz, a volta triunfante, e agora, meu primeiro show usando aparelho ortodôntico. Uma decisão que poderia ter tomado há pelo menos dez anos! Meu dentista é que me deu o toque, já na gravação do DVD Ao Vivo em Fortaleza. Disse para eu pensar no caso. Eu tinha mil receios: mudança da voz, da dicção, disciplina minha no cuidado… Quando me preparava para a gravação do DVD 80 vol.2, percebi que, se tivesse começado o tratamento logo após a gravação do primeiro, em 2004, já estaria muito melhor para este em 2008. Estou usando fixo apenas em cima, mas daqui a uns meses, terei que usar embaixo também. A dicção não foi afetada, nada do que temia ocorreu e ainda por cima, esteticamente ficou discretíssimo. Ainda assim, tenho que tomar vários cuidados e o maior deles se refere ao microfone. Tomar mais distância do mesmo e evitar pular na galera para que um desavisado não acabe botando todo o trabalho a perder. Vai ser difícil me controlar 

O show de Tibau foi ótimo. Ainda estamos testando 1/3 das músicas que gravamos no dvd. É curioso ver que a galera já tem pedido algumas outras além das que tocamos. É bom ver isto, na medida em que o show ainda está se azeitando. mais cedo ou mais tarde, as incluiremos também. Para o palco, chamamos uma fã que conseguiu a sua entrada no “Hall dos Roderics” de forma inusitada: ela trouxe uma enorme cenoura de pano para dar de presente ao Coelho. Não bastasse isso, a Leana, deu um show à parte. Ao final, recebemos um grande número de fãs no camarim e logo seguimos para um rápido pit-stop no hotel e direto para João Passoa, ou melhor, Cabedelo, mas aí eu conto depois!

Para ver diretamente no blog do cantor, onde há inclusive imagens, clique aqui

 Com apoio da amiga Jhully Freitas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *