Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

I – Nos anos 90, era comum ver quadros de crianças chorando nas salas de estar de muitas casas no Brasil. Era o reflexo de uma moda que havia surgido na Europa nos anos 70/80. Tanto lá como no Brasil, os tais quadros começaram a ser considerados malditos. Surgiram muitas lendas urbanas atacando as obras. Uma delas dizia que as casas que tinham o quadro estavam suscetíveis a incêndios misteriosos.

*

II – As obras, em sua maioria, foram feitas pelo pintor italiano Giovanni Bragolin. Ele criou a série para ganhar dinheiro, e não em razão de um pacto com o diabo, como dizia a lenda. Os modelos eram crianças de Veneza, que ele abordava em escolas e parques, e sempre as desenhava com o consentimento dos pais. Não se tratava de crianças órfãs.

*

No Século 15, na Europa, acreditava-se que beber o sangue de menstruação de uma virgem curava cálculos renais.

*

Há uma diferença entre os termos pirata e falsificado. O produto pirata é original, mas vendido sem o pagamento dos direitos autorais e demais tributos; já o produto falsificado é uma imitação do original, vendido bem abaixo do preço de mercado.

*

Na Alemanha da Idade Média acreditava-se que cerveja misturada com gordura de gente morta curava câimbras, dores musculares, reumatismo e feridas expostas.

*

O advogado Evânio Araújo é figura constante nos programas de rádio da cidade, sempre dando suas opiniões fortes e destemidas. Além de participar costumeiramente dos programas policiais da RPC, hoje ele deu uma “palhinha” no Cidade em Debate, programa apresentado por Carlos Cavalcanti e Rosenberg Estevão na rádio Rural. Como sempre, Evânio Araújo fez comentários sem maquiagem.

 *

Especialistas do Século 18 acreditam que o suor de alguém que agonizou até a morte tinha grande poder de cura, pois nele continha todas as energias do falecido. Era usado para todos os males.

*

Domingo começa a final do Campeonato Carioca de 2015. Vasco x Botafogo se enfrentarão às 16h em jogo de ida. A partida de volta será no dia 03 de maio, no domingo seguinte. Curiosamente, ficaram de fora da final os dois clubes que estão em pé de guerra com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), Flamengo e Fluminense. Mas deve ser apenas coincidência.

*

Em 50 a.C., Celtas gargarejavam urina com o intuito de clarear os dentes.

*

I – O campeonato potiguar está acabando. Novamente as equipes de Mossoró decepcionam, encerrando a competição nos últimos lugares da tabela. Começará agora mais uma longa temporada de inatividade do Potiguar e Baraúnas.

*

II – Novidade no futebol local é a participação do Mossoró Esporte Clube na segunda divisão do Campeonato Potiguar. Há, desta forma, possibilidade de a equipe participar da primeira divisão no ano que vem, repetindo assim feito ocorrido nos anos 90, quando o time participou do grupo de elite do futebol potiguar, junto com Potiguar e Baraúnas.

*

Na Inglaterra do Século 19 acreditava-se que cortar a língua pela metade curava a gagueira. O procedimento era feito sem anestesia. Hoje em dia a hemiglossectomia só é aplicada em pacientes com câncer oral.

*

Após ser atacado por abelhas, o médico austríaco Philip Terc notou que as dores causadas pelo reumatismo diminuíram. Daí surgiu a apiterapia, tratamento a base de picadas de abelhas, indicada para várias doenças, entre as quais artrite, tendinite e até herpes.

*

O comércio da maconha passou a ser proibido no Brasil em 1930. Antes disso ela era vendida livremente em tabacarias, sob o nome de “cigarros índios”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *