Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

HOMICÍDIO – No final da tarde dois homens numa Honda Pop (para variar) assassinaram a tiros, num prédio localizado na Presidente Dutra, o agiota Leonardo Coelho, de 62 anos. A vítima chegou a ser socorrida com vida, mas morreu ao dar entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia.

 

 

QUEDA – Por volta das 14h30 o pintor Lailson Gurgel caiu do 14º andar de um prédio residencial em fase de acabamento localizado ao lado do Fórum Desembargador Silveira Martins.

 O SAMU foi acionado mas os paramédicos não conseguiram reanimar o funcionário, que acabou morrendo no local, aos 19 anos.

Pelas primeiras informações, a corda que segurava o cinto de segurança rompeu quando Lailson trabalhava na parte exterior do prédio.

 

“Ter cem amigos é pouco; ter um só inimigo é muito” (Pensamento árabe)

 

01 – NOTÍCIAS: INTERNET PASSA JORNAIS [E VAI PASSAR TV] – Entre 2007 e 2008 as notícias dos jornais ganharam 1% de audiência, as da tevê perderam 4% e a internet – como fonte de informação – ganhou 16%. Os totais de audiência, somados, passam de 100% porque a resposta é de escolhas múltiplas. De seu pico, em 2002, a tevê perdeu 12 pontos; do pico de 2003, o rádio perdeu 15 pontos. Por outro lado, de sua base de 2001, que é quando banda começa a se tornar realmente disponível para a internet nos EUA, a audiência para notícias, na rede, saiu de 13 para 40 pontos. Sinal dos tempos.

Mas mudança ainda mais radical já é percebida na faixa etária entre 18 a 29 anos. Nela, a internet já empata com TV como principal fonte de informação, enquanto rádio, jornais e revistas estão muito atrás. Para os mais jovens, a tevê perdeu 11 pontos entre 2007/8 e a internet cresceu 25 pontos. Isso pode ser resultado do interesse despertado pela campanha eleitoral americana, com o time vencedor usando a rede ostensivamente e atraindo, para lá, uma grande parcela dos mais jovens… ou vice-versa: o fato dos jovens estarem na rede fez o time de Obama levar boa parte da campanha para lá e, com isso, quem já vivia a campanha, na rede, acabou vendo as notícias sobre a eleição e outras por lá mesmo. E pode ser uma combinação –definitiva- dos dois fatores.

Estes resultados estão em linha com dois textos recentes deste blog, um sobre o destino [quase certo] dos jornais de papel, de 2 de dezembro passado, quando falávamos de mais de 13 mil jornalistas e pessoal auxiliar demitidos nos EUA, no ano, até então. Nos últimos dias de 2008, mais 2 mil perderam o emprego levando a mais de 15.500 demissões no setor, nos EUA, em um único ano. No primeiro mês de 2009, quase 1.000 jornalistas e assistentes já foram demitidos por lá. É como se toda uma era, incluindo a dos grandes jornais, estivesse chegando ao fim, com ícones como o New York Times e o Chicago Tribune em vias de passar, também, para a história. O outro texto era sobre o crescimento da publicidade na internet, no Brasil, que vem aumentando aí pelos 45% por ano, ritmo no qual deve passar rádio em 2009, depois de já ter empatado, em 2008, com TV por assinatura. E o total do investimento em propaganda, por sinal, deve cair na soma de todos os meios à medida que a internet cresce… como diz Jeff Zucker, da NBC, a revolução da informação é a transformação de dólares analógicos em centavos digitais.

E no Brasil, quando é que veremos coisas como o PEW está descobrindo nos EUA? Sem contar com mais e melhores pesquisas sobre comportamento na internet, pra começar, precisamos de muito mais banda e universalização. Outro texto publicado aqui no blog, em setembro, relatava uma pesquisa da universidade de Oxford onde o Brasil aparece no honroso terceiro lugar… de baixo pra cima, em uma lista de 42 países, quando o assunto é qualidade da banda larga. Ainda precisamos descobrir, por aqui, que quem não tem banda larga [mesmo] não tem internet.

Logo depois, precisamos fazer a tal banda chegar em todos os lugares e à vasta maioria das pessoas no país, especialmente os locais mais remotos e à gente mais necessitada. Feito isso, não vai dar outra: vai rolar por aqui o que está ocorrendo no mundo inteiro e iremos todos, e de uma vez por todas, para a internet, inclusive o rádio, jornais e tevê, com muito maior contribuição, colaboração e controle do que se chamava de audiência, no passado, e que hoje se torna, onde há banda para todos, uma multitude de comunidades, criativas, participativas… (Extraído do blog de Silvio Meira)

 

02 – ESPN – Um equipe da ESPN Brasil esteve no último fim-de-semana em Mossoró fazendo uma matéria com integrantes da equipe do Potiguar. O material será exibido durante a Copa do Brasil, num especial que mostrará os aspectos econômicos e sociais das cidades-sede dos times que concorrem ao título.

 

03 – ORGULHO DO MENDIGO – “Um maltrapilho dos arredores de Madrid pedia esmolas com grande dignidade. Um transeunte lhe disse: não tens vergonha de exercer essa infame atividade quando podes trabalhar? “Senhor, respondeu o mendigo, peço-lhe esmola e não conselhos”. E, tendo dito isto, deu-lhe as costas com toda a empáfia castelhana. Era um mendigo orgulhoso esse; pouca coisa bastava para ferir-lhe a vaidade. Por amor de si mesmo, pedia esmola; e ainda por amor de si mesmo não permitia que alguém lhe fizesse qualquer reprimenda. (Voltaire).

 

04 – UPAs – Em reunião com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a prefeita de Natal, Micarla de Souza, foi informada que o Ministério da Saúde tem uma linha de financiamento para custeio de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e que a construção de quatro destas unidades deveria ser a saída emergencial para a crise na saúde que vive o município natalense. Segundo o ministro, uma UPA pode ser construída em até 20 dias.

A prefeita se empolgou com a ideia e viaja hoje para a cidade do Rio de Janeiro, onde o prefeito Eduardo Paes lhe apresentará algumas UPAs construídas na capital carioca. 

 

A BELA DO DIA 

 

Charlize Theron, atriz sul-africana que, segundo ela própria, não é muito chegada a banhos. Em recente entrevista disse que já chegou a passar uma semana sem se banhar. Pode ser vista nos filmes Hancock (2008), No Vale das Sombras (2007) e Doce Novembro (2001).

 

 

Ouvindo MAMA LAY SOFTLY ON THE RIVERBED, com MORRISSEY, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *