Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

O Brasil amanheceu com a notícia da prisão do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). É mais um peixe graúdo que vai parar atrás das grades. A operação que o prendeu, denominada Calicute, que tem 38 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisões temporárias e 14 mandados de condução coercitiva expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. São cumpridos ainda 14 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

O ex-governador é acusado de chefiar uma quadrilha que desviou R$ 220 milhões dos cofres públicos em obras realizadas no Estado. A prisão de Cabral é preventiva, ou seja, sem prazo para acabar.

*

Quase diariamente os brasileiros tomam conhecimento de crimes como este, com milhões de Reais sendo desviados dos cofres públicos. Isso mostra como vai embora o dinheiro dos altos tributos que pagamos, valores estes que deveriam ser investidos em saúde, educação, segurança etc.

Há, contudo, quem ache que a culpa de tudo é dos servidores públicos, os quais devem ter os vencimentos congelados e serem ainda mais taxados em seus contracheques.

O desvio anunciado hoje daria para bancar centenas de servidores públicos durante toda a sua vida laboral.

O Brasil precisa se sustentar em três pilares: (i) controle eficaz das receitas públicas, (ii) fiscalização da aplicação dos recursos e (iii) punição exemplar para quem desviar dinheiro.

*

No Brasil é muito fácil desviar dinheiro dos cofres públicos, e é isso que nos torna um país com Saúde precária, Educação deficiente, insegurança, déficit habitacional etc.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Vestido com a blusa do presídio não tem o que tirar de um ladrãozinho safafdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *