Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

20161016_202256_resized

Bora, moléstia, chame o menino que hoje é sexta-feira, dia de celebrar a chuva de Maju com uma boa cerva, tudo na companhia dos amigos, jogando conversa fora, mas também tratando de assuntos sérios. Oportunidade também de descobrir coisas curiosas. Quem saber uma? O genro do poeta mineiro Carlos Drummond, o argentino Manuel Etcheverry, foi o parlamentar que apresentou o projeto de lei que instituiu o voto feminino naquele país. Como você viveu até hoje sem saber disso?

*

Vi esta semana, na Globo News, a repórter dizendo que o presidente Barack Obama estava saindo de férias. Como assim? E ser presidente dos EUA é uma profissão? E essas férias acabam quando? Ele recebe 1/3?

*

Dia desses vi quando um amigo confidenciava pro outro que só dormia nu e armado. Pois diga, e usa o quê como cartucheira? Queria entender como é esta logística de dormir nu e armado.

*

Li esta semana no noticiário nacional que um juiz de Direito tirou R$ 10 do bolso, numa audiência, e ofereceu a uma das partes, que cobrava este valor de um vizinho. O fato me lembrou de episódio semelhante havido em Governador Dix-sept Rosado:

Nos anos 90, um morador da comunidade de Três Marias acionou um vizinho na Justiça cobrando uma galinha. Pra quem não sabe, a comunidade fica distante uns 17 km da zona urbana. Como um processo assim poderia render mais de uma audiência, o oficial de Justiça estava propenso a oferecer uma galinha pro autor, sairia mais barato do que dar várias viagens às Três Marias para intimar partes e testemunhas.

Antes, contudo, de fazer a proposta, o autor foi ao Fórum e pediu desistência da ação. O vizinho pagou a galinha espontaneamente.

*

Quando um relacionamento termina, qual o prazo para que os ex-companheiros engatem um novo compromisso? Certa vez vi na revista VIP uma matéria sobre o assunto. Nesta, o tempo apontado foi de SEIS meses. Semana passada, vi no Facebook uma mulher dizendo que após uma separação o período de “luto” é de DOIS meses.

O assunto divide opiniões, até porque tem gente que não espera nem o relacionamento terminar, e outras que nunca engatam um novo compromisso: as viúvas de homens vivos, ou vice-versa.

Na verdade, são várias variáveis: tempo e tipo de relacionamento, possibilidade de retorno, persistência do sentimento, entre outras. Se for para escolher um período médio, vou de TRÊS meses. Depois deste tempo o retorno se torna mais difícil a cada dia.

*

O que você acha do cara que telefona pro outro perguntando onde este compra seus produtos de higiene pessoal? Isso é coisa de quem vai passear com um amigo numa serra distante… Homem que é homem só usa sabão de coco, seja como sabonete, seja como xampu.

*

Vamos às semelhanças da semana:

erasmo-emery

tomaz-ze

edward-berguinho

*

Vou ali na Banca-Lalá comprar a revista Manchete da semana para ver se eu esqueço.

*

OBS. Colaborou com este post o blogueiro Hermes de Oliveira, do hebdomadário Democratizando a Comunicação.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *