Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

01 – Quando começou a vigorar, em junho de 2008, a lei seca causou grande impacto nos motoristas. Todos temiam ser pegos em blitze. Daí várias foram as soluções adotadas: colocar a companheira na autoescola, ir para os bares de táxi, beber em casa ou num bar próximo etc. O número de acidentes de trânsito diminuiu consideravelmente nos meses seguintes ao da vigência da lei seca. Todas as estatísticas apontavam para um menor número de motoristas embriagados ao volante. A televisão, mostrando dia e noite flagrantes de pessoas sendo presas, contribuiu para que a lei, naquele momento, causasse grande efeito.

Passados sete meses, vê-se que a fiscalização – pouca e aleatória – contribui para que o condutor assuma o risco de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas. Segundo estimativas do engenheiro Jaime Waisman, apenas 0,66% dos motoristas parados em blitze são submetidos ao teste do bafômetro, ou seja, ser pego dirigindo alcoolizado é quase uma loteria.

Diante de tanta fragilidade, a lei deixou de alterar estatísticas. No último dezembro, em São Paulo, o número de acidentes de trânsito foi 39% maior do que no mesmo período de 2007.

Em Mossoró e região, a fiscalização nas rodovias estaduais e nas vias urbanas praticamente não existe. Basta um passeio por nossa cidade aos sábados e domingos para flagrarmos vários condutores dirigindo sob efeito do álcool.

É necessário que haja fiscalização intensa e educação do condutor. Apenas assim os motoristas aprenderão que álcool e direção não combinam.

 

02 – NOVO HORÁRIO – Assim como em todas as zonas eleitorais do Estado, a 57ª (Governador Dix-sept Rosado) passou a funcionar em novo horário. Desde ontem o cartório eleitoral abre à 08h e fecha às 13h, sendo que os servidores ficam até às 15h em expediente interno.

 

03 – CONTADOR DE HOMICÍDIOS – Neste último fim de semana o número de homicídios em Mossoró saltou de nove para doze. A primeira vítima, já na sexta-feira à noite, foi Janine Katiúscia Florêncio Alves, 30, assassinada no bairro Bom jardim. Já no sábado à noite chegou a hora de Luciano Nogueira da Silva, 15, assassinado na sua frente de sua casa. Por fim, na madrugada do domingo para a segunda o operário braçal Francisco Luciano da Silva, 23, foi alvejado e morto num bar localizado no bairro Paredões.

 

A violência continua desenfreada em nossa cidade, numa clarividente desídia do poder público em relação aos jovens e aos viciados em drogas. É como se os animais perigosos do zoológico tivessem fugido por irresponsabilidade de quem deveria tratar deles e zelar para que não abocanhassem pessoas inocentes. Os leões e tigres estão soltos por ai e a qualquer instante podem atacar. Ao cidadão cabe rogar a Deus para não ser a próxima vítima.

 

04 – CONHEÇA SEUS DIREITOS – A edição de amanhã do programa Conheça seus Direitos (TV Mossoró, às 20h das quartas-feiras) trará o advogado Antônio Pedro, que tratará dos direitos dos empregados de empresas terceirizadas da Petrobrás, as chamadas “prestadoras de serviços”. Na apresentação, o juiz de Direito Herval Sampaio Júnior.

 

05 – DESIGUALDADE – Ao ler as três últimas edições do Jornal Oficial do Município (JOM), percebe-se a grande vantagem que tem o prefeito que concorre à re-eleição. Em cada uma das edições há centenas e centenas de pessoas contratadas para exercer cargos de chefia, direção e assessoramento, os chamados cargos comissionados e de confiança, que não precisam de concurso público, mas que podem ser exonerados a qualquer momento.

Durante a campanha, cada um destes servidores e toda sua família trabalharão com afinco para a re-eleição do candidato, a fim de manter a “boquinha”.

Além deste aspecto quanto aos cargos, há também os prestadores de serviços, as verbas públicas etc.

Enfim, uma vantagem que torna a campanha totalmente desigual.

 

06 – CRACK – Pequenas pedras de formatos irregulares, fumadas em cachimbos na maioria das vezes improvisados. O crack é uma mistura de cocaína em pó, convertida em alcalóide pelo tratamento com amônia ou bicarbonato de sódio. Recebeu este nome porque faz um pequeno estalo na combustão quando fumado. O efeito do crack dura, em média, cinco minutos, mas o resultado é devastador, pois os pulmões absorvem quase 100% da droga inalada. As primeiras reações do crack são uma euforia plena, que some repentinamente depois que o “barato” da droga passa, seguida por depressão, inquietação e ansiedade. Por isso, as pessoas sentem um desejo incontrolável de usá-la novamente, para manter o organismo em ritmo acelerado, prolongar o prazer e afastar os sinais desconfortáveis da abstinência. Tudo isso, no entanto, favorece uma rápida dependência física.

O grande desafio do tratamento é manter o paciente motivado a permanecer abstêmio, e para isso ele deve evitar o álcool – que é um frequente gatilho para o consumo do crack – e mudar o seu estilo de vida.

Os efeitos produzidos no usuário são basicamente iguais ao da cocaína, porém, muito mais intensos. Causa irritabilidade, depressão e paranóia, algumas vezes levando o usuário a ficar violento. Afeta a memória e a coordenação motora, provocando um emagrecimento acentuado, debilitando o organismo como um todo. Atualmente é a droga que mais causa devastação no organismo do usuário.  

 

07 – TRABALHO, NÃO – Se em verdade é grande o desemprego em cidades do país como Mossoró, também é verdade que muitos desempregados não querem trabalhar, embora tenham capacidade física para isso, preferindo perambular para pedir dinheiro a terceiros. Há poucos dias, uma senhora aparentando 30 anos bateu à porta da casa de minha mãe para pedir uma ajudinha. Mamãe, que havia acabado de almoçar, perguntou se a pedinte não queria lavar a louça do almoço e por isso ser remunerada. Ela então sapecou: “Se não quiser dar nada não dê, mas não humilhe não”. Pode um negócio desses? Desde quando oferecer um serviço é humilhar alguém?

 

Ouvindo BREATH OF LIFE, com ERASURE, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *