Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

15379-1

Após castigar o sertanejo nordestino por cinco anos, a natureza resolveu dar um agrado no último fim de semana. Foram registradas chuvas em todos os municípios do oeste potiguar, com destaque para Umarizal e Mossoró, que registraram índices pluviométricos de 216mm e 198,2mm, respectivamente.

Com as chuvas, muitos reservatórios já “tomaram” água, o que enche de alegria o homem campesino. Barragens já sangram. Que alegria! Só quem conhece de perto a realidade do homem que mora e tira seu sustento do campo consegue dimensionar tal felicidade.

Ainda não se pode dizer que teremos um bom período chuvoso. A previsão meteorológica a longo prazo é tão incerta que nem deveria existir. A fé inabalável do homem campesino é mais crível. Torçamos que a natureza nos continue carinhosa em 2017.

*

A Emater começará no próximo dia 20 a distribuição de 645 toneladas de sementes aos 48 mil agricultores cadastrados. É plantar e ter fé.

*

Em Mossoró, a chuva trouxe alguns problemas na zona urbana, como água invadindo lojas e registro de ao menos um condomínio alagado. A culpa, claro, não é da natureza, mas do homem, que entope os bueiros por onde a água escoa e que constrói em áreas impróprias. Um trabalho para a Defesa Civil. E por falar em Defesa Civil, o órgão não tem trabalho preventivo? Só ouço falar na sua atuação quando os problemas já se evidenciam.

*

A prefeitura de Mossoró quitou no último dia 11 o restante da folha de pagamento de novembro de 2016. No próximo dia 22 a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) deverá anunciar a data para o pagamento da folha de dezembro de 2016, ainda em aberto. A quitação é fácil de ser cumprida, vez que a prefeitura está com mais de 50% dos cargos comissionados ainda vagos, o que diminui sobremodo as despesas com o funcionalismo.

*

As penas pecuniárias aplicadas aos acusados de cometerem crimes de menor potencial ofensivo podem ser uma excelente fonte de renda para entidades com fins sociais. Se você é diretor de uma dessas entidades procure o Juizado Especial Criminal de sua comarca e veja o que é necessário para fazer o cadastro.

OBS. A Lei dos Juizados Especiais prevê a conversão da pena de prisão em penas pecuniárias (em dinheiro), as quais devem ser revertidas para entidades que prestam serviços à comunidade.

*

Amanhã, às 19h15, o Baraúnas recebe o América no Nogueirão, em jogo válido pela 6ª rodada da Copa Cidade do Natal. A equipe da FM 95 vem se destacando nas transmissões. Amanhã a narração ficará a cargo do efusivo Carlos Cavalcanti. Todos com o radinho ligado.

*

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e do IBGE, 50% da população do estado do Maranhão recebe do Programa Bolsa Família. É o estado da nação com a maior percentagem de beneficiários do programa. O Rio Grande do Norte está em 12º lugar, com 1,2 milhão de beneficiários (36%). A unidade da federação menos dependente da ajuda estatal é Santa Catarina, com 520 mil beneficiários, apenas 8% da população total.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *