Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

relaxar-depois-de-um-dia-de-trabalho

E começa hoje o período de Momo, quatro dias e meio para o brasileiro se divertir, extravasar, correr atrás de trio, de paredão, reunir a turma etc., mas também quatro dias para curtir o ócio, para louvar ao Senhor Jesus Cristo, para assistir a filmes, ler. Você decide o que fazer de suas próximas 108 horas.

Qual decisão seja, lembre-se que há vida pós-carnaval, que você tem mãe, pai, companheiro (a) e filhos. Tem também aquelas continhas para pagar, elas continuarão existindo quando a folia acabar.

*

Alguém sabe dizer se haverá algum ataque terrorista ou alienígena ao nosso município? Nestes dias pré-carnaval a pergunta mais feita nas ruas é “pra onde iremos no carnaval”. E temos que evacuar a cidade? Estamos proibidos de ficar em solo mossoroense durante esses quatro dias? O direito de ir (para algum lugar) e vir (voltar deste lugar) se tornou dever e não me disseram?

Quando alguém responde que ficará em Mossoró tem gente que lança um olhar de assustado, como se dissesse: “Você vai ficar para enfrentar os terroristas?”. Ora, bolas…

*

O bispo Marcelo Crivella, atualmente prefeito do Rio de Janeiro, quebrou uma tradição de anos na cidade. Primeiramente, agendou para às 18h de ontem, na Sapucaí, a entrega simbólica das chaves do município para o Rei Momo, evento que costumava ser realizado às 10h na sede da prefeitura. Outra mudança, a mais significativa, foi a ausência do prefeito na cerimônia. Ele delegou a função para a secretária municipal de Cultura.

Mais um prefeito que confunde a pessoa com o cargo. Quem estaria no evento não seria o bispo Crivella, mas sim o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, cidade que promove o maior carnaval do país.

*

IMG_20170224_162229_674

Amanhã e segunda, sempre às 16h, será realizado o CarnaJucas, este ano na vizinha cidade de Tibau. A concentração será na rua do Tubarão, com percurso de 1,6km e chegada no mesmo local da concentração. O abadá – que pode ser usado os dois dias – custa R$ 30.

Tudo está sendo preparado com o maior zelo pelos organizadores João Bosco e Bessa Júnior. Na oportunidade será inaugurado o trio próprio do CarnaJucas. Excelente opção para quem gosta de folia.

*

Já estou esperando as matérias repetidas em todos os carnavais: o bloco “Os Cão” da Redinha, o Galo da Madrugada, o Bacalhau do Batata etc. Neste último vão dizer que é um evento prestigiado por quem trabalhou os quatro dias de folia e patati-patatá.

*

Como estamos num período de folia, de descanso, de alegria, deixarei para depois do carnaval um assunto delicado envolvendo a administração municipal. De qualquer modo, já solto o que diz o art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias:

I -…

II – fica vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa:

a)…

  1. b) da empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

Voltarei com mais detalhes. Caso queiram fazer uma leve pesquisa, de imediato descobrirão que a regra acima, consoante entendimento do STF, vale para o setor privado e público, e neste último caso engloba as ocupantes de cargos comissionados.

*

Ocorrerão hoje as semifinais da Taça Guanabara, assim chamado o primeiro turno do Campeonato Carioca. Fluminense x Madureira jogam às 16h30, e Flamengo x Vasco jogam às 17h. Fla e Flu jogam pelo empate para avançar para a final.

*

Em razão dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro a TV Globo não exibirá este ano a cerimônia do Oscar 2017. O fã de cinema, contudo, não ficará desamparado. O canal TNT exibirá o evento ao vivo a partir das 21h de amanhã (26fev). Por falar nisso, você pode entrar no site do canal e escolher seus favoritos. Eu já escolhi os meus.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Parece que o Flamengo ganhou, pois hoje vi um (=01) único cidadão fantasiado de bandido. A propósito, sabe quem foi o árbitro da partida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *