Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

4

Antes de qualquer coisa, fico devendo o tradicional post da sexta-feira.

*

superfbig_foto_1489120344

Leio no blog de Ismael Sousa (link ao lado), que a Base Integrada Cidadã (BIC) do bairro Ilha de Santa Luzia foi incendiada, e que ela foi a terceira BIC atacada em menos de 24h. Primeiro foi a do Conjunto Nova Vida, igualmente incendiada, e a do Conjunto Abolição, que sofreu alguns tiros.

Na realidade, os ataques estão sendo feitos a sucatas. As bases não estão mais funcionando. Já vinham definhando desde a gestão municipal passada, e a atual abandonou de vez o projeto. Uma pena. Eram boas para a sociedade, por trazer mais segurança, e para os agentes de segurança, que recebiam uma grana extra por integrá-las.

Num momento em que a violência em nossa cidade cresce de forma exponencial, qualquer ação para combatê-la é válida, e qualquer ação que a facilite é reprovável. Uma lástima.

*

Está encravada na cultura do brasileiro a figura do “peixe”, que é aquele amigo ou amigo do amigo que pode facilitar sua vida numa empresa, num órgão público ou em outra situação qualquer, como numa blitz ou numa batida policial.

O brasileiro não mais se preocupa em estudar, se qualificar ou ser um profissional dedicado. A única preocupação é encontrar seu “peixe”. Se numa dada empresa, haverá uma seleção para escolher um novo diretor, tenha certeza que não alcançará o posto aquele que mais for preparado, mas sim o que tiver um “peixe” mais forte. E aquele empréstimo que você propôs ao banco, mas não tem como comprovar a capacidade de pagamento? Fale com o “peixe” que ele resolve. Foi pego numa blitz sem documento do veículo nem habilitação? Fale com o “peixe”. Seu carro imediatamente será liberado. Quer transferir o curso de uma universidade privada para uma pública? O “peixe” existe para estas coisas.

O sujeito que passou a vida estudando, que cumpre os horários e que se dedica mais do que a média será preterido em favor daquele funcionário relapso e preguiçoso, mas que tem a sorte de ter alguém importante que fale por ele.

Na seleção de emprego, não se preocupe com o currículo, pois este pouco influi na escolha, procure saber quem é o sujeito que fará a seleção e então parta para o “peixe”. Infelizmente a realidade é esta e temos que a ela nos moldar. Não adianta fugir. Procure seu peixe.

*

A Secretaria Municipal de Saúde, de Tibau, realiza nesta sexta-feira, 10, a partir das 8h, na Unidade de Saúde Básica (UBS), Maria Irismar Nolasco, ação voltada para pessoas fumantes que desejam largar o vício. A secretaria estará recebendo fumantes para realizar atividades educativas de sensibilização e conscientização, bem como de abordagem mínima e intensiva ao fumante.

Aquele que pretende parar de fumar pode passar por um tratamento medicamentoso, onde terá avaliação do profissional de saúde, juntamente aos usuários e grupos de apoio multidisciplinar.

De acordo com a assistente social Lívia Alves, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), os fumantes que queiram parar de fumar “quando não encontram saída por vontade própria, só é possível através da sensibilização dos dependentes alertando para os riscos de saúde que eles correm e, ao mesmo tempo, incentivando a procurar ajuda para o seu tratamento”, diz Lívia Alves.

A assistente social alerta ainda, que dentre os males acarretados pelo hábito de fumar estão doenças pulmonares, derrames, infarto do miocárdio, entre vários outros tipos de câncer.

“O tabagismo também desencadeia e agrava a diabetes, hipertensão, além de aumentar o risco de a pessoa desenvolva e venha a falecer por tuberculose”, alerta Lívia Alves.

*

A corrupção no Brasil é endêmica, atinge a todas as classes de forma indistinta. Você reclama dos políticos, mas finge uma demissão para poder receber o seguro-desemprego, além de pedir ao novo patrão que só assine a carteira quando o pagamento do seguro acabar.

Você xinga os políticos, mas recebe auxílio-natalidade após forjar uma atividade campesina. A maioria da população só não é corrupta por pura falta de oportunidade. Escrevi “a maioria”, pois ainda temos homens íntegros, mesmo na administração pública.

*

O bom senso é o que há de mais bem distribuído no mundo, pois cada um pensa estar bem provido dele. (René Descartes)

*

IMG_8033_BAIXA

Na tarde de quarta-feira, 8, a Câmara Municipal de Baraúna-RN foi o cenário para o início de uma nova fase na vida de 20 jovens da cidade, que fica localizada no Oeste Potiguar. Os alunos do curso de capacitação Formare, oferecido no município pela MIZU Cimentos, receberam o certificado de conclusão de curso.

O paraninfo da turma e responsável pela implantação do Formare em Baraúna através da MIZU, líder regional de fábrica José Antero dos Santos, falou em seu discurso sobre a satisfação em ver jovens prontos para o mercado de trabalho.

A emissão dos certificados dos concluintes foi feita por instituição federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação, que neste caso é a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Os 20 jovens agora estão graduados no curso de Assistente de Operações de Controle e Manutenção Industrial.

O Formare é um projeto social da Fundação IOCHPE, que atua em 53 municípios de nove estados brasileiros, em parceria com empresas de grande e médio porte. Através deste programa são oferecidos cursos de formação inicial para o mercado de trabalho, que já qualificou mais de 13.000 jovens no país.

*

Outro dia pedi uma caneta emprestada a um advogado e este fez questão de retirar o bocal, disse ele que aquilo era uma tática para que as pessoas devolvessem as canetas. Já noutra ocasião, pedi novamente uma caneta emprestada a um outro advogado e ele me deu uma caneta cor-de-rosa, com um pompom na extremidade e alguns desenhos da Hello Kit. Igualmente ele disse que aquilo era uma tática para que sua caneta fosse logo devolvida.

Ora, não adiantam criar artimanhas, as canetas sumirão e pronto. Acredito na existência de algum buraco negro sob nossas mesas para onde todas elas vão, ou ainda, que todas as canetas são extraterrestres estudando a vida dos seres humanos. Alguma explicação deve ter. Inicialmente imaginei que elas iam para outras mãos, todavia, logo descobri que tal tese é falha, vez que todos veem constantemente diminuídos seus estoques de canetas, nunca há aumento. Particularmente, já tentei várias formas de manter minhas canetas. Já coloquei meu nome nelas, já as amarrei em correntes, já usei a tática do bocal, por último, comprei uma caixa contendo cinquenta unidades, entretanto, após duas semanas, só restavam doze, ou seja, apesar de toda a fiscalização, trinta e oito delas foram para o buraco negro ou então voltaram ao planeta de origem, considerando, neste último caso, que são extraterrestres.

A meu ver, o destino final das canetas é o maior mistério da humanidade.

*

Releases, críticas, esclarecimentos, sugestões, o escambau, podem ser enviados para o e-mail [email protected].

Compartilhe

4 respostas

  1. Muito bom o post de hoje…O chamado “Peixe” tem desvalorizado currículos, experiência profissional e qualificação. Não precisamos nem ir muito longe para vê um exemplo recorrente do “Peixe”…Aqui em Governador há duas gestões que não sabemos o que é um concurso público e nem Processo seletivo, os favores pagos de campanha oferecem cargos que deveriam ser no mínimo ocupados por processos seletivos e não são. Foi assim na Gestão Anax e também agora na Gestão Bolota. Um pena para nós que estudamos, nos qualificamos, fazemos especialização para concorrer e quando chega a hora de contratar o que vemos são pessoas que muitas vezes ainda não tem em mãos nem mesmo o diploma de graduação…Mas…é Brasil…é Díx-Sept Rosado. Presenciamos uma luta do movimento estudantil por Transporte público escolar em nossa cidade, foi bonito de se ver…a classe mostrou que tem garra…mas aí eu me questiono….será que essas pessoas terão oportunidades quando graduados, de concorrer dignamente aos cargos disponíveis no nosso município?O principio da isonomia nos resguarda para isso, mas os gestores burlam leis e usam cargos para pagamento de favores de campanha e é ai que nosso diploma e qualificações só servem para ser engavetados, por que não estava na ala dos “corre atrás”.

  2. Em um passado não muito distante, ”o peixe” era chamado de ”padrinho” e/ou ”pistolão”.

    Aquele edifício onde funcionou o Esperança Palace Hotel é famoso por abrigar ”peixes” especializados em:

    – ”Soltar” motos e carros aprendidos.

    – Evitar que veículos sejam apreendidos em situação irregular.

    – Impedir que algum ”dotô”, endinheirado ou familiares seja preso em flagrante por dirigir embriagado.

    – Furar fila de atendimento em repartições publicas municipal.

    – ”Dar um jeitinho” quando não ”tem mais jeito” caso o eleitor esteja enrolado em alguma repartição publica municipal.

    – Etc, etc e etc.

    Lembrando que por lá tem ”peixe”, e ”peixa” também.

  3. Mais: a grande maioria dos ”comi$$ionados” que assumiram o cargo, foram indicados pelos ”peixes” que habitam o ex hotel da Idalino de Oliveira.

  4. Tio, em toda minha existência nunca consegui utilizar uma caneta até o fim da tinta, prova que a teoria do buraco negro tem procedência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *