Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

blog-1275

Ontem, em entrevista ao programa Meio-Dia Mossoró, na 95 FM, a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) disse que “essas listas de cargos que circulam por aí não tem apenas os comissionados, tem também servidores efetivos designados”.

Não sei a que listas a prefeita se refere, mas afirmo que a lista de cargos comissionados publicada neste blog só contém nomeações de cargos comissionados. As designações de servidores efetivos para funções gratificadas não são incluídas na contagem.

No último JOM, por exemplo, o servidor Boanerges Perdigão foi designado para uma função gratificada. Por se tratar de um servidor efetivo, seu nome ficou de fora da lista. Basta olhar o último post e conferir.

Também são excluídas as nomeações para cargos efetivos, aqueles decorrentes de concursos públicos.

A contagem do blog do Tio Colorau traz, única e exclusivamente, nomeações de cargos comissionados, ou seja, pessoas sem qualquer vínculo efetivo com a prefeitura.

Até agora a prefeita já nomeou 524 cargos comissionados, dos 702 previstos na estrutura administrativa. Já extrapolou e muito a promessa de nomear apenas 50% dos cargos.

*

Falando nisso, é bom frisar que os comissionados só podem ocupar cargos de direção, chefia e assessoramento. Por isso que o Teatro Municipal Dix-huit Rosado tem diretor de figurino, diretor de cenário, diretor de bilheteria, diretor de iluminação, ou seja, só tem cacique, não tem índio. O mesmo vale em relação à Biblioteca e ao Museu Municipal.

Quanto à biblioteca há uma curiosidade. Foi nomeado um diretor de brinquedoteca, sendo que no local não tem brinquedoteca.

É gente demais para acomodar…

*

O vereador Genilson Alves (PMN) utilizou a tribuna da Câmara, na manhã de ontem (09/05), para falar do número de pessoas nomeadas para cargos em comissão pela Prefeitura de Mossoró, divulgadas no Jornal Oficial do Município. Para o parlamentar, os gastos com a folha de pagamento dos novos comissionados poderiam ser investidos em outras áreas.

 Genilson deixou claro que não é contra a oportunidade de trabalho. “A oportunidade de trabalho é importante, mas vai faltar dinheiro para a saúde, merenda e outras áreas. A prefeita tem o direito e a oportunidade de fazer diferente e não está fazendo.”, completou.

*

Ainda na entrevista de ontem, um ouvinte perguntou o porquê de a prefeita não ter aproveitado os ex-vereadores Genivan Vale e Tomaz Neto em sua equipe. Rosalba Ciarlini sapecou que os dois podem ajudar o município exercendo suas atividades, pois são bons profissionais. Pra mim soou como “fazimento de pouco”. Os ex-vereadores, pela história que possuem, mereciam ao menos respeito.

*

Faleceu, no último dia 02 de maio, o escritor Eduardo Portella. Ele era membro, desde 1981, da Academia Brasileira de Letras (ABL). Portella foi ministro da Educação nos anos 1979/1980. Na sua gestão ele disse uma frase que se tornou célebre, depois se estendendo para outros cargos políticos: “Não sou ministro, estou ministro”. Tinha 84 anos.

*

A MALDIÇÃO DOS 70 – O mundo do rock viu grandes astros morrerem aos 27 anos, como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e, mais recentemente, Amy Winehouse. Tais coincidências ficaram conhecidas como a “Maldição dos 27”.

Outra coincidência vem acontecendo no Brasil nos últimos dias, quando morreram três cantores famosos, todos aos 70 anos: Jerry Adriani, Belchior e Almir Guineto. Triste e lamentável coincidência. O Brasil ficou mais pobre musicalmente.

*

O Grupo Mulheres em Ação, parte integrante do Conselho Tutelar de Governador Dix-sept Rosado, irá promover um encontro para tratar da rede de proteção à criança e ao adolescente. O evento será no auditório do Fórum Escrivão José Aoem Estigarriga Menescal, na próxima sexta-feira, das 9h às 12h. Toda a sociedade está convidada. O assunto é de suma importância, sobretudo quando vemos muitos jovens entrarem no mundo do crime.

*

O Parque da Cidade receberá uma programação especial no próximo dia 14 de maio, Dia das Mães. O evento será realizado pelo Movimento Ecoarte e contará com apresentações culturais no local a partir das 15h30.

*

“Philippe Coutinho, William, Renato Augusto. Se somar os três, não dá metade do futebol que joguei”. (Neto, ex-jogador e comentarista esportivo, em entrevista à Veja desta semana).

*

Face to face – Hoje, às 14h, o juiz Sérgio Moro e o ex-presidente Lula da Silva estarão frente a frente. Será a primeira vez que isso acontecerá. O Partido dos Trabalhadores prepara uma invasão vermelha à Curitiba. Mais de 70 caravanas de ônibus já foram mobilizadas. O partido pretende colocar 50 mil pessoas na capital paranaense.

Para evitar tumultos, o Judiciário já anunciou algumas medidas: No dia, todo o expediente será suspenso. Além disso, será proibido o tráfego de pessoas num raio inferior a 150m do fórum, exceção apenas para jornalistas e moradores.

Lula já anunciou que após a audiência fará um discurso para seus apoiadores.

Compartilhe

2 respostas

  1. Moro e Lula: o Brasil decente interroga o país que apodreceu. O depoimento em Curitiba vai colocar frente a frente a verdade e a mentira.

    A audiência em Curitiba que colocará frente a frente Sérgio Moro e Lula será mais que um duelo entre o juiz federal decidido a cumprir a lei e o demagogo amoral que até outro dia se julgava condenado à perpétua impunidade. O encontro de 10 de maio vai escancarar o contraste entre o país revigorado pela Operação Lava Jato e um Brasil que estrebucha com o que Nelson Rodrigues comparava a arrancos de cachorro atropelado.

    Uma sala de tribunal na capital paranaense servirá de cenário para o confronto entre a luz e a treva, a bravura e a bravata, a razão e o delírio, a verdade e a mentira. Para saber-se quem está certo, basta contemplar atentamente ─ e, sobretudo, tentar ouvir ─ o olhar de cada um. Só os olhos de quem mente falam. E confessam em estridente silêncio o que a voz tenta em vão esconder.

    Por Augusto Nunes – Jornalista de Veja e apresentador do Programa Roda Viva.

  2. Apenas esclarecebdo a biblioteca municipal tem uma sala de acervo infantil com brinquedoteca sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *