Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

4

http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-image-image41582496

O áudio da conversa gravada entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista foi revelado ontem. Com duração de 38 minutos, o ponto crucial é quando a maior autoridade do país diz: “Tem que manter isso”. A frase é curta, mas tem um significado mastodôntico.

O “isso” seria a manutenção de uma propina semanal de R$ 500 mil para manter o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, atualmente condenado e preso.

Após a divulgação do conteúdo a imprensa se dividiu. Há quem defendeu a configuração explícita de um crime, o de prevaricação; outra parte defendeu que Temer sorriu aliviado, vez que o diálogo é inconclusivo.

Vale frisar que a ex-presidente Dilma Rousseff sofreu impeachment por algo muito menos relevante, umas tais de “pedaladas fiscais”, que nem sabemos se são ou se não são crimes.

No entanto, como sabemos, a decisão é política, não é jurídica. É hora de testar a força do atual presidente. A pressão nas ruas já começou.

*

Desde que assumiu o cargo, o presidente Michel Temer vem tomando medidas que prejudicam aos mais pobres e favorecem a classe empresarial, norte este que poderá lhe salvar, já que a maioria dos congressistas é do ramo empresarial, ou então por ele financiado.

*

Uma dessas medidas é o novo Refis, que praticamente anistiará as dívidas dos empresários. O projeto prevê descontos de até 90% nas dívidas e refinanciamento do valor remanescente em parcelas ilimitadas (20, 30, 50, 100 anos). Enquanto o trabalhador e o aposentado veem um futuro sombrio, a classe empresarial vislumbra um Éden. Isso faz toda a diferença.

*

A Secretaria Municipal De Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESEM), está promovendo, dentro do Movimento Maio Amarelo, um concurso público de redação. As inscrições, limitadas a 100, foram realizadas entre os últimos dias 15 e 17. O público alvo são alunos do ensino médio entre 18 e 20 anos. O tema da redação será informado no dia da prova, 27 de maio. Como o Movimento Maio Amarelo trata de conscientização no trânsito, o tema deverá girar dentro deste assunto.

O aluno deverá discorrer sobre o tema em até 40 linhas. O primeiro colocado ganhará uma habilitação para carro; e o segundo uma habilitação para moto.

O detalhe curioso é que as regras só foram publicadas no Jornal Oficial do Município (JOM) no dia 17, último dia da inscrição.

*

A Federação Europeia de Futebol estuda mudanças nas regras de decisões por pênaltis. Um levantamento feito pela London School of Economics, em 1.000 partidas que foram decididas nos pênaltis, constatou que 61% dos vencedores foram aqueles que bateram o primeiro tiro livre. O segundo jogador a bater, da equipe adversária, sofre uma pressão psicológica muito maior.

Para equalizar o problema, uma solução encontrada foi a regra ABBA. Nesta forma, a equipe A bate o pênalti, em seguida a equipe B faz duas cobranças, sequenciando com mais duas cobranças da equipe A, e assim sucessivamente, até ambas as equipes completarem seus cinco pênaltis.

O teste vem sendo feito em campeonatos europeus sub-17, onde foi constatado que, pela regra nova, as chances ficam mais equalizadas. A vantagem de quem inicia batendo cai de 61% para 54%.

*

IMG-20170517-WA0154

A Festa dos Namorados é o ponto alto dos festejos juninos no bairro Doze Anos, onde fica a paróquia de São João. Todos os anos o evento reúne um grande público, em sua maioria formado por casais e famílias do bairro.

Neste ano a Festa dos Namorados será realizada na quadra do Thermas Hotel & Resort, tendo como atração a banda mossoroense Tremendões, que tradicionalmente animava o evento, mas que nos últimos anos, devido a um recesso, foi substituída por outras atrações. Assim, a noite marcará ainda o retorno desta banda, querida por todos os mossoroenses.

O acesso individual custa R$ 25, e pode ser adquirido na boutique Tutti Belle ou na paróquia de São João Batista. Certeza de uma noite bastante animada, tranquila e com som de qualidade, enfim, uma noite para os casais e familiares verdadeiramente se curtirem.

Compartilhe

4 respostas

  1. O blogueiro não nega ser petralha. Não esconde que é um dos nossos.

  2. DECISÃO POR TIROS LIVRES – Se o futebol é injusto, com toda a certeza uma decisão por tiros livres da marca penal tem seu peso de consideração; decidir o vencedor de uma Copa do Mundo por tal meio é qualquer coisa entre inapropriado e ridículo. Uma mudança no formato das cobranças, como proposto, não vai alterar substancialmente os resultados, isso vai ser sempre uma roleta-russa. Creio que tal decisão deve ser abolida. Em seu lugar, poderia se tornar real a vantagem de retrospecto: até o tempo regulamentar, ninguém teria vantagem no jogo final, que avançaria à prorrogação em caso de igualdade no marcador, mas agora o melhor histórico deveria se impor e trazer o benefício a quem tivesse marcado mais pontos ao longo da competição, com a conquista do título pelo time que jogava por dois resultados, desde que, obviamente, o adversário não marcasse mais gols que o primeiro.

  3. Como diria o portuga…Ora pois, se o Tio Colorau for Petralha, com certeza HENRIQUE EDUARDO ALVES, além de português da região de algarves, também…É honestíssimo.

    Quanta ignorância…!!!

    Um baraço .

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  4. Não sei porque trocar a paróquia de São João, Pela quadra do Thermas Hotel, perde assim toda a comunidade da paróquia e os bairros vizinhos, eu mesmo não irei com minha família a quadra do Thermas e sim, ficarei com os nossos paroquianos e dos bairros vizinhos. E acredito que muitos concordam comigo, atitude errada pelo menos na minha opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *