Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Em muitos países do mundo desenvolvido, o idoso passa a receber bem menos da previdência pública ao se aposentar: Suécia (50%), Alemanha (38%) e França (56%), por exemplo.

Na nossa Ilha de Vera Cruz o idoso, na maioria das vezes, passa a receber, ao se aposentar, 100% do que ganhava quando estava na ativa, às vezes até mais.

Apesar disso, os idosos vivem bem melhor na Alemanha, na França e na Suécia do que no Brasil. Por quê?

A resposta tem a ver com “fundos de pensão”. Em países sérios e desenvolvidos, os trabalhadores costumam pagar previdências privadas, a fim de complementarem suas aposentadorias.

Assim, o dinheiro que sobra na previdência pública os governos investem em obras e serviços que beneficiam os aposentados por isso eles vivem bem melhor, apesar de receberem menos.

No Brasil isso não dá certo, pois ninguém acredita que nossos gestores irão investir dinheiro excedente em melhorias para a população. Nosso país é corroído pela corrupção. Políticos só pensam no próprio umbigo.

Não precisamos de outra reforma da Previdência, precisamos incentivar a previdência privada e também de políticos capazes de agir em prol da sociedade, caso tenham dinheiro em caixa.

Compartilhe

Uma resposta

  1. CORRUPÇÃO – Onde ela estiver, NADA dará certo (via de regra); para quem tiver nascido com sorte – vamos chamar assim – aí a coisa muda de figura: as engrenagens funcionam maravilhosamente bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *