Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Foto: UOL Economia.

Ontem, após uma sessão bastante tumultuada, o Senado Federal aprovou o projeto de lei que modifica a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). 50 senadores votaram a favor do projeto, 26 votaram contra, e houve uma abstenção. Dos três senadores do Rio Grande do Norte, votaram a favor os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB). A senadora Fátima Bezerra (PT) votou contra a proposta, e não só isso…

*

DAQUI NÃO SAIO – A fim de evitar a votação do projeto, a senadora potiguar se apoderou da cadeira presidencial, no melhor estilo “daqui não saio, daqui ninguém me tira”. Os trabalhos ficaram travados por seis horas, até mesmo a refeição a senadora fez na cadeira presidencial. Para revidar, o presidente Eunício Oliveira (PMDB-CE) mandou desligar os microfones e luminárias do plenário. A fuzarca foi grande. O Senado se transformou num cortiço, daqueles imaginados pelas obras literárias, com muita briga, confusão, baixaria e que tais.

*

O IMPORTANTE – Apesar de todo o quiproquó, o projeto foi aprovado e segue agora para a sanção presidencial, o que deverá ser feito imediatamente, até porque a reforma trabalhista é uma das bandeiras do governo de Michel Temer, e sabe-se que ele poderá ser defenestrado da cadeira presidencial muito em breve. Para o pai de Miguelzinho a sanção urge.

*

O TEOR – Quem defende a proposta diz que ela modernizará as relações de trabalho e que serão aplicadas no Brasil as regras que já valem nos países desenvolvidos, sobretudo nos Estados Unidos. Citam como exemplo a possibilidade de contratar um profissional apenas por algumas horas.

Para os contrários, as novas regras serão pesadas para os trabalhadores, sobretudo porque acordos entre estes e patrões terão força superior às leis, além de pontos específicos já trazidos no projeto, como redução do horário de almoço, de uma hora para 30 minutos; e permissão para que gestantes trabalhem em ambientes insalubres.

*

CONSTATAÇÃO – Uma coisa é certa, após a aprovação vi muitos empresários festejando o feito nas redes sociais; de outro modo não vi nenhum trabalhador fazer o mesmo.

*

A cidade de Governador Dix-sept Rosado passa por um momento delicado no quesito segurança pública. No último fim de semana aproximadamente 60 pessoas foram vítimas de roubo, isso em duas ações. No sábado à noite, quatro bandidos armados renderam umas 30 pessoas que se encontravam num estabelecimento comercial da cidade. Fizeram o “rapa”, levando celulares, dinheiro e joias.

HORAS DEPOIS… – No domingo bem cedo, outros bandidos rendiam e mantinham sequestrados aqueles que passavam pela estrada carroçável da comunidade do Horizonte, em busca da zona urbana (feira do domingo). As pessoas tinham seus pertences subtraídos e eram mantidas incomunicáveis numa área próxima, sob a mira de armas de fogo. Foram aproximadamente 30 vítimas.

*

Nesta data, em 1951, morria o então governador Jerônimo Dix-sept Rosado Maia, em desastre aéreo. Ele contava com 40 anos de idade.

Em virtude da data é feriado na cidade potiguar que leva o nome do ex-governador.

*

Hoje é dia de clássico carioca no Campeonato Brasileiro. Fluminense (08º) x Botafogo (11º) se enfrentarão no Maracanã às 21h, em partida válida pela 13ª rodada do Brasileirão.

*

O filme “Meu Malvado Favorito 3” continua em cartaz no Multicine Cinemas. Recomendo, para crianças e adultos. É a melhor franquia infantil dos últimos tempos. Além dos três filmes ainda há um apenas com os Minions, aqueles serem amarelos que caíram na graça do público, apesar de falarem uma língua incompreensível.

*

Todas às sextas-feiras, Christianne Alves, do blogdachris.com, participa do programa Gilson Cardoso, na FM 105. Na participação ela traz a agenda cultural para o fim de semana. O programa vai ao ar das 09h ao meio-dia.

Compartilhe

Uma resposta

  1. O retorno das Irmãs Cajazeiras.

    A ”irmã” que está sentada ao meio, ficou conhecida no cenário nacional como a senadora do ”gorpi”.

    Brejeira, não! Aquelas rumas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *