Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

A greve dos servidores públicos municipais continua firme e forte, com piquetes e manifestações diárias na calçada do Palácio da Resistência, sede da prefeitura. Do outro lado, a gestora do município nega a existência da greve, apesar de ela ser bastante visível e sentida por quem precisa dos serviços públicos, sobretudo nas áreas de saúde e educação.

*

Leio no blog do jornalista Carlos Santos (link ao lado) que a vereadora Sandra Rosado (PSB) tentará voltar à Câmara dos Deputados em 2018. Num momento em que todos pregam o novo na política, a parlamentar deverá enfrentar uma batalha árdua. Vale frisar, contudo, que, enquanto deputada federal, ela foi uma guerreira em prol de Mossoró e região. Seu histórico é bom, o problema é o atual momento em que vive o Brasil, onde políticos tradicionais deverão ser rechaçados pelos eleitores.

*

Ainda no blog de Carlos Santos, a matéria sobre a indústria salineira ficou excepcional, digna de imprimir e arquivar. Conta-nos que 97% do sal marinho produzido no país é originário de Mossoró e região. Com tamanha percentagem, os empresários do ramo poderiam ter buscado uma forma de valorizar mais o produto.

Ora, precisou uma especialista de fora, que dia desses esteve em Mossoró, propagar num vídeo as qualidades de nosso sal, o qual ela julgou o melhor do mundo. No material, ela cita a expressão “sal integral”. Puxa, como ninguém pensou nisso antes? No mercado, um rótulo de “sal integral” faria a diferença.

Enquanto isso, cresce em Mossoró o consumo do sal rosa do Himalaia, que, segundo a especialista, é cheio de impurezas, diferentemente do nosso.

Precisamos valorizar o produto que temos em abundância.

*

Em entrevista ao Jornal da Tarde, na Rural AM, o presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Expedito Ferreira, disse que só haverá concurso para o órgão depois de 2020, isso por força de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito entre o Trubunal de Justiça, o Ministério Público e o Tribunal de Contas.

*

Na próxima terça-feira (03) será feriado em todo o estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma homenagem aos protomártires do Brasil, 30 fieis católicos assassinados por holandeses no ano de 1645, parte em São Gonçalo do Amarante, parte em Canguaretama. Todos eles foram canonizados pelo Papa Francisco no último dia 23 de março.

*

Por falar nisso, amanhã será feriado municipal em Mossoró, uma homenagem à libertação dos escravos, ocorrida em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea. Mossoró não foi a pioneira, mas foi uma das primeiras a libertar seus escravos, resultado de uma campanha da Maçonaria e do então presidente da Câmara Municipal, Romualdo Galvão.

*

Encerrou-se há pouco tempo mais uma correição ordinária na comarca de Governador Dix-sept Rosado. Os trabalhos foram coordenados pela juíza Fátima Maria, auxiliar da corregedoria. Ao final, a juíza elogiou muito o desemprenho da comarca, especialmente a atuação do juiz Evaldo Segundo, que em poucos meses conseguiu diminuir consideravelmente o número de processos. O elogio foi extendido a toda a equipe.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *