Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

A propaganda partidária do PMDB, exibida ontem em cadeia nacional, foi um soco no estômago naqueles que estavam esperançosos de ver novos ares e métodos na política. Para começar, nos deparamos com depoimentos dos senadores Romero Jucá e Eunício de Oliveira, os quais representam tudo aquilo que a população deseja ver expurgado da política: corrupção, conchavo, clientelismo, toma lá dá cá, transações espúrias etc.

De modo geral, o programa quis mostrar que o Brasil voltou aos trilhos do desenvolvimento, que nossa economia voltou a ser forte, que o brasileiro retomou a esperança e patati-patatá, sempre mostrando muitos índices econômicos. Nem um pio sobre os constantes aumentos de combustíveis, muito menos sobre o balcão de negócios em que se transformou o Palácio do Planalto.

A propaganda teve dois nortes: mostrar um Brasil que não existe e atacar o PT, sobretudo os ex-presidentes Lula da Silva e Dilma Rousseff, o que desmonta aquela tese, bem difundida entre alguns nas redes sociais, de que Michel Temer é cria do PT, que foi o PT que colocou Temer no Planalto etc. Quem afirma isso mostra um total desconhecimento da história recente do país, ou então o faz por “desonestidade intelectual”, expressão muito usada pelo jornalista Bruno Barreto.

O PMDB continua o mesmo. Como diria Leo Jaime: “Ôôôôôôô, Nada mudou…”.

*

O aeroporto de Mossoró foi pauta de uma reunião realizada em Brasília entre o governador Robinson Faria e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, José Ricardo Botelho. O objetivo do encontro foi agilizar a liberação da estrutura para que a cidade comece a operar voos comerciais o quanto antes.

Na audiência, Robinson Faria, que esteve acompanhado dos deputados federais Fábio Faria e Beto Rosado, do secretário de Estado do Turismo, Ruy Gaspar, e do diretor-Geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Jorge Fraxe, solicitou que o aeroporto fosse transformado em comercial em caráter definitivo.

“Acabamos de apresentar um estudo feito pelo nosso Governo com o aeroporto já adequado, com as devidas reformas, para poder oficializar e certificar que a nova estrutura possa receber nos próximos meses os voos da companhia Azul”, disse o chefe do Executivo estadual.

O diretor da ANAC garantiu que “fará o possível para ajudar aos potiguares em mais essa conquista, para que Mossoró tenha efetivamente o que lhe é de direito: linhas regulares dentro de um padrão de qualidade e segurança de voo adequados”, afirmou José Ricardo Botelho.

*

A revista Piauí, edição 130, de julho, trouxe uma matéria sobre o julgamento simulado de Jararaca, ocorrido em Mossoró no último mês de junho, e acompanhado de perto por uma jornalista contratada pela publicação.

O julgamento foi presidido pelo juiz Breno Fausto, tendo na acusação o advogado Diógenes da Cunha Lima e na defesa o advogado Honório de Medeiros. Em torno de 80 pessoas assistiram a simulação, entre estas a prefeita do município, Rosalba Ciarlini (PP). Ao final, Jararaca foi absolvido por 6 x 1.

Na matéria, a jornalista conta toda a história da resistência do povo de Mossoró ao bando de Lampião. Os fatos são conhecidos por muitos mossoroenses, mas lê-los no estilo “Piauí” de tratar os assuntos é sempre muito agradável. Outra matéria excelente da publicação que considero a melhor do país.

*

O Cidade em Debate, na Difusora AM, segue sua trajetória de sucesso. Apresentado pelo experiente Carlos Cavalcanti, o programa entrevista diariamente alguma figura importante de nossa geografia humana, especialmente políticos. Os ouvintes podem participar ao vivo das entrevistas, o que é um diferencial do programa, que é veiculado de segunda a sexta, das 7h às 8h.

*

Há exatamente um ano um desastre aéreo tirou a vida de quase todos os atletas da Chapecoense (SC). Por opção dos familiares das vítimas, não haverá nenhuma grande cerimônia em homenagem aos mortos, até porque o clima não é nada bom entre os familiares e a direção do clube, que travam acirradas disputas judiciais.

*

O Sesc-Mossoró receberá convidados na próxima quinta-feira (30) para apresentação de sua nova estrutura.

*

Logo mais às 21h o Grêmio enfrenta o Lanus na Argentina, jogo que vale o maior título entre clubes das américas, a Taça Libertadores. Na partida realizada no Brasil o time gaúcho venceu por 1 x 0. Será um jogo duro, como o é todos os jogos contra argentinos em seu país, mas ainda assim o time gaúcho tem tudo para explorar a vantagem de ter vencido em casa. Hoje, o Brasil é o Grêmio na final da Libertadores.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *