Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Com vários registros de homicídios e assaltos nos últimos dias, a Polícia Militar intensificou sua atuação na cidade de Governador Dix-sept Rosado. O registro acima foi feito ontem pela manhã, na Rua Machado de Aguiar.

Urge que a polícia continue esse trabalho de abordagem a pessoas que se encontram em atitude suspeita, especialmente duplas em motos, vez que as estatísticas mostram que é essa a configuração de quase a totalidade dos assaltos.

*

Na última quarta-feira à noite, durante a chuva, um leitor do blog filmou o banheiro masculino da Praça de Convivência. A situação é profundamente lamentável. A água da chuva cai do teto em forma de cortina. Não há diferença entre ficar sob o teto do banheiro e ficar ao relento, molha-se do mesmo jeito.

Há anos o local se encontra em estado de quase abandono, e ninguém quer assumir a paternidade do “filho abandonado”. A prefeitura dá de ombros /o Ministério Público dá milho aos pombos.

Os comerciantes garantem que mensalmente pagam mais de R$ 1.000,00 à prefeitura, mas ninguém sabe para que buraco negro vai esse dinheiro. A pouca manutenção existente parte da iniciativa dos bravos comerciantes que continuam no local.

*

Encerra-se no próximo dia 09 de maio o prazo para o eleitor requerer seu título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral e alterar dados cadastrais. Quem pretende realizar uma dessas ações é bom cuidar logo. O prazo é improrrogável. Além disso, no último dia só serão distribuídas 600 fichas, ao contrário das eleições anteriores, onde não havia essa limitação. Em 2016, por exemplo, foram atendidas mais de duas mil pessoas no último dia.

*

O atendimento no Fórum Eleitoral segue de segunda à sexta, das 87h às 13h; e na Central do Cidadão da rodoviária, das 7h às 13h. Nos últimos três dias haverá horários especiais: nos dias 07 e 08 será das 08h às 14h e no dia 09 será das 08h às 18h, no Fórum Eleitoral. Encerrado o prazo, o Fórum Eleitoral realizará apenas emissão de 2ª via do título de eleitor.

*

Podem votar as pessoas que tiverem 16 anos no dia do pleito, 07 de outubro. O voto é obrigatório para quem, nesta mesma data, tiver 18 anos ou mais. Evite filas. Vá o quanto antes requerer o título do eleitor ou regularizar sua situação cadastral.

*

Ultimamente, a procura por produtos orgânicos (livres de agrotóxicos) tem crescido bastante no país, especialmente pelos adeptos da alimentação saudável. Em Mossoró não é diferente. Para atender a este público, surgiu mais uma opção de feirinha de produtos orgânicos. Ela é montada todas as terças-feiras, das 08h às 12h, no Campus Central da UERN.

Além desta nova opção, há a feirinha no largo do museu, que funciona a partir das 5h dos sábados. Os grandes supermercados da cidade também já possuem opções de produtos orgânicos.

*

A prefeita Rosalba Ciarlini decidiu manter sob o comando dos militares a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (ufa!). Saiu o general Eliezer Girão e entrou o coronel Sócrates Vieira Júnior. Cá de nossa parte torço que a relação entre o novo secretário e os guardas civis municipais melhore, vez que com o General Girão o clima era de cão e gato.

Eliezer Girão deixou a pasta porque pretende disputar um cargo eletivo nas próximas eleições. Fala-se que disputará o cargo de governador. Sua chance é zero.

*

O Partido Progressista, agremiação partidária  com mais parlamentares denunciados na Operação lava-Jato, foi o que conseguiu mais deputados na janela partidária, pulando de 38 para 54 representantes. Com este número ultrapassou o PSDB e o PMDB, tornando-se a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados, atrás apenas do PT.

Vê-se que nossos representantes estão pouco se lixando pra essas questões de corrupção.

*

Em assembleia geral realizada na última quarta-feira (11), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindserpum) decidiu realizar uma parada de advertência no próximo dia 24 de abril, uma terça-feira, justamente no dia em que haverá a terceira tentativa de negociação entre a prefeitura e os servidores públicos, os quais pleiteiam reajuste salarial e pagamento dos salários de dezembro de 2016.

Na última reunião, os representantes da prefeitura não apresentaram nenhuma proposta, eles se limitaram a dizer que o município já gasta com a folha o valor máximo estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, e que, por tal, não há margem para reajustes.

*

Por falar em greve, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN) realizará assembleia daqui a pouco, às 8h30, para decidir pela continuidade ou não da greve dos professores, iniciada no último dia 22 de março. Os docentes pleiteiam a correção de 6,81% do piso salarial, além de melhores condições de trabalho, reformas nas escolas, pagamento de direitos funcionais e o fim dos atrasos de salários dos aposentados.

O governo do estadual não ofereceu nenhuma contraproposta, muito pelo contrário, acionou o judiciário requerendo a declaração de ilegalidade da greve.

*

O blog agradece ao Partage Shopping pelo envio de um light reading portátil, a fim de me parabenizar pelo Dia do Jornalista, comemorado no último dia 07 de abril.

*

A multa acima, emitida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, mostra que um condutor cometeu infração de trânsito ao avançar o sinal vermelho do semáforo. Até aí tudo bem. Realmente, avançar o sinal vermelho é infração de trânsito. O problema reside no local do cometimento da infração: cruzamento das ruas Benjamin Constant com Lopes Trovão.

Como se vê na foto acima, não há nenhum semáforo no local, e, segundo moradores da região ouvidos pelo blog, nunca houve. Caso se tratasse de um condutor desinformado, a multa seria paga. É preciso prestar bem atenção quando recebemos uma multa, especialmente municipal. Não é a primeira vez que isso acontece.

*

“A genética determina 60% a 70% da obesidade. O ambiente entra com o restante”. (Márcio Côrrea Mancini, endocrinologista, chefe do Grupo de Obesidade da Faculdade de Medicina da USP).

*

Será realizada no próximo dia 15 de abril, a 14ª caminhada de Santo Expedito. Como de costume, o início será na Praça do Rotary, às 0h (do sábado para o domingo), e chegada na comunidade de Vertentes, Baraúna, onde será realizada uma missa às 7h30. Haverá hidratação durante o percurso, além de assistência médica e um ônibus para trazer os devotos após a missa.

Para este ano a novidade é que haverá a realização de uma corrida durante o evento, com premiação para os primeiros colocados. Informações adicionais pelos telefones 3317-5593 e 98777-4101.

*

Na última quarta-feira (11), o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM-RN) doou vários produtos alimentícios e de higiene pessoal à Casa do Estudante de Mossoró. Trata-se de produtos que foram colhidos em estabelecimentos comerciais para fiscalização e que apresentam ou não alguma irregularidade no peso, volume ou metragem, mas que não são impróprios para o consumo. Assim, diante da autorização desses estabelecimentos comerciais, os itens são doados para entidades assistencialistas e afins. Vale destacar que quase a totalidade dos estabelecimentos comerciais autorizam que os itens sejam destinados à assistência social.

A doação da última quarta-feira foi acompanhada pelo advogado Cyrus Benavides, diretor estadual do IPEM-RN; e pelo advogado Edilson Freire Filho, assessor jurídico do IPEM em Mossoró.

*

A pesquisadora Juliana Antero, do Instituto Nacional do Esporte da França, autora de um estudo sobre evolução da força física, concluiu que o ser humano está chegando ao seu limite, prova disso é a diminuição de recordes esportivos batidos nos últimos anos. Ela cita vários exemplos, entre eles o recorde dos 800m rasos femininos, que continua imbatível desde 1983, quando a tcheca Jarmila Kratochvilova marcou o tempo de 1min53s28.

  *

Ontem à noite houve uma reunião do Solidariedade no Hotel Villa Oeste, em Mossoró, com boa participação popular. Estiveram presentes várias lideranças locais e estaduais do partido, entre estas o deputado estadual Kelps Lima, presidente estadual; a ex-atleta Magnólia Figueiredo, pré-candidata ao cargo de senador; a vereadora Clorisa Linhares, de Grossos; e o ex-prefeito de Almino Afonso, Lawrence Amorim, pré-candidato a deputado federal.

A se basear pelos discursos, o Solidairedade não se unirá a nenhum partido tradicional na chapa majoritária. Ficou claro que Kelps Lima e Clorisa Linhares disputarão a indicação do partido para a candidatura a governador. A escolha vai depender de quem se sair melhor nas pesquisas até a data da homologação das candidaturas.

Além da reunião de ontem, em Mossoró, também haverá reunião hoje, em Almino Afonso, e no sábado, em Apodi. Todas são gratuitas e abertas à população.

*

Pelo que li no blog da Chris (link ao lado), o ex-deputado Carlos Augusto está na iminência de descumprir mais um acordo com os neorosalbistas. Nas tratativas iniciais restou acordado que o grupo liderado pelo ex-deputado Carlos Augusto apoiaria a candidatura a deputado estadual de Larissa Rosado. Pelo andar da carruagem, contudo, a promessa não deverá ser cumprida, mais uma vez.

O candidato a deputado estadual de Carlos Augusto, líder dos Rosados em Mossoró, deverá ser Carlos Eduardo Ciarlini, que, por sinal, é seu filho. Mais uma vez os neorosalbistas ficam a ver navios, esperando que a lenda da parceria política se transforme em realidade.

*

Na próxima sexta-feira, 20 de abril, às 4h59, mais uma coluna Racionalidades estará no ar.

Este espaço é seu: sugira, critique, colabore. Fale-nos pelo WhatsApp 99648-2588 ou envie e-mail para [email protected].

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *