Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

O Canal History (76 e 476 na Sky) começou a exibir ontem a série Mil Dias: A Saga da Construção, que conta a história da construção de Brasília. É uma série espetacular para quem gosta de história. Apesar do nome, ela não foca na engenharia, arquitetura etc., foca na política, no que acontecia no Brasil naquele período, na resistência da conservadora UDN (oposição) e da imprensa – liderada por Carlos Lacerda – à construção de uma nova capital.

A série traz várias imagens da época, bem como depoimentos de historiadores, jornalistas e pesquisadores, entre estes Luís Nassif, Heloísa Starling e Vladimir Carvalho. Uma série muita rica em informações.

Mil Dias mostra a perseguição sofrida pelo presidente Juscelino Kubitscheck por parte da oposição e da imprensa, as quais faziam de tudo para impedir a construção de uma nova capital. A resistência partia sobretudo do Rio de Janeiro, então capital da República.

A série também trata dos candangos, assim chamados os trabalhadores que vieram dos quatro cantos do país para construir a nova capital. Mostra as dificuldades enfrentadas no início, especialmente de acomodação e a pouca estrutura para tratar dos enfermos.

Os episódios inéditos são exibidos aos domingos, às 23h35, com reprises durante toda a semana. A próxima será amanhã, terça-feira, às 18h. Vale muito à pena assistir, sobretudo quem gosta de história do Brasil.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *