Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

SÓ PAPO – O Papa Francisco completou cinco anos a frente da Igreja Católica Apostólica Romana. Sua ascensão ao cargo emocionou o mundo todo, que viu nele – o primeiro sul-americano a alcançar tal posto – um homem humilde, carismático e humano.

*

Já nos primeiros dias após sua entronização, disse que a igreja deveria acolher os homossexuais. Disse ainda, anos depois, que aqueles que estão em segundas núpcias também devem ser recebidos pela igreja.

*

Muitos, contudo, querem do Papa mais do que palavras dóceis. Nestes cinco anos nada foi mudado na doutrina católica. Casados em segundas núpcias, por exemplo, continuam proibidos de comungar. Num documento oficial de 2016 o Papa anunciou que só existe casamento entre pessoas de sexos opostos.

*

Com tantos sinais, mas sem nenhuma ação concreta, muitos já o veem como um conservador carismático, e não como um revolucionário, como se pensava. É bom frisar, todavia, que não se muda em poucos anos uma instituição milenar. Possa ser que Francisco esteja apenas semeando novos tempos.

*

UM TERÇO DOS VEREADORES ALMEJA A AL-RN – Dos 21 vereadores da Câmara Municipal de Mossoró, sete são apontados como pré-candidatos a deputado estadual. Quase todos ainda exercendo o primeiro mandato. Definição mesmo só vejo em relação a Isolda Dantas (PT) e Genilson Alves (PMN), mas outros cinco também poderão se aventurar: Flávio Tácito (PPL), Ozaniel Mesquita (PR), Raério Cabeça (PRB), Alex do Frango (PMB) e Rondinelli Carlos (PMN).

*

Além desses nomes, há outros tantos em Mossoró que também lutarão por uma cadeira na Assembleia Legislativa, que atualmente só tem Larissa Rosado (PSDB) como representante de Mossoró. Havendo só uma candidatura à reeleição, o caminho fica, teoricamente, mais fácil, vez que Mossoró tem eleitorado para eleger uns quatro deputados, pelo menos é isso o que devem pensar nossos trocentos pré-candidatos a deputado estadual.

*

SEM AULAS – Há 40 dias, os alunos do Educandário Dix-septiense, maior escola municipal de Governador Dix-sept Rosado, estão sem aulas. O motivo é a realização de uma reforma no prédio onde funciona a escola, e como a quantidade de alunos é muito grande, não tem outro local disponível para a realização das aulas. O jeito é esperar.

Para piorar, os serviços de reforma estão parados desde o início da semana. O Ministério Público já foi avisado. A educação deve estar entre as prioridades de qualquer administração. A paralisação das aulas traz inúmeros prejuízos para os alunos, e também para os pais e a sociedade em geral.

Daqui torço que o prefeito Antonio Freire (PHS) resolva logo este sério problema.

*

O FUTURO DOS TRANSPORTES – Quando se trata de avanços tecnológicos na área de transportes, o nome a ser pesquisado é o do sul-africano Elon Musk, hoje radicado nos EUA. Já em 2008 sua empresa lançou o carro Tesla Roadster, que abriu caminho comercial para os carros elétricos, isso porque o Roadster era veloz e tinha autonomia de 390 km, bem a frente dos modelos pretéritos, os quais não superavam os 150 km de autonomia, isso se locomovendo a 60 km/h.

*

De 2008 para cá os avanços foram muitos, em vários modelos lançados pela Tesla, a montadora de Musk. Em 2020 chegará ao mercado o novo Tesla Roadster, com autonomia de 1.000 km e velocímetro que supera os 400 km/h. Frise-se que estamos falando de carros elétricos, os quais são carregados em tomadas.

*

Elon Musk não trabalha apenas com carros, ele também tem projetos futuristas para caminhões, trens, metrôs e até foguetes, alguns já em pleno funcionamento. Uma fábrica de testes do Hyperloop, um trem que atinge até 1.100 km/h, foi montada em Contagem (MG).

*

A maior ambição de Musk, contudo, é levar o homem à marte. Para tanto, criou a empresa SpaceX, que vem investindo pesado para alcançar esse objetivo até 2022 (com robôs) e até 2024 (com humanos). “Nossa ideia é tornar a humanidade uma espécie multiplanetária (…) ou nos tornaremos uma civilização espacial ou ficaremos presos aqui até algum evento de extinção”, já disse Elon Musk.

*

Ler qualquer matéria sobre as empresas de Musk é o mesmo que antever o futuro no que se refere aos transportes. Ele já mostrou que não é nenhum lunático, sem pecado do trocadilho. Até agora vem cumprindo o que promete.

*

AGRIPINO ENTRA NA FILA DO STF – Na terça-feira, a 2ª Turma do STF, por 3 x 2, recebeu denúncia em desfavor do senador potiguar José Agripino (DEM). A maioria entendeu que há provas suficientes para o recebimento da denúncia. No caso em tela, o senador é acusado de receber R$ 1,1 milhão para assegurar um contrato de inspeção veicular entre um consórcio e o Estado do Rio Grande do Norte.

A denúncia foi embasada em provas decorrentes da colaboração premiada de George Anderson Olímpio da Silveira.

O STF não acatou a denúncia na parte referente a ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP).

*

ENGAVETOU – No dia 16 de janeiro os advogados do ex-presidente Luiz Inácio peticionaram ao juiz Sérgio Moro solicitando a liberação de R$ 3 milhões que foram bloqueados num processo em desfavor da ex-primeira-dama Marisa Letícia. Como o processo foi extinto em relação a ela, a liberação deve ser feita. Não há discussão nenhuma quanto a isso.

*

O juiz Sérgio Moro, sem ter muita opção, resolveu “esquecer” o pedido. Na terça-feira última, contudo, após reclamação dos advogados, o desembargador João Gebran Neto deu um prazo de três dias para o juiz analisar a petição.

*

AGRÍCOLA SOCIAL – A Agricola Famosa, em parceria com o SESC, irá realizar hoje (15/06), das 09h às 11h da manhã, a Ação Socioambiental de Conscientização sobre o Meio Ambiente. A programação será na Escola Estadual Gilberto Rola, situada na comunidade da Vila Maisa, zona rural da cidade de Mossoró-RN.

*

O evento terá a presença das equipes do Projeto Pensando Verde (SESC), onde oferecerá oficinas com a utilização de materiais recicláveis, como também o projeto SESC Lúdico, que oferecerá brincadeiras educacionais, quais sejam: jogos de tabuleiro, jogos de salão, atividades recreativas, dentre outras. Todas voltadas para o meio ambiente.

*

MORDAÇA? – Na última quarta-feira (13), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de controle da atividade dos membros do Judiciário, publicou o Provimento n.º 71/18, que disciplina a atuação dos magistrados nas redes sociais.

Segundo o provimento, o magistrado deve agir com cautela, reserva e discrição ao publicar seus pontos de vista em perfis pessoais nas redes sociais. O texto também estabelece que os magistrados devem evitar pronunciamentos oficiais sobre casos em que atuou.

Os magistrados não estão impedidos de criticar ou defender ideologias, ideias, programas de governo e econômicos, conceitos etc., mas devem evitar críticas pessoais a candidatos, lideranças e partidos políticos que visem prejudica-los perante a opinião pública.

A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), uma das entidades que representam os magistrados, se voltou publicamente contra o provimento, chamando-o, em nota, de “Provimento da Mordaça”.

*

TORCIDA MACAMBÚZIA – O brasileiro não está demonstrando muita empolgação com a 21ª Copa do Mundo, realizada na Rússia, que começou ontem. É só sobre isso que se fala na grande imprensa, sempre em matérias com dados para provar esse desinteresse. O comércio de produtos relacionados à Seleção Brasileira é o maior parâmetro. Os lojistas dizem que as vendas estão muito aquém das copas pretéritas. A esperança é que a Seleção se saia bem nos primeiros jogos, para ver se a população se anima.

Lembro muito bem das copas passadas. Nunca houve essa necessidade de a seleção começar bem para o brasileiro se animar. A Copa do Mundo já começava com todo mundo empolgado: ruas enfeitadas, bandeiras nas janelas, muros pintados etc.

Os motivos para o desânimo são muitos, desde a crise que o país enfrenta até a falta de identificação com os atletas, passando pelo 7 x 1, claro.

 *

FRASE“A partida de futebol é mais disputada por torcedores do que por atletas no campo“. (Carlos Drummond de Andrade)

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe

2 respostas

  1. Acredito que, quando a população de um país, volta sua atenção mais para questões de políticas sociais, do que se “abobalhar” com uma copa do mundo. Talvez, eu digo talvez, estejamos dando os primeiros passos para o início de uma evolução. O “Pão e Circo” deve ser derrubado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *