Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

4

O EXEMPLO DO HOSPITAL DO RIM – Esta semana viralizou nas redes sociais um vídeo onde enfermeiras do Hospital do Rim de Mossoró aparecem dançando e animando um grupo de pacientes, oportunizando um momento de alegria àqueles que passam por um tratamento tão penoso. É possível ver a alegria estampada no rosto de todos – enfermeiros e pacientes – algo incomum num ambiente hospitalar.

O vídeo, que inclusive foi veiculado no RNTV 1ª edição de quarta-feira (31), não me pegou de surpresa. Passei três anos e meio indo ao mencionado hospital três vezes por semana, acompanhando o tratamento de diálise de minha saudosa mãe.

No período, sempre notei o carinho dispensado aos pacientes por todos os profissionais da instituição, a começar pelos maqueiros, responsáveis por receber os pacientes com dificuldades de locomoção. De minha parte só tenho a elogiar a todos que integram aquela instituição de saúde.

Justamente por isso fiquei enormemente revoltado quando assaltantes/vândalos atearam fogo no local, há aproximadamente três meses. Esses meliantes jamais teriam feito isso se soubessem a importância do Hospital do Rim para Mossoró e região.

*

ROSALBA – A “maior” eleitora de Mossoró sai das eleições 2018 com péssimo desempenho. Além dos baques no primeiro turno, quando não elegeu nenhum de seus candidatos, ela também não conseguiu que o candidato Carlos Eduardo (PDT) fosse o líder de votos nem mesmo em Mossoró, onde ele perdeu para Fátima Bezerra (PT) por uma diferença superior a 10.500 votos.

O candidato Carlos Eduardo (PDT), ao compor chapa com Kadu Ciarlini, filho de Rosalba, imaginou que ganharia as eleições ao menos em Mossoró e região. Enganou-se de verde e azul. Rosalba não demonstrou ter a força que ele esperava.

*

FUTURO PROMISSOR – Três novos nomes surgem no tabuleiro político para as eleições municipais de 2020 em Mossoró: Lawrence Amorim, Alysson Bezerra e Isolda Dantas.

*

PT POTIGUAR – O Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte ganhará musculatura a partir de 01º de janeiro. Terá a governadora do estado, um senador, dois deputados federais e dois estaduais. Nunca o partido teve tamanha representação no estado. Resta saber se saberão aproveitar o momento.

*

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS – O candidato Fernando Haddad (PT) ganhou em mais municípios do que Jair Bolsonaro (PSL), 2.810 a 2.760. Ainda assim a diferença pró-Bolsonaro foi superior a 10,5 milhões de votos. Entre os mil municípios com os maiores IDHs do país, Bolsonaro venceu em 967, enquanto Haddad conquistou 33. Já nas mil cidades menos desenvolvidas, Haddad ganhou em 975 e Bolsonaro em 25. Os dados foram levantados pelo jornal Estado de S. Paulo.

*

MORO – Um dos primeiros atos do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), foi convidar o juiz federal Sérgio Moro para ser o ministro da Justiça e Segurança Pública, convite imediatamente aceito. O ato gerou enorme polêmica, pois foi deste juiz a decisão que afastou Lula da Silva – que tinha enormes chances de vencer já no primeiro turno – do pleito eleitoral. Além disso, durante a campanha o juiz tomou algumas decisões que prejudicaram a candidatura petista de Fernando Haddad, como o levantamento do sigilo da delação do ex-ministro Antonio Palocci.

Os eleitores de Bolsonaro defendem que Sérgio Moro é um juiz implacável contra a corrupção, é honesto etc. A questão, contudo, não é esta. A sua nomeação cheira muito a toma lá dá cá. A impressão é que Bolsonaro está cumprindo sua parte no acordo.

*

LIVRARIA SARAIVA – Na última segunda-feira (29) foi comemorado no Brasil o Dia Nacional do Livro. Diferentemente do que eu imaginava, não houve nenhuma comemoração especial, muito pelo contrário. Em Mossoró, foi justamente neste dia que a única livraria da cidade, a Saraiva, encerrou suas atividades, deixando muitos mossoroenses desapontados.

Vale destacar que a unidade de Mossoró não foi a única a ser fechada, outras dezenas de filiais Brasil afora encerraram suas atividades no mesmo dia. Trata-se da difícil concorrência com os livros digitais, que são mais baratos e também facilmente encontrados para downloads em sites de streaming.

Como apreciador do livro físico, fiquei muito triste com a notícia.

*

PARTOS – A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os partos cesarianos representem até 15% do número total de partos. No Brasil, essa percentagem é de 55%. Quando isolamos apenas os partos realizados na rede privada, a percentagem passa para absurdos 84,6%. O que deveria ser exceção passou a ser regra no país.

*

SÉRIE B – Ontem à tarde, o Mossoró Esporte Clube recebeu o Palmeira de Goianinha no Nogueirão, em jogo válido pela semifinal do da série B do campeonato potiguar. Na partida, iniciada às 15h, o time mossoroense chegou a fazer 3 x 0, mas o Palmeira conseguiu fazer um gol já próximo do final da partida, o que elevou a decisão para os pênaltis, vez que o jogo de ida tinha sido 2 x 0 pro Palmeira.

Nos tiros livres o Palmeira venceu por 5 x 3, eliminando assim o time mossoroense. A decisão será na próxima terça-feira, às 15h, na Arena das Dunas, quando a equipe de Goianinha enfrentará o Alecrim. Apenas um sobe para a elite do futebol potiguar.

*

CONMEBOL – No momento, de todos os clubes brasileiros, apenas o Fluminense e o Atlético-PR estão disputando competição internacional, no caso, a Copa Sul-americana. Quem diria, hein? Rsrsrs.

*

DISPUTA NA OAB – Três chapas disputam a presidência da OAB-RN, a Atitude OAB (presidente: Aldo Medeiros Filho), a Avança OAB (presidente: Paulo de Souza Coutinho) e a Juntos por uma nova Ordem (presidente: Magna Letícia).

Em Mossoró a disputa será entre Bárbara Paloma, apoiada pelo atual presidente da subseção de Mossoró, o contador Canindé Maia; e Otoniel Maia Jr., apoiado pelo presidente da OAB estadual, Paulo Coutinho.

As eleições serão realizadas no dia 28 de novembro.

*

LENDA – Não, mãos despelando nada tem a ver com doença no fígado. Trata-se de um processo natural do corpo humano, sem ligação com qualquer doença.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe

4 respostas

  1. Tio Colorau, as quedas das vendas de livros nada têm a ver com o livro digital, é questão de Cultura, cada vez mais o povo se afasta da leitura, leitura requer concentração, silêncio e ouvir o escritor ninguém têm mais tempo pra isso, infelizmente até quando não sabemos.

  2. Assisti o vídeo. Foi lindo e contagiante ver as pessoas mesmo com essa terrível doença, dançando alegremente juntamento com as profissionais (o) da saúde. repito lindo e contagiante. E que isso seja seguido por outros setores em que as pessoas estão em tratamento de saúde. Isso eleva bastante a alto estima de qualquer pessoa em tratamento de saúde. PARABÉNS A TODA EQUIPE DOS (A) PROFISSIONAIS DO HOSPITAL DO RIM DE MOSSORÓ.

  3. Amigo sobre o convite do Presidente eleito Bolsonaro ao Juiz Moro pra o Ministério da Justiça. Eu nunca acreditei muito nesse cabra, agora com o convite e ele aceitando. Pra mim e milhões de brasileiros e imprensa internacional, ficou bem claro sobre o grande acordo entre os dois. Acordo este cumprido entre ambas as partes. Não foi a toa a implacável persistência do Juiz em prende o ex-Presidente Lula. Foi bastante compensatório para os dois. Triste a situação do nosso País.

  4. Só mais essa. Tomando umas cervejinhas com amigos, e comentando a divulgação da delação do ex-ministro Palocci, pouco antes da votação do 1o turno. Um amigo que estava conosco tascou o seguinte comentário. ” Amigo César se esse asno se eleger, esse Juiz vai ser contemplado com um grande cargo no Governo, não foi atoa que ele autorizou essas divulgações das delações do ex-Ministro do Lula antes da votação “. O amigo estava completamente certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *