Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

BETO x MINEIRO – Após o resultado das eleições, vê-se que ainda falta uma peça para completar o quebra-cabeça. Trata-se de uma querela envolvendo o candidato Kericlis Ribeiro (PDT), o famoso Kerinho, que teve 8.990 votos no último pleito, mas que estes não foram computados como votos válidos.

A coligação 100% RN vem tentando validar os votos na Justiça Eleitoral. Caso consiga haverá uma mudança na lista de eleitos, sairá Fernando Mineiro (PT), da coligação Do Lado Certo, e entrará Beto Rosado (PP).

A cada movimentação processual as torcidas se animam, sempre impulsionadas por setores da imprensa desejosos por um ou por outro. Neste assunto específico nossa imprensa potiguar está dando uma aula de mau jornalismo, salvo exceções. A torcida é escancarada.

Voltando ao caso, observo que se a questão se resumisse às leis e às normas o resultado não seria alterado. Kerinho deixou de apresentar no prazo estipulado um documento necessário para concorrer ao pleito, o que acarreta indeferimento do registro de candidatura. Simples assim.

Como não somos crianças, sabemos que outras questões são levadas em consideração quando se trata de uma decisão que envolve algo tão importante como uma cadeira no Congresso Nacional. É briga de cachorro grande, com muitos personagens por trás.

Apesar de o direito de Kerinho ser muito ruim, não duvido que seus votos sejam validados e que o mossoroense Beto Rosado (PP) mantenha-se na Câmara dos Deputados.

*

NOVA OPORTUNIDADE – Caso Beto Rosado (PP) permaneça na Câmara dos Deputados, espero que ele não CONTINUE nos decepcionando. Em todas as votações importantes ele ficou contra o povo.

Alguns mossoroenses dizem que preferem Beto a Mineiro, pelo fato daquele ser da nossa cidade, e que por isso trabalhará pelo seu povo. Quando peço para eles informarem alguma ação de relevo do deputado em prol do município nos últimos quatro anos, estas pessoas se calam.

De qualquer modo continuará sendo um deputado visto nacionalmente como do baixo clero, apagado, sem atuação destacada.

*

MINEIRO – Caso a vontade do eleitor seja respeitada e Fernando Mineiro (PT) assuma uma cadeira na Câmara Baixa, acredito que sua atuação deverá ser semelhante a de Fátima Bezerra (PT), com uma pitada a menos de estridência. O petista tem tudo para se destacar como um forte oposicionista ao governo de Jair Bolsonaro (PSL).

*

CÂMARA MUNICIPAL – Caso a onda pró-Bolsonaro continue pelos próximos dois anos, o que depende muito de seu governo, a população mossoroense deverá eleger uns dois ou três vereadores mais ligados ao espectro da extrema-direita. Por ora não consigo vislumbrar nenhum nome. Vejo um espaço à procura de ocupantes.

*

OAB – Dia desses me encontrei casualmente com um advogado bastante conhecido em Mossoró. Perguntei-lhe sobre as eleições. Ele respondeu que acompanhava de longe, que estava triste com a omissão da OAB como um todo, tanto nos problemas nacionais como nos problemas estaduais e locais. “Você só encontra atuação social da OAB nos livros de história, nas bibliotecas; se é que ainda existem bibliotecas”, disse-me, num misto de desabafo com decepção.

Infelizmente tive que concordar com ele. Em Mossoró, a última vez que vi uma OAB atuante foi na presidência do advogado Humberto Fernandes.

*

COMBUSTÍVEL – Pela primeira vez em vários anos estou vendo alguma concorrência entre os postos de combustíveis em Mossoró. É possível encontrar variação de até R$ 0,20 por litro de gasolina entre um posto e outro.

Apesar disso, o litro de gasolina na vizinha Governador Dix-sept Rosado continua sendo mais barato do que o menor preço oferecido em Mossoró. Os postos daquela cidade vendem o livro da gasolina aditivada por R$ 4,57.

*

PODCASTS – Tudo começou com o podcast “Presidente da Semana”, da Folha de S. Paulo, que contou a história de todos os presidentes republicanos, desde Deodoro da Fonseca até Jair Bolsonaro. Cada presidente um episódio com duração média de 40 minutos, um deleite para quem gosta de história.

Encerrados os episódios, passei a procurar outros podcasts que poderiam me agradar. Descobri uma fonte imensa deles, dos mais variados assuntos, tendências e tamanhos. Arrependi-me de não ter entrado antes na vibe dos podcasts, que são arquivos de áudios disponíveis em sites e tocadores de músicas, como Deezer e Sportify.

Como são áudios, você não precisa parar para ouvi-los. Assim, dá para escutar no banho, na direção, enquanto cozinha etc. Há podcasts sobre política, futebol, história, filosofia, cinema, humorísticos, TV e famosos etc.

Particularmente, o que mais tenho escutado é o Foro de Teresina (semanal), apresentado pelos jornalistas da revista Piauí; tem também o podcast do Estadão (diário); o espetacular Mamilos (semanal); o Podcast com PHA (diário); e o Petit Journal (diário). Há centenas de outros, os quais você pode encontrar nos aplicativos Sportify e Deezer, inclusive divididos por categorias. É um mundo de informação.

*

O QUE SERIA? – Ontem, em pleno pingo do meio-dia, o vereador Alex do Frango (PMB) foi visto fotografando a faixa de pedestres localizada em frente ao Banco Nordeste, no sentido de quem vem dos Correios. Na oportunidade estava acompanhado por dois assessores. Fiquei curioso. Não há nada ali que mereça registro. Alguma pista?

*

EFEITO CASCATA, SQN. – Quando o Senado Federal aprovou aumento superior a 16% para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a imprensa logo alardeou que haveria um efeito cascata, e que todo o Judiciário seria beneficiado. Não é bem assim. De fato, há cargos cujos subsídios são atrelados aos recebidos por ministros do STF, mas estes representam a minoria. A grande massa de servidores do Judiciário continuará com seus vencimentos inalterados, a não ser que haja alguma majoração por outro motivo.

*

CAMPANHA SOLIDÁRIA – O personal trainer Cléber, da academia Biofit, promoverá um aulão solidário de circuito no próximo dia 01º de dezembro, um sábado, às 10h. O que for arrecadado será destinado ao abrigo Amantino Câmara. A aula será na própria Biofit. Quem quiser participar da aula deverá chegar com antecedência ao local, levando um dos itens acima listados.

O treino de circuito movimenta vários grupos musculares do corpo, sendo atualmente um dos mais recomendados pelos educadores físicos. Quem ainda não conhece, eis uma oportunidade única para fazê-lo. Estaremos lá.

*

SERRA DO MEL – Aconteceu na última segunda-feira, 19, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Serra do Mel (RN), a apresentação dos candidatos e candidatas concorrentes ao concurso “Rei e Rainha do Caju 2018”.

O concurso está sendo resgatado pela atual gestão do prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (PR), que valoriza tradição e valores, além de ser um momento contagiante.

O evento acontece no próximo dia 30 de novembro.

*

ESCOLA SEM PARTIDO – Quando se fala em educação, parece-me que a maior preocupação do futuro governo Bolsonaro (PSL) é a chamada Escola sem Partido, a qual prevê, entre outras coisas, a fixação de um cartaz em cada sala dizendo os assuntos que o professor não pode tratar.

Francamente, é inadmissível que o futuro presidente eleja como prioritário um tema que muitos consideram irrelevante, até porque nem se sabe se realmente existe, o que torna até difícil defini-lo.

Caso haja excesso por parte de algum professor, que se analise o caso concreto. Criar uma “escola sem partido” no abstrato nada mais é do que censura. O próximo passo deverá ser o resgate de matérias contemplativas do governante, como Educação Moral e Cívica e OSPB.

*

DADOS IRREAIS – Equipamentos de academia e aplicativos para smartphones superestimam a queima calórica em 93% dos casos. É o que aponta um estudo da revista Journal of Personalized Medicine. Os gadgets tipo relógio são os que mostram os resultados mais próximos da realidade.

*

DIVULGAÇÃO:

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe

2 respostas

  1. Sugiro o podcast Xadrez Verbal (www.xadrezverbal.com.br). Além do podcast semanal sobre política inteenacional, eles tem também o podcast Fronteiras Invisíveis do Futebol (no mesmo site), onde conta-se a história do futebol de um país ou estado, lado a lado com a história do local.

  2. Sugiro o podcast Xadrez Verbal (www.xadrezverbal.com). Além do podcast semanal sobre política inteenacional, eles tem também o podcast Fronteiras Invisíveis do Futebol (no mesmo site), onde conta-se a história do futebol de um país ou estado, lado a lado com a história do local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *