Racionalidades – 33ª edição.

0
24

PENA INTERESSANTE – Os doleiros Cláudio Fernando, o Tony, e Vinícius Claret, o Juca Bala, foram presos no Uruguai em 2017, acusados pela Lava Jato fluminense de fazerem parte do propinoduto do ex-governador Sérgio Cabral Filho. Os dois concordaram em aderir à colaboração premiada proposta pelos procuradores da República Costa e Silva e Eduardo El Hage.

Além de denunciarem comparsas e entregarem provas dos crimes que praticaram, os dois se comprometeram a dar 200 horas/aula anuais, durante seis anos, para representantes de órgãos que combatem o crime organizado no Brasil, como policiais federais, agentes da Receita Federal, integrantes do Ministério Público e magistrados.

Nas aulas, eles explicam como funcionam os esquemas de lavagem de dinheiro e uso de paraísos fiscais. As aulas costumam ter mais de uma centena de autoridades, entre as listadas acima.

Ao fim, apontam as soluções para evitar ou diminuir as ações de doleiros. Segundo eles, a principal é procurar meios de evitar ao máximo a circulação de moedas em espécie. Outra saída é vincular ao máximo uma operação bancária a quem a está realizando. Informam que os boletos bancários, que no Brasil podem ser pagos por qualquer pessoa, são uma mão na roda para os doleiros. Eles recolhem dinheiro em espécie de supermercados e pagam os boletos destes comerciantes eletronicamente, a mesma parceria fazem com donos de casas lotéricas.

Nos EUA, apenas os titulares podem pagar os boletos, regra que o Ministério Público quer aplicar no Brasil, o que dificultaria a ação de doleiros.

*

JOVEM PROMISSOR – Dia desses vi uma matéria sobre o jovem mossoroense Paulo Paiva, 23 anos, acadêmico do curso de Oftálmica. Há tempos ele vem demonstrando seu talento na área de saúde, tanto que recebeu, no último dia 20 de dezembro, a Medalha de Mérito na Saúde, da Câmara Municipal de Mossoró, uma iniciativa da vereadora Izabel Montenegro (MDB).

Em virtude de seu trabalho, Paulo Paiva, filho de país bastante humildes, já conheceu as três maiores universidades da Inglaterra, onde pode conhecer laboratórios e conversar com cientistas de renome. Ele também foi convidado para participar de um importante evento de sua área em Bogotá, na Colômbia, mas por falta de apoio do poder público não pode ir.

Paulo Paiva desenvolveu um game que auxilia as crianças em tratamento contra o câncer. Ele se chama Super K vs Câncer, e está disponível nas plataformas Android e IOS, ao custo de R$ 12,99, valor este revertido para entidades que ajudam no combate à doença. Estudos mostraram que crianças em tratamento se sentem melhorem quando jogam o game desenvolvido por Paulo Paiva. A iniciativa rendeu inúmeras matérias jornalísticas em Mossoró, no país e até mesmo nos Estados Unidos.

Apesar de todas as conquistas, ele continua desempregado. Quem quiser saber mais acerca de seu trabalho pode falar diretamente com ele pelo telefone/WhatsApp (84) 99896-1913

*

TRIBUNAL DE JUSTIÇA – O recesso do Poder Judiciário encerra-se hoje. Na segunda-feira (07) os fóruns de todo o estado voltarão a funcionar normalmente.

No âmbito do Tribunal de Justiça haverá a posse do novo presidente, o desembargador João Rebouças, 61 anos, que comandará o Judiciário Estadual no biênio 2019/2020.

João Rebouças é natural de Areia Branca (RN). Magistrado de carreira, passou pelas comarcas de Pendências, Martins e Mossoró, entre outras. Assumiu o cargo de desembargador em novembro de 2004, pelo critério de merecimento.

*

VERÃO DAS ANTIGAS – Teremos logo mais à noite a festa Verão das Antigas, a mais tradicional do veraneio em Tibau. Também chamada de festa do reencontro, a edição 2019 terá animação da banda É o Tchan. As senhas estão à venda na Oculum (3314-0064) e também no Álibi, local do evento. Mais do que tudo, o evento é uma forma de rever os amigos que há anos costumam passar o período entre o Réveillon e a quarta-feira de cinzas na cidade-praia de Tibau.

*

A NOVA ORDEM MUNDIAL – A política adotada pela nova direita, que já assumiu o comando de países como EUA, Chile, Itália e Hungria, além do Brasil, não é inclusiva. A máxima de “governar pra todos”, na visão deles, faz prática da velha política. A estratégia é governar apenas para suas bases eleitorais, seus nichos.

Tal pode ser visto de forma cristalina no segundo discurso de posse feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Em nenhum momento ele falou em unir a Nação, muito pelo contrário, ratificou o discurso “nós contra eles” usado durante toda a campanha eleitoral.

*

SOCIALISMO? – No discurso, o presidente empossado disse que exterminaria o socialismo do país. Foi o trecho mais criticado, por uma simples razão: nosso país, em momento nenhum de sua história, adotou a doutrina socialista, que defende a coletivização dos meios de produção e de distribuição, bem como o fim das propriedades privadas e das classes sociais. Isso nunca foi nem mesmo tentado aqui no Brasil.

*

DISCURSO ATÍPICO – Dos novos 22 ministros do atual governo, o diplomata Ernesto Araújo, nomeado para o ministério das Relações Exteriores, foi o que apresentou o discurso mais surpreendente. Na sua fala, o diplomata citou Renato Russo, Raul Seixas, série da Netflix e novela da TV Globo. Suas frases e citações chamaram logo à atenção da imprensa, que tratou logo de repercutir o que foi dito pelo novo ministro.

No tocante a Raul Seixas citou trecho da música “Ouro de Tolo”, de 1973: “Eu que não me sento no trono de um apartamento com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar”.

O discurso pode ser visto no YouTube. Vale assistir pela peculiaridade.

*

NO ESTADO – Logo após assumir o comando do Executivo estadual, a professora Fátima Bezerra (PT) decretou estado de calamidade financeira no estado, e também apresentou um Plano de Recuperação.

Foram apresentadas várias medidas a serem tomadas para conter a grave crise financeira pela qual passa o Rio Grande do Norte. Dentre as medidas podemos destacar o encurtamento do expediente nos órgãos estaduais, retorno de servidores cedidos e a revisão de contratos e licitações.

O Rio Grande do Norte tem um déficit orçamentário anual de R$ 2,57 bilhões. Esta é a diferença entre o que o estado arrecada e o que o estado gasta. Mudar este quadro é o grande desafio da governadora empossada.

Medida semelhante vigora no estado do Rio de Janeiro, inclusive com prorrogação até o dia 31 de dezembro de 2019.

*

SEM PREVISÃO – O novo governo ainda não sabe como e nem quando pagará o funcionalismo, tampouco as folhas em aberto, referentes à parte do 13º de 2017, 13º de 2018 e os vencimentos de novembro e dezembro. A dívida é muito alta. O novo secretário de Planejamento, Aldemir Freire, contudo, disse que o atual governo centrará esforços para não mais penalizar o servidor público. A intenção com a categoria é das melhores. O que se busca agora é um solução. Entre estas um pedido de empréstimo.

*

TOPLESS – 49% das espanholas nunca usaram a parte de cima do biquíni. No país a nudez é encarada com assombrosa naturalidade. Nas praias do país é normal perambular como se veio ao mundo, mesmo em áreas não demarcadas. Dado: Ifop.

No Brasil, o topless fez algum sucesso nos anos 70 e 80, dentro da luta feminista pela igualdade de direitos, mas ultimamente não é mais comum, talvez por muitas mulheres entenderem que essa fase já foi ultrapassada.

Eu mesmo me lembro de ter visto uma adepta do topless em Tibau no início dos anos 90. Ela estava na descida para a praia do Ceará, ainda na área urbana, onde caminhava tranquilamente com uma amiga, não adepta. Foi a primeira e única vez que vi.

*

FRASE “É porque somos mais libertários, sem preconceitos miúdos e burros, do que muitos outros”. (Tony Ramos, ator, em entrevista à última edição da revista VIP).

Na mesma entrevista:

“Viajar não é só comprar, encher malas. Viajar é ficar em silêncio numa praça por 30, 40 minutos e perceber as pessoas andando, sentir a respiração daquele país, daquela cidade, daquele momento”.

*

ESTRANHO – O Brasil é um dos países que mais matam transexuais no mundo; e também é o país que mais consome vídeos pornôs feitos por estes mesmos transexuais. Como explicar esse paradoxo? Seria homossexualidade enrustida? Negação da verdade?

*

A ORIGEM DA EXPRESSÃO – No Século XIX, Benedito Caravelas reuniu um grupo de pessoas no Espírito Santo a fim de entrarem em engenhos e fazendas para libertarem escravos. Ao avistarem grupos se aproximando de suas fazendas, os donos logo gritavam: Será o Benedito? Daí a origem da expressão.

*

EX-BEATLE HOMENAGEIA BRASIL – No seu último disco, Egypt Station, lançado no segundo semestre do ano passado, o cantor e compositor inglês Paul McCartney incluiu a música Back in Brazil, que fala de uma moça sonhadora que pensa num futuro promissor ao lado de um bom companheiro.

O clipe da música foi lançado no dia 07 de setembro, com direito a um texto do cantor numa rede social parabenizando o país pelo Dia da Independência. Para ver o clipe, rodado em Salvador (BA), clique aqui.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Seu nome