Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0
Foto: Internet.

MARLEIDE CUNHA EM ALTA – O vereador petista Gilberto Diógenes apresentou proposta à Câmara Municipal de Mossoró a fim de homenagear a sindicalista Marleide Cunha com a Medalha de Reconhecimento Celina Guimarães.

Os vereadores da situação, magoados com o conteúdo de um outdoor espalhado pelo SindSerpum, sindicato que Marleide Cunha comanda, não curtiram nadinha a ideia.

*

“CONTRAORDEM” – A fim de evitar a distinção honrosa à sindicalista, os 13 vereadores da situação apresentaram conjuntamente um proposição solicitando que a Câmara Municipal de Mossoró concedesse à Marleide o inglório título de Persona non Grata, o que a impede de receber a homenagem requerida pelo vereador Gilberto Diógenes.

*

MARLEIDE CUNHA 2020 – No que se refere aos vereadores a repercussão foi a pior possível. Isso é o resultado de fazer as coisas no calor da emoção, sem pensar muito. Teve até hashtag nas redes sociais para se solidarizar com a sindicalista, que nada mais faz do que lutar pelos direitos dos servidores públicos.

A patacoada catapultou Marleide Cunha, que agora aparece como nome forte para tentar o cargo de vereador nas próximas eleições.

*

COM A CARA NO DISPLAY – O uso excessivo do aparelho celular vem distanciando cada vez mais as pessoas dos seus interlocutores reais. Nos salões, restaurantes, academias, salas de espera etc., o que mais vemos são pessoas com a cabeça baixa, focadas no display do smartphone. Muitos até com fones de ouvido, para se isolarem ainda mais do mundo que os cerca.

*

DOENÇA – O excesso de conectividade ao celular está, inclusive, adoecendo os usuários. A fabricante Motorola fez um levantamento com 20 mil usuários brasileiros e concluiu que 41,5% deles estão viciados em seus telefones, e que, por isso, precisam tomar alguma medida para se desconectar mais um pouco do aparelho, sob pena de o vício aumentar e então inviabilizar os estudos, o trabalho, o convívio social.

*

TESTE – Para saber se você está viciado em Internet, Facebook, WhatsApp e em celular de forma geral faça o teste no endereço bit.ly/teste_celular.

*

24/7 – Um levantamento da revista Time revelou que 68% dos donos de smartphones pegam no aparelho assim que abrem os olhos. Essas pessoas são chamadas de 24/7, ou seja, 24 horas por dia, sete dias por semana. Nestes casos cabe uma pergunta: é você que controla o celular ou é ele quem te controla?

*

O PORQUÊ – Duas são as razões principais para os usuários olharem seus smartphones a todo tempo. A primeira é a busca por alguma notícia boa, consistente numa mensagem ou comentário que faça o usuário se sentir bem.

Como isso já aconteceu uma vez, na ocasião o cérebro liberou dopamina, o hormônio da felicidade, e então o corpo passou a entender que ao olhar o celular há uma possibilidade de novamente encontrar uma notícia boa. Realmente há, mas essa lógica é a mesma que alimenta o vício em jogos de azar.

*

O OUTRO MOTIVO – A sensação de estar perdendo algo é a outra razão para olharmos o celular constantemente. Refiro-me ao medo que as pessoas têm de acontecer algo de relevante e elas não tomarem conhecimento, ficarem alheias. Neste mundo atual, onde somos forçados a saber de tudo o tempo todo, mostrar-se “por fora” é um sinal de que vivemos noutro mundo, que não integramos aquele meio.

A probabilidade de estar desatualizado apavora muitos usuários.

*

É FÁCIL COMPROVAR – Quando o usuário contumaz de smartphone passa alguns instantes sem conexão com a internet ele passa a adotar comportamento de viciado, procurando loucamente um local com conexão a internet. Quando acha, se fecha em concha para olhar o display, a fim de se atualizar, momento em que se desconecta de quem estar ao lado.

*

TOQUE – Um levantamento do site Dscout revelou que os usuários tocam a tela do celular 2.617 vezes por dia, em média. Impressionante.

*

PHUBBING – Na língua inglesa já existe uma palavra para designar aquele momento em que seu interlocutor deixa de falar com você para fincar a cara no display do celular. Phubbing é a junção de fone com esnobar.

Quase todos já passamos por isso. Trata-se de uma tremenda falta de consideração, inconveniência.

*

UM BOM EXEMPLO – O governo francês proibiu a entrada de celulares e tablets nas escolas públicas do país. “Uma medida de desintoxicação contra a distração”, argumentou o parlamento francês.

*

OUTRO EXEMPLO – Num acordo coletivo entre sindicatos e empresas de segurança do estado de São Paulo, em 2015, restou decidido que os vigilantes não podem usar seus smartphones durante o serviço.

*

EFEITO CONTRÁRIO – Curiosamente, apesar de toda a informação disponível no aparelho celular, os níveis de inteligência medidos em testes de Q.I na sociedade diminuíram 02 pontos entre 1980 e 2008, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Otago, Nova Zelândia.

*

VIDA REAL – É bom destacar que nem todos os usuários se encaixam no perfil trazido nas notas acima. Há sim quem se desconecta para conversar com amigos, para se exercitar, estudar, trabalhar etc. Essas pessoas estão certas. Sentir a vida real é bem mais interessante.

*

INVIÁVEL – Tem dois amigos que gosto muito, mas não me animo mais para estar ao lado deles. Ambos passam 90% do tempo vidrados no celular.

Estou esperando essa fase deles passar para que possamos voltar a rir e jogar conversa fora, como fazíamos outrora.

*

FONTE – Todos os dados acima foram extraídos da matéria de capa da edição 245 da revista Você S/A. Trata-se de uma daquelas reportagens que mexem com quem a lê. Também irei me policiar mais quanto ao uso do celular. Viver a vida real, para assim guardar memórias vivas.

*

BIBLIOTECA – O SindJustiça (Sindicato dos Servidores do Judiciário do Rio Grande do Norte) está montando uma biblioteca no Fórum Desembargador Silveira Martins, sede da Comarca de Mossoró. A iniciativa tem o apoio da direção do órgão.

Para tanto, o sindicato conta com o apoio da população em geral, especialmente dos que, em razão da atividade que exercem, estão rotineiramente no fórum Silveira Martins.

As doações de livros e periódicos para a formação da biblioteca podem ser feitas até o dia 01º de abril na administração da Direção do Fórum, aos cuidados de dona Graça.

Bela iniciativa do sindicato. A biblioteca será um excelente lugar de espera para quem vai ao fórum realizar alguma atividade. Só espero que não encham o espaço com livros e códigos antigos da área jurídica, os quais, ultrapassados, não tem quase nenhuma serventia.

*

FEIRA AGROECOLÓGICA – Voltou a ser realizada na sede do Fórum Desembargador Silveira Martins a Feirinha Agroecológica, uma iniciativa da Associação de Produtores da Feira Agroecológica de Mossoró (APROFAM).

Na feira são ofertados alimentos frescos, sem agrotóxicos, não transgênicos, cultivados a partir de princípios agroecológicos e vindos direto das propriedades de famílias agricultoras.

As feirinhas ocorrerão todas as quintas-feiras, das 08h às 12h.

Os organizadores pedem que os clientes levem suas sacolas e avisam que negociam apenas com dinheiro em espécie.

*

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO – Acontecerá logo mais, às 09h, o lançamento do Projeto Despertar, uma realização do CEACRU (Centro de Assessoria as Comunidades Rurais e Urbanas), em parceria com o Comdica e a prefeitura do município, e apoio do Criança Esperança.

O evento será no auditório da Câmara Municipal de Governador Dix-sept Rosado, localizado na Rua Manoel Joaquim.

É imprescindível que a população compareça, a fim de entender como funciona este importante projeto, que foca as crianças e adolescentes da cidade, bem como saber como se dará o apoio do Criança Esperança.

*

A VERDADE – Nenhum governo brasileiro, de Deodoro da Fonseca até Michel Temer, pretendeu implantar o comunismo ou socialismo como sistema econômico. Ou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) é muito desinformado ou age de má-fé.

O pior é que seus seguidores repetem esse mantra, muitas vezes sem saber nem o que estão dizendo.

*

HISTÓRIA – As expressões direita e esquerda, para definir posições políticas, surgiram de um costume. No final do século XVIII, na França, durante o reinado de Luís XVI, os representantes dos nobres e dos conservadores sentavam à direita do rei; já os representantes da pequena burguesia, defensores do fim dos privilégios e de reforma social sentavam à esquerda.

Passados mais de duzentos anos, a coisa segue mais ou menos do mesmo jeito.

*

NOVIDADE – O Deezeer, aplicativo de músicas, está com uma novidade que achei genial. Após o usuário buscar por artista, aparece abaixo do resultado a opção “Mix de Artista”, que antes não existia.

Ao clicar nela, o aplicativo começará tocando uma música do artista que você escolheu, mas na sequência tocará músicas de outros artistas dentro daquele estilo musical.

*

MESMA FORMA – O Deezeer está fazendo mais ou menos como o YouTube faz: você seleciona um artista e daí em diante a sequência é escolhida pela plataforma.

*

UM MUNDO NOVO – Esse recurso é muito bom, pois permite ao usuário conhecer várias bandas dentro de um estilo, que muitas vezes ele ignorava a existência.

Venho utilizando esse recurso desde segunda. Neste curto período tive a oportunidade de conhecer muita banda boa. Destaco a norte-americana Avenged Sevenfold, que toca um heavy metal de muito bom gosto.

*

CINE-TIOO Menino que Descobriu o Vento passaria facilmente na Sessão da Tarde, caso a Globo atualizasse sua lista de filmes. Conta a história real do menino William Kamkwamba, nascido e criado numa comunidade em Malawi, região paupérrima da África. A luta maior em sua região é por comida.

Autodidata, William sempre visita um lixão de ferro velho próximo a sua comunidade em busca de baterias, cabos etc., e com isso procura construir engenhocas. Ele até entra na escola, mas tem que sair, pois sua família não tem condições de pagar as mensalidades. Com a ajuda de um professor, consegue frequentar a biblioteca escondido do diretor da instituição.

Com os ensinamentos adquiridos na biblioteca, ele se acha apto a construir uma usina eólica, a fim de extrair água do subsolo, o que resolveria o maior problema de sua comunidade. A dificuldade é convencer seus pares a acreditar na sua capacidade, especialmente seu pai, que deve entregar ao filho seu maior bem, uma bicicleta.

É um filme muito interessante, que aborda muitos assuntos de relevo, como fome, regime ditatorial e vida em comunidade. Vale à pena.

*

DIVULGAÇÃO – A Cajuama, empresa recentemente criada no município de Serra do Mel (RN), vem se destacando pela qualidade superior de suas castanhas. Da colheita às embalagens, passando especialmente pela seleção, tudo é feito com um profissionalismo ímpar.

A intenção do proprietário não é a de ser mais um a vender a castanha de Serra do Mel, mas oferecer o melhor da castanha de Serra do Mel.

Na imagem acima, uma porção de 30 g da castanha caramelizada com coco, uma exclusividade Cajuama, ótima opção de lanche. Tem também outras opções de castanhas. Elas são vendidas em pacotes de 500 g.

Informações adicionais e pedidos pelo fone 99185-7504

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *