Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

FORÇA E FÉ – Ontem, por volta das 6h30, me deparei na BR-304, altura da entrada para a cidade de Governador Dix-sept Rosado (RN), com o operador de máquinas Valdeni Pinheiro Alves (foto acima). Curioso, pedi para ele parar, a fim de conversar um pouco, saber que desafio ou mensagem ele trazia.

Valdeni então me disse que era amazonense de Humaitá, e que pela terceira vez estava cumprindo um desafio de percorrer todas as 27 capitais do país, perfazendo um trajeto total de aproximadamente 21 mil quilômetros. Nas outras duas vezes o seu feito foi registrado como recorde no Ranking Brasil. Ele tenta, então, bater um novo recorde e quem sabe chegar ao Guinner’s Book.

Valdeni começou o atual desafio em 05 de maio e pretende terminar no final de agosto. Ontem ele vinha de Fortaleza (CE) e ia com destino à Natal (RN). Disse-me que já tinha percorrido 13 capitais.

O ciclista me disse que esse desafio serve também de incentivo para as outras pessoas, e que a fé e a força de vontade podem levar a qualquer lugar. Fez questão de frisar que fazia isso pela mãe e pela filha.

  *

ELEITORADO – Mossoró tem 295 mil habitantes e 174 mil eleitores. Assim, o eleitorado corresponde a 59% da população. Como não temos 41% da população abaixo dos 16 anos, fica claro que há muita gente que reside em Mossoró, mas tem domicílio eleitoral em outra cidade, geralmente no seu município de origem.

Se parte desse eleitorado transferisse seu domicílio eleitoral para Mossoró, poderíamos alcançar 200 mil eleitores já nas próximas eleições, o que garantiria a realização de segundo turno caso o primeiro colocado à disputa para prefeito não alcançasse 50% mais um dos votos válidos.

Essa transferência de domicílio eleitoral de outras cidades para Mossoró seria muito bom para a oposição e bastante prejudicial à prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

Com a oposição fragmentada, ela deverá ganhar fácil numa disputa com turno único. Já numa disputa em dois turnos, a tendência seria a aglutinação dos votos da oposição no segundo turno, o que poderia acarretar a derrota da prefeita.

Assim, uma das frentes de batalha da oposição deveria ser convencer as pessoas que moram em Mossoró, mas que votam em outras cidades, a transferirem seus domicílios eleitorais.

*

SEM AÇÃO – Um leitor procurou o blog para mostrar sua total insatisfação em relação ao trabalho (ou falta dele) da secretaria municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito. Ele falou especificamente do setor de Mobilidade Urbana.

Ele quer saber por qual razão o órgão permite que estabelecimentos comerciais transformem suas calçadas em estacionamentos e afins, mitigando assim o direito de ir e vir das pessoas, especialmente dos idosos e portadores de necessidades especiais. Ele citou como exemplos as avenidas João da Escóssia e Presidente Dutra, com muitos estabelecimentos comerciais que avançam para as calçadas.

Eu acrescento um caso que eu acho bem singular, a da pizzaria La Goccia Blu, que transformou a calçada em propriedade privada, inclusive cercando-a. Atualmente, o acesso à calçada só é permitido aos frequentadores, rol que inclui a prefeita e vários de seus assessores.

O pedestre tem que andar pela pista de rolamento, uma avenida estreita e bem movimentada, tudo para garantir a comodidade dos frequentadores do local ficarem na calçada.

*

DOIS PESOS… – Coincidentemente, conheço o caso de um comerciante do ramo de alimentação que foi notificado para retirar uma fila de mesas e cadeiras da calçada do seu estabelecimento, a fim de liberar a passagem de pedestres, sob pena de multa e até de fechamento do local. Concordo com a atitude dos fiscais da prefeitura, só não entendo a razão que os leva a fiscalizar uns e se fazerem de cegos para outros. Por que será, hein?

*

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR – Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Econômica e Social, com sede na Grã-Bretanha, cruzou os dados referentes a salários e grau de respeitabilidade dos professores em vários países do mundo. Nesta pesquisa o Brasil ocupou o inglório último lugar. Tanto o salário como o índice de respeito ficam próximos da base.

Há situações curiosas.

Na China, o salário médio de um professor fica abaixo do aplicado no Brasil, no entanto, eles são bastante respeitados. O prestígio dos professores na sociedade chinesa equivale a de um médico.

Já a Suíça paga o maior salário médio a professores no mundo, mas eles não são tão prestigiados pela sociedade. Só 20% dos pais querem que seus filhos sejam professores.

*

DINHEIRO NO RALO – Os australianos são o povo que mais perde dinheiro em apostas e jogos de azar, US$ 958 por ano.

*

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO – Será nesse fim de semana a 3ª Festa do Produtor Rural do município de Governador Dix-sept Rosado. A partir das 7h de hoje começará a entrada dos animais, que durará todo o dia. Às 20h30 ocorrerá a abertura oficial do evento, e em seguida algumas atrações musicais para embalar os presentes.

A programação continua amanhã a partir das 6h, conforme programação acima.

O prefeito Antonio Freire (PHS) espera receber um bom público, a exemplo das edições pretéritas. Trata-se de um evento com a cara do atual gestor, que sempre faz questão de frisar sua origem campesina, seu gosto pela visa rural.

O blog deseja sucesso.

*

OLHOS QUE CONDENAM – A série Olhos que Condenam, disponível na Netflix, retrata um caso real de racismo e perseguição policial ocorrido nos Estados Unidos em abril de 1989. No caso, uma mulher foi encontrada desacordada, após ter sido espancada e violentada sexualmente. Ela não se recorda de absolutamente nada.

A polícia de Nova York, sem prova nenhuma, comunica à sociedade que cinco rapazes negros do Harlem foram os responsáveis pelo crime. De fato eles estavam no Central Park na noite do ocorrido, mas não há nenhuma evidência da participação deles no episódio. Apesar disso, a polícia resolveu apontá-los como os responsáveis pelo delito.

O então empresário bilionário Donald Trump paga espaços nos jornais e TVs para pedir a pena de morte para os jovens acusados. Eles vão a julgamento e são condenados. O miolo da série mostra o cotidiano dos rapazes nas penitenciárias, o quanto que sofreram.

Apenas em 2002 a verdade veio à tona e a inocência dos “Cinco do Central Park” foi reconhecida. Para saber como se deu assista à série, que só tem quatro capítulos.

*

SANGUE COR DE ARCO-ÍRIS – O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) proibiu o estado de inabilitar doador de sangue em razão de sua orientação sexual. Em 2010, um homem se apresentou para doar sangue numa das unidades do Hemocentro, mas seu sangue não foi colhido em razão de ele ter dito que havia transado com pessoa do mesmo sexo nos últimos doze meses.

Inconformado, ele levou o caso ao Judiciário. A decisão do TJ-RN foi dada na última quarta-feira, onde a Primeira Câmara Cível, à unanimidade, determinou que o estado colha o sangue do doador, sob pena de pagamento de multa de R$ 5 mil por cada negativa. O relator do caso foi o desembargador Cornélio Alves.

*

FALANDO NISSO – Dia desses o blog foi procurado por uma ativista do movimento LGBTQI+ em Mossoró. Ela afirmou que o grupo está desapontado com a deputada estadual Isolda Dantas (PT), que sempre foi ligada ao movimento. Segundo a ativista, a deputada tem se negado a atender os pleitos do grupo, mas não especificou bem que pleitos seriam esses.

Ao final, disse ficar surpresa pela falta de apoio de muitos políticos à causa LGBTQI+. “Nosso público não quer dinheiro, queremos apenas algumas ações em nosso favor. É um apoio muito fácil, mas que os políticos não conseguem – ou não querem – enxergar”, disse-me, citando, inclusive, a prefeita Rosalba Ciarlini (PP). “Pôxa, é um apoio de graça e eles não querem”, finalizou.

*

ARDOR – A Carolina Reaper (foto) é a pimenta mais ardida do mundo com base na Escala Scoville, que mede o ardor das várias espécies. Ela alcança 2,2 milhões de pontos nesta escala, seguida da Scorpion, que chega a 2 milhões de pontos. A título de comparação, a pimenta Tabasco alcança 2,5 mil pontos. Por aí você tire. Tem coragem de encarar?

*

MORTES NO TRÂNSITO – Entre 2011 e 2016 morreram, em média, 42 781 pessoas por ano no Brasil em decorrência de acidentes de trânsito. São 117 óbitos por dia.

Com base nesses números, que se assemelham a de países em guerra, não convém nenhum tipo de afrouxamento nas leis de trânsito, muito pelo contrário.

No caso específico de radares, dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que o número de acidentes reduz em até 59% nos trechos onde eles são instalados.

*

NA HORA DO PÊNALTI – Ao abrir seus braços, o goleiro induz o atleta que baterá o pênalti a chutar mais próximo à trave, pois imagina que só aquele canto é inalcançável para o arqueiro. Caso o goleiro fique com os braços juntos ao corpo, esta preocupação não existe, e então o batedor tende a chutar numa área alcançável. Em suma, as estatísticas mostram que a probabilidade de o goleiro segurar um pênalti é maior quando ele fica com os braços rentes ao corpo.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *