Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

PRÉ-CANDIDATO – O empresário Gutemberg Dias (PC do B) utilizou suas redes sociais para divulgar um vídeo onde reitera sua pré-candidatura a prefeito de Mossoró nas próximas eleições. Em aproximadamente cinco minutos ele lista as credenciais que lhe garantem exercer a chefia do executivo municipal, destacando a necessidade de crescimento do município e nossas potencialidades.

Já no finzinho ele diz que não será empecilho para uma possível junção da oposição em Mossoró, mas que somente participará de uma grupo se perceber que os integrantes têm compromisso com o futuro do município, e não apenas com seus projetos pessoais, no sentido de usar as eleições municipais como trampolim para as eleições de 2022.

*

ELEIÇÕES 2020 – Se houver muita conversa, pode até existir uma disputa polarizada em Mossoró nas próximas eleições, mas tem que haver muita conversa mesmo para juntar PT, PC do B, PL, Solidariedade e Avante num só lado.

Em Mossoró, o PSL de Bolsonaro deverá se juntar ao grupo da prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Há uma simbiose muito grande entre o rosalbismo e o bolsonarismo, por mais estranho que isso possa parecer, mas é o que ocorre. A maioria dos eleitores de Rosalba também são eleitores de Bolsonaro, e vice-versa.

*

ASSIM COM MARINA SILVA – Ontem, em entrevista ao programa do jornalista Saulo Vale, na Rural AM, o vereador João Gentil disse que recebeu convite de Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente; e do senador Randolfe Rodrigues (AP), para ingressar na Rede Sustentabilidade.

Ele informou que já está quase tudo acertado, que está estudando com Marina Silva e Randolfe Rodrigues uma data para eles virem a Mossoró participarem do ato de filiação.

Gentil disse que sempre se preocupou com o meio ambiente e que sempre levantou a bandeira do desenvolvimento sustentável. Lembrou, inclusive, que já foi filiado ao PV.

*

ELEIÇÕES 2020 II – Perguntado por Saulo Vale sobre as próximas eleições municipais, João Gentil disse que, a despeito do que muitos pensam, a oposição pode sim se juntar. “Acho difícil”, disse o entrevistador, o vereador então replicou: “Mas não impossível”.

*

EDUCAÇÃO – O Brasil investe no ensino superior um valor proporcional ao que investem os países desenvolvidos. Nosso problema está no ensino básico, onde investimos três vezes menos se comparados a esses países. Urge uma solução para tal problema, vez que o investimento em ensino básico é muito mais justo e correto se olharmos pelo âmbito social.

Ora, as universidades públicas estão cheias de alunos ricos, egressos de escolas particulares. Isso não é certo, e temos que olhar para esse problema de forma técnica e responsável, mas infelizmente estamos entregues a um governo totalmente ideológico, que vê as universidades como “fábricas de comunistas” e redutos de “doutrinação marxista”. Uma lástima.

Educação e conhecimento são pilares de um país desenvolvido. Já anunciava o economista Jacob Mincer, em 1974, com sua Equação de Mincer, quanto mais anos de estudo tem a população em geral, maior é a renda nacional.

*

TODOS DE OLHO NA GRANA – No dia 30 de janeiro a Petrobras depositou R$ 2,5 bilhões numa conta judicial na Caixa Econômica Federal, quantia essa decorrente de um acordo que fez com a Justiça dos EUA em setembro de 2018, no âmbito da Lava Jato. É aquele dinheiro que o esperto do Deltan Dallagnol queria que fosse administrado por uma fundação a ser criada pelo Ministério Público etc. A ideia do procurador foi por água abaixo, o dinheiro continua lá.

Com estes incêndios na Amazônia, os governadores do Norte lembraram da existência do valor represado, e querem que parte dele seja usado em prol da região, já a procuradora Raquel Dodge quer que a quantia seja dividida entre preservação do meio ambiente e educação.

O governo, por sua vez, quer diluir ainda mais a grana, estendendo-a para várias áreas. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já tem uma ideia diferente, assim como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Além da questão da área a ser beneficiada, tem também a questão do ente que será responsável pela aplicação, é aí que reside a maior disputa.

A decisão está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deverá levar a questão ao plenário do órgão, para que enfim seja feito seu rateio.

*

EGO – A filosofia de Sidarta Gautama, o Buda, girou em torno do valor de cada um ante a sociedade em que vive. Ele defendia que o “eu” era muito menor do que o “não eu”, e que a felicidade vinha dessa descoberta por parte de cada um. “Feliz é aquele que supera seu ego”, dizia.

De fato, há pessoas que possuem um ego tão grande que cria uma espécie de redoma, onde os demais são afastados. Uma redoma que só cresce e que afasta muitos. Esse povo precisa atentar que existe um “não-eu”, e que as outras pessoas também têm sua importância, seus valores, suas histórias, suas vontades de se expressar.

*

PODCASTS – A rede Globo entrou essa semana no mundo dos podcasts. Os telejornais do grupo exibiram várias matérias mostrando a novidade. Inicialmente explicaram o que são podcasts e em seguida enumeraram os vários que eles lançarão esses dias, com destaque para o podcast O Assunto, comandado pela jornalista Renata Lo Prete, que será publicado diariamente logo cedo. Claramente irá concorrer com os podcasts Café da Manhã, do grupo Folha, e Estadão Notícias, todos com 20 minutos de duração, em média, e igualmente publicados logo cedo.

*

PODCASTS 2 – A rede Globo chegou com um pouco de atraso ao mundo dos podcasts. Eu mesmo já acompanho este formato há mais de ano. Inicialmente foi o podcast Presidente da Semana, do grupo Folha, e depois fui me estendendo para outros, com os mais variados assuntos, formatos e durações. Atualmente, praticamente substituí o rádio e a televisão pelos podcasts.

*

PODCASTS 3 – Para quem ainda não sabe, podcasts são programas em áudio disponibilizados nos sites dos órgãos de imprensa respectivos e também nesses aplicativos para ouvir músicas, como Spotify e Deezer. Tem ainda o aplicativo Google Podcasts.

*

PODCASTS 4 – Entre os podcasts que ouço rotineiramente estão o Café da Manhã (Folha), Estadão Notícias, Durma com Essa (Nexo Jornal), Foro de Teresina (Revista Piauí), Mamilos, Funcionário da Semana (Veja) e Os Três Poderes (Veja). Vou tentar encaixar algum da Globo na grade.

O bom é que não precisamos parar o que estamos fazendo para ouvir os podcasts. Podemos fazê-lo enquanto dirigimos, trabalhamos, fazemos nossas tarefas diárias, viajamos etc. Basta um aparelho celular e um fone de ouvido. Dá para ouvir até na academia.

*

LANÇAMENTO DE PEDRA FUNDAMENTAL – O desembargador Saraiva Sobrinho, diretor da Escola da Magistratura do RN, confirmou para o dia 27 de setembro, às 9h, o lançamento da pedra fundamental para a construção da sede regional da Escola em Mossoró (Esmarn Oeste). A unidade será instalada como um anexo do Fórum Doutor Silveira Martins. O projeto tem como principal objetivo beneficiar magistrados e servidores de toda a Região Oeste, além de trazer ganhos à população local.

O diretor da Esmarn ressalta que a iniciativa representa o início da interiorização da escola, um projeto de sua gestão. Também está no planos do magistrado a instalação de unidades regionais em Caicó e em Pau dos Ferros.

“Neste biênio, a finalidade regimental e institucional é, acima de tudo, preparar e capacitar não só a juízes, mas também servidores. Um dos planos é fortificar as regiões, começando por Mossoró. A nova estrutura trará uma nova imagem para o Fórum local, além de trazer muitos cursos. Todos sairão ganhando”, ressalta Saraiva Sobrinho.

Elaborado pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do TJRN, o futuro prédio da Esmarn Oeste já teve seu projeto básico aprovado.

O desembargador Saraiva Sobrinho lembra ainda que o lançamento da pedra fundamental está inserido nas comemorações pelos 136 anos da abolição da escravatura em Mossoró. O Município comemora, no dia 30 de setembro, a libertação dos escravos ocorrida em 1883 – cinco anos antes da promulgação da Lei Áurea no Brasil.

*

MORINGA PROIBIDA – Esta semana fui até a loja de produtos naturais comprar moringa, como faço desde o dia em que descobri os efeitos da planta na redução do colesterol e da glicose no sangue. Para minha surpresa, o proprietário disse que a venda de moringa foi proibida através da Resolução nº 1.478/2019, da Anvisa, publicada em 04 de junho no Diário Oficial.

Como assim?

Já li várias matérias trazendo estudos que comprovam a eficácia da moringa, e também já conversei com várias pessoas que conseguiram se livrar do remédio para diabetes apenas com o uso da planta. Curiosamente, a resolução da Anvisa justifica a proibição na falta de comprovação científica dos benefícios da moringa.

Tem moganga aí nessa história da moringa.

Ora, e por que não proíbem o chá verde, o pata de leão, o cavalinha, o ora-pro-nobis etc., chás estes que possuem menos evidência científica comprovada do que a moringa.

Não tenho nenhuma dúvida de que há dedinho da indústria farmacêutica nessa resolução.

Agora, lá vai tio Colorau ter que comprar moringa no submundo dos chás proibidos. Existe isso?

*

PELO DIREITO DE NÃO SER TRATADO – O crítico de cinema Jean-Claude Bernardet, que nasceu na Bélgica e fez carreira no Brasil, publicou artigo na revista Piauí justificando a sua decisão de não se tratar de um câncer de próstata. Não vai fazer radioterapia, quimioterapia, nada. Vai viver intensamente até sua hora chegar.

Aos 83 anos, portador do HIV e com câncer de próstata, Jean-Claude argumenta que a longevidade é criação da indústria farmacêutica, e que os médicos só focam na doença, não no paciente. Eles escutam os sintomas e receitam logo os remédios e tratamentos, tudo no automático, disse Jean-Claude, que surpreendeu seu médico dizendo que não iria fazer nenhum tratamento, decisão, inclusive, acatada pela família.

O crítico encerra seu artigo dizendo que já se passaram alguns meses desde que foi diagnosticado e até agora só sabe que tem câncer de próstata porque o médico disse.

*

MORO MOLUSCO – No início do ano, o biólogo Luiz Ricardo encontrou um novo gênero e espécie de molusco na região de Santa Quitéria, no estado do Ceará. Motivado sabe-se lá por que (ou até se sabe), ele batizou o novo molusco com o nome de Lavajatus Moroi, uma homenagem à Operação Lava Jato e ao ex-juiz e ora ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Acontece cada coisa nesse mundo de meu Deus.

*

SAÚDE SEM FAKE NEWS – O Ministério da Saúde disponibiliza um contato de WhatsApp para que o cidadão possa tirar dúvidas sobre vacinas e assuntos correlatos. Anotem aí, é o (61) 99289-4640.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *