Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

PÔ! – Na última quarta-feira, um ouvinte enviou uma mensagem para um programa matinal pedindo uma música. Identificou-se como Portinari. O apresentador então sapecou: “Chique, hein, tem nome de perfume”.

De fato, há um perfume de O Boticário com o nome Portinari, que foi criado em 1998 para homenagear o pintor brasileiro Candido Portinari (1903-1962). Tenho fortes suspeitas de que o nome do ouvinte, assim como o do perfume, tenha a ver com o autor de “O Lavrador de Café” (foto).

E também tenho fortes suspeitas de que, para o apresentador, Portinari, realmente, é apenas o nome de um perfume.

*

ELEIÇÕES 2020 – Na última segunda-feira (25) à tarde o blog flagrou um encontro meio que reservado, num bar da cidade, entre algumas lideranças políticas locais. Conversavam à mesa Rodrigo Bolão, Zairo Mariano, Jailson Régis (irmão do ex-vereador Jório Nogueira), o ex-vereador Lucélio Guilherme e o Coronel Gomes.

Encontros como estes devem estar acontecendo aos borbotões. Com o fim das coligações, as eleições viraram um jogo de estratégia, onde bons apoios são essenciais.

Da turma destaco o Cel. Gomes, que teve 7.450 votos para deputado federal nas últimas eleições, sendo 4.833 deles em Mossoró, o que lhe garantiu a 7ª maior votação na cidade, mostrando assim que se trata de uma peça nada desprezível, muito pelo contrário.

OBS. Apesar de o encontro ter sido num bar, a única bebida consumida pelo quinteto foi água mineral sem gás.

*

REAJUSTE – A água mineral ficará 10% mais cara a partir de segunda-feira (02). O garrafão de 20 litros, vendido por R$ 6,00, por exemplo, passará a custar R$ 6,60.

A alta do preço do Dólar em relação ao Real é apontada como um dos motivos para que o valor seja reajustado, vez que os vasilhames são precificados na moeda americana.

Por ano, são engarrafados 507 milhões de litros de água mineral no Rio Grande do Norte. O setor emprega em torno de 10 mil pessoas.

*

PROEDI – O programa do governo estadual criou incentivos fiscais para empresas se instalarem no Rio Grande do Norte, gerando emprego e renda. Com o incentivo, a receita com ICMS cai, o que, a primeira vista, prejudica os municípios, os quais recebem percentagem deste imposto.

Ocorre que a receita perdida em razão da diminuição do ICMS será compensada com novos empregos e, consequentemente, mais dinheiro circulando nos municípios.

Infelizmente, a impressão é que muitos prefeitos não querem o dinheiro circulando na sociedade, querem-no nos cofres municipais, para eles gastarem da forma que quiserem, e muitas vezes o gastam de forma nada republicana.

*

ALTAMENTE LETAL – Policiais do Rio de Janeiro mataram 1.546 pessoas este ano. É o maior número desde que a contagem começou a ser feita, em 1998, e olhe que os dados correspondem as mortes efetuadas até o fim de outubro. Ou seja, mesmo desconsiderando novembro e dezembro, o número de mortes já é o maior da série histórica. São cinco mortes por dia, em média.

O dado mostra que a polícia brasileira é a mais letal do mundo.

*

PROTESTOS – Populações nas ruas protestando é algo muito comum em qualquer país democrático. Claro que nenhum governante gosta de protestos, mas eles devem entender que se trata de um direito legítimo do cidadão.

O grau de repressão dos governos a estes protestos é o que os qualificam como democráticos ou autoritários.

O povo tem todo o direito de ir às ruas protestar. Não tolerar esse direito é uma marca indelével de governos tiranos.

*

MORTALIDADE INFANTIL – Por ano, 42 mil crianças menores de 05 anos morrem no Brasil. O número foi divulgado essa semana pela Unicef.

*

JÚRI INCOMUM – Essa semana, um mesmo réu foi julgado duas vezes pelo mesmo Conselho de Sentença no Tribunal do Júri, no mesmo dia. A situação é prevista na legislação, mas é de rara ocorrência.

O réu em questão foi Mário Ranyelle da Silva Costa. No primeiro processo foi acusado de matar Jorge Williamy da Silva, em dezembro de 2011; já no segundo foi acusado de tirar a vida de Antonio Cícero Almeida de Assis, em agosto do mesmo ano.

Ambas as sessões foram presididas pelo juiz Vagnos Kelly e tiveram o promotor Ítalo Moreira como representante do Ministério Público.

O Conselho de Sentença condenou o réu nos dois processos. Penas de 12 e 14 anos, respectivamente.

*

LIMITE – A partir de janeiro a taxa de juros do cheque especial não poderá ultrapassar os 8% ao mês. Os bancos, contudo, poderão cobrar uma tarifa para oferecer o serviço.

*

DEPUTADO SUSPENSO – Foi no Ceará, o Subconselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado vizinho suspendeu por 30 dias o mandato do deputado estadual André Fernandes (PSL). O parlamentar foi denunciado por dizer que o também deputado estadual Nezinho Farias (PDT) era ligado a uma facção criminosa.

Não há um único indício de que o deputado Nezinho seja integrante de algum grupo criminoso.

O processo continuará, com possibilidade de cassação de mandato.

*

HARMONIA – Tive a oportunidade de ler um capítulo do quarto e último volume de Diários da Presidência, série de livros lançados pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com as anotações que fazia diariamente durante os oito anos em que comandou o país.

O capítulo que li trata da transição entre o seu governo e o de Lula.

FHC escreveu que recebeu Lula no Palácio do Planalto na manhã do dia 29 de outubro de 2002, ou seja, dois dias depois de o petista ter derrotado Serra, que era seu candidato, na campanha presidencial. Segundo FHC, foi um encontro ameno, onde ele adiantou para Lula os problemas que encontraria pela frente e apresentou soluções.

Os dois também discutiram nomes para ocupar cargos de embaixador e de diretores, e que, inclusive, Lula acatou algumas sugestões, até porque FHC apontou as pessoas que eram técnicas, cujas permanências eram muito importantes para dados setores.

FHC relata vários outros assuntos que foram tratados. Ao final, conclui: “Confesso que gostei do encontro. Pelo país, como um sinal de, digamos, uma transição civilizada”.

O ex-presidente tucano ainda relata vários outros encontros que teve com o petista nos meses de novembro e dezembro, inclusive um jantar com as respectivas esposas.

Escreve: “Os ódios, que estavam agitados e muito à flor da pele durante a campanha, estão amortecendo”.

Tempos bons…

*

AINDA DOS DIÁRIOS – Curiosamente, a única queixa de FHC nesse período era com o então governador Aécio Neves (PSDB), de Minas Geras. Ele escreveu que Aécio insistia para que a União ressarcisse o governo mineiro por obras de restauração de rodovias federais em Minas Gerais. FHC argumentava que não existia previsão legal para isso, mas Aécio insistia, indo várias vezes ao seu encontro cobrar-lhe o que não era devido.

*

DESTAQUE – Oriundo do nacionalmente inexpressivo Globo, de Ceará-Mirim, Romarinho é disparado o melhor jogador do Fortaleza. Também o mais caro quando se trata de multa contratual. O atleta foi uma aposta particular do técnico Rogério Ceni, que acreditou no seu futebol quando muitos não lhe botavam fé.

O jogador é natural de Ceará-Mirim (RN).

*

SEMPRE NA SÉRIE A – Da era dos pontos corridos (2003) para cá, apenas cinco dos 42 times que disputaram o Brasileiro da Série A não foram rebaixados para a Série B: Cruzeiro, Fluminense, Flamengo, Santos e São Paulo.

A lista pode diminuir, vez que Fluminense e Cruzeiro correm risco de rebaixamento. O Ceará é o outro candidato a cair. Desses três, um cai, juntando-se assim aos já rebaixados CSA (virtualmente), Chapecoense e Avaí (matematicamente).

*

DICA DE SÉRIE – Concluí esta semana a 1ª temporada da série Jack Ryan, uma produção original da Prime Vídeo. Dividida em oito episódios, mostra o trabalho da CIA para capturar um extremista do Estado Islâmico que planeja ataques bioterroristas a partir da Síria. O tema é meio clichê, mas a série é envolvente, conseguindo prender a atenção, bem como despertando aquela vontade de assistir logo ao próximo capítulo.

*

AS MAIS MAIS – O aplicativo Deezer, de músicas, fez uma playlist com as 50 músicas que cada usuário mais ouviu em 2019. No meu caso, o top 05 foi:

5 – Take Me Out – Franz Ferdinand;

4 – Like a Stone – Audioslave;

3 – Last Nite – The Strokes;

2 – Seven Nation Army – The White Stripes; e

1 – Lonely Day – System of a Down.

Tai, gostei da ideia do aplicativo. Legal mesmo.

*

A BOA – A pedida de hoje é a apresentação da ótima banda Moby Dick no Espaço Catamarã, que funciona na Rua Duodécimo Rosado, proximidades da lateral do Hiper Bompreço. A banda natalense tocará sucessos dos Beatles e Rolling Stones. O som começa às 21h.

Informações adicionais pelo fone/WhatsApp 99914-3686.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *