Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

RN: A PIOR SITUAÇÃO – Um estudo feito pelo jornal O Estado de S. Paulo constatou que apenas sete estados do Brasil estão em situação fiscal saudável em relação ao limite de comprometimento das receitas com o pagamento da folha.

A Lei de Responsabilidade Fiscal prevê que o limite máximo de comprometimento deve ser de 49%. Antes disso há o limite de alerta, quando ultrapassa 44,1%, e o prudencial, quando atinge 46,5%.

A pior situação é a do Rio Grande do Norte, que está comprometendo 65,5% da receita corrente líquida. Deste valor, 47% é para pagar aposentados e pensionistas.

O estudo estima que em 70 anos o Rio Grande do Norte deverá comprometer, só com a previdência, 5,21 vezes as receitas atuais. A média nacional é de 3,5 vezes.

A situação é periclitante.

*

AMEAÇA – Ontem, em entrevista ao programa Meio-Dia Mossoró, na 95 FM, a vereadora Sandra Rosado (PSDB) reiterou que desde o início do seu mandato vem sendo hostilizada por um vereador da Casa. Ela não citou o nome, mas todos sabemos se tratar do vereador Raério Araújo (Republicanos).

A vereadora disse que chegou a ser ameaçada pelo colega, o que a fez denunciá-lo ao Conselho de Ética da Câmara. Além disso, confidenciou que tem ido às sessões com um segurança particular, o qual trabalha discretamente.

O OUTRO LADO – O vereador Ráerio Araújo já comentou o fato em alguns órgãos de imprensa, entre estes o Blog da Chris. Ele disse que nunca ameaçou a vereadora Sandra Rosado, que tudo não passa de armação para prejudicar o seu mandato, que é o mais combativo da Câmara Municipal.

De fato, o vereador é um crítico contundente e incisivo da administração municipal, da qual a vereadora é fiel aliada.

*

ELEIÇÕES – A vereadora também foi perguntada sobre o posicionamento do seu grupo político nas eleições que se avizinham. Ela disse que é candidata à reeleição e que a situação da ex-deputada estadual Larissa Rosado ainda não está definida. Na oportunidade, ela exaltou a quantidade de votos que a filha teve nas últimas eleições em Mossoró, sugerindo que ela tem grande capital político no município.

*

CHUVA – O Réveillon foi debaixo de chuva em Mossoró e região. Na cidade-praia de Tibau várias festas particulares foram canceladas ou adiadas. Apesar do contratempo, ninguém maldisse São Pedro. Todo nordestino gosta de chuva, ainda mais após um longo período sem cair uma gota do céu.

*

VOLTA AOS TRABALHOS – O recesso da Justiça Estadual vai até a próxima segunda-feira (06). Os fóruns reabrem as portas na terça-feira (07). Vale destacar que durante o período de recesso a Justiça Estadual funcionou todos os dias em sistema de plantão.

*

SAÍDA TEMPORÁRIA – A Vara de Execuções Penais da Comarca de Natal concedeu, neste mês de dezembro, autorização para a chamada “Saída temporária de final de ano” a cerca de mil presos que passaram a ter direito ao benefício na Capital do Estado. A saída é prevista pela Lei de Execuções Penais e autoriza o juiz a conceder até cinco saídas durante o ano, com no máximo sete dias de cada vez.

*

NO AZUL, MAS… – A Resolução nº 7.645/19, que alterou regras do cheque especial, prevê que o banco pode cobrar uma taxa por disponibilizar o cheque especial ao cliente, mesmo este não usando o limite. A OAB já pediu ao Banco Central a revogação desse artigo. Realmente, onde já se viu pagar pelo que não se usa?

*

FILMAR EM VEZ DE SALVAR – Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) nº 745/19, que aumenta a pena de omissão de socorro para a pessoa que fica filmando ou fotografando a vítima, em vez de tentar salvá-la. Justíssimo. Nessas horas devemos ser solidários e termos compaixão, e não agir como urubus.

*

O BLOG – Não é segredo pra ninguém que este blogueiro não nutre nenhuma simpatia pelo presidente Jair Bolsonaro, e muito menos pelo bolsonarismo, pelo contrário. Daí, algumas pessoas dizem que deixaram de ler o blog porque sou parcial etc. Na realidade, elas deveriam dizer a verdade, que deixaram de ler o blog pois eu critico muito o governo de Jair Bolsonaro, e que elas não toleram ver alguém criticando o “mito”. A questão é só essa.

Se for pesquisar, essas pessoas detonam todos que conseguem enxergar as falhas do atual governo, coisa que elas não conseguem, pois são fanáticas, assim como existem os fanáticos que não conseguem enxergar as falhas do ex-presidente Lula da Silva. O fanatismo é o mesmo, só inverte o sinal.

No mais, este blog continua sendo como sempre foi.

*

DEMOCRACIA – Falando nisso, muitos dizem que o governo de Bolsonaro é democrático, pois ele foi eleito através do voto e que não pretende acabar com as eleições. É aí que está o perigo.

A gente percebe nitidamente que Bolsonaro quer reduzir a democracia às eleições, quando ela é bem mais do que isso. Democracia também representa uma imprensa livre, respeito às instituições e à oposição, aos movimentos sociais e às minorias. Na democracia não deve ter inimigos, mas adversários.

Reduzir a democracia às eleições é o que fez Hugo Chávez, tão criticado pelo bolsonarismo.

*

A SOLUÇÃO – Neste momento de ameaça à democracia plena, o protagonismo não cabe à esquerda, momentaneamente desarrumada, mas à direita, que deve se apresentar à população como um grupo que pode aplicar as medidas econômicas liberais sem representar uma ameaça à democracia plena.

*

ESQUERDA – Com muita representatividade na sociedade, cerca de 30%, a esquerda urge juntar os cacos, precisa de um mínimo de acordo, pois esses 30% abarcam PT, PDT, PSB, PSOL, PC do B, entre outros. Essa divisão só favorece o bolsonarismo, que tem de 25% a 30% do eleitorado num só bloco.

*

CIRO GOMES – Ao que parece, o ex-ministro Ciro Gomes quer destronar o ex-presidente Lula da Silva como líder da esquerda e então unir esses 30%. Acho pouco provável que ele alcance seu objetivo. Não vejo em Ciro Gomes um perfil de agregador.

*

CAMINHOS – Então, qual o caminho da esquerda? Fazer um mínimo de acordo no próprio grupo e até mesmo abrir diálogo com a centro-direita. Tudo isso diminuindo o radicalismo. Há um sem-número de gente querendo a volta de um país pacífico, sem esse acirramento canino.

*

IRMANDADE – Nesse período de recesso no trabalho tenho dedicado o tempo ocioso para, entre outras coisas, assistir a séries. Uma delas foi a brasileira Irmandade, que tem o ator e cantor Seu Jorge no papel principal.

Como disse meu amigo Amilton Fonseca, ao sugeri-la, a série é “punk”. Realmente é. São episódios de tirar o fôlego.

A trama envolve conflitos entre facções criminosas e a atuação do estado no interior das penitenciárias. É muita crueldade de ambos os lados. Mostra ainda os métodos nada republicanos que alguns agentes do estado utilizam para capturar criminosos.

A série é boa justamente por não ser maniqueísta. Não tem essa de mostrar que um lado é bom e o outro é ruim. Ela demonstra que nessa guerra não tem santos.

A trama central envolve a advogada Cristina, irmã do traficante Edson, que comanda a facção Irmandade a partir da penitenciária. Sob pressão da polícia, ela se infiltra na facção para então atuar como informante. Um dilema enorme que ela tem que enfrentar, pois a todo instante corre o risco de prejudicar ainda mais seu irmão, além do perigo de ser descoberta pelos “irmãos”. É punk.

São oito episódios, cada um com duração média de 45 minutos.

*

HOMENAGEM A RAUL – A edição do último dia 17 de dezembro do programa Conversa com Bial homenageou o cantor e compositor baiano Raul Seixas, falecido há 30 anos. Foram convidados o cantor e amigo Odair José; o organizador do fã-clube Raul Rock Seixas, Sylvio Passos; e o “pantera” Carlos Eládio; além do guitarrista Rick Ferreira, que participou de todos os álbuns de Raul Seixas, com exceção do primeiro, Krig-ha Bandolo!.

Na conversa foram reveladas algumas curiosidades acerca do cantor. Entre estas, a de que a música “Medo da Chuva” foi composta por Raul Seixas para Odair José cantar, o que acabou não acontecendo. A razão é explicada pelo próprio Odair.

Odair José também revela que a música “Eu Vou Tirar Você Desse Lugar” só foi gravada porque Raul Seixas, à época produtor da CBS, autorizou, contrariando o restante da equipe, que não gostou da letra da música.

 O programa está disponível no Globo Play, mas também deve ser encontrado no You Tube. Essencial para fãs do Maluco Beleza.

*

VERÃO DAS ANTIGAS – Será hoje, no Álibi, a abertura oficial das festas de veraneio em Tibau. O evento Verão das Antigas, já consolidado, traz hoje a cantora baiana Margarete Menezes, de incontáveis sucessos na carreira. Eliana, a Rainha do Forró, também abrilhantará o evento, assim como André Luvi e Muny Santos.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *