Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

FERIADOS – Dia desses ouvi um comerciante reclamando do excesso de feriados no Brasil. Ele estava comentando uma dessas listas de “folgas” de 2020 publicada em algum lugar. Argumentou que um dia com as portas fechadas representa uma significativa queda de lucro.

Este mesmo comerciante, pelo que falam às escondidas, é um patrão semelhante àquele de Dino da Silva Sauro, da Família Dinossauros. Para quem não se lembra do desenho animado, o Senhor Richfield era um patrão impiedoso, truculento, que só tratava os empregados aos gritos

Pois bem. Nessas situações, os empregados trabalham desestimulados, não vestem a camisa da empresa. Ao final, a desmotivação dos empregados causa uma perda bem maior de lucro do que os feriados. Atentai.

*

EMPRESTAR DE FORMA SEGURA – A Lei Complementar nº 167/19, publicada em abril do ano passado, permite a qualquer cidadão abrir uma empresa simples de crédito (ESC) para emprestar dinheiro a microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

A nova lei cabe como uma luva naquelas situações onde o indivíduo tem um dinheiro guardado, mas não quer se arriscar no mundo da agiotagem. As regras para montar a empresa são bem simples

*

RECOMEÇO – O ex-jogador, ex-técnico e comentarista esportivo Agnaldo Fidélis, fez as malas e rumou de Mossoró para Corumbá, no Mato Grosso do Sul, onde atuará como auxiliar técnico no time da cidade, o Corumbaense, cujo técnico é Samuel Cândido, que já passou pelo Potiguar de Mossoró.

O blog deseja enorme sucesso ao amigo Agnaldo Fidélis neste seu recomeço.

*

DICA DE MINISSÉRIE – Em Trapaça, a vida de uma professora nunca mais é a mesma após ela reprovar uma de suas alunas. No decorrer da trama percebe-se que a desavença entre ambas não se resume ao ambiente escolar. Há outras coisas por trás. Uma minissérie bastante envolvente. São apenas quatro episódios com 45 minutos cada um. Dá para assistir numa sentada. Disponível na Globo Play.

*

DICA DE SÉRIE – A série Inacreditável traz o roteiro nada original de polícia vs. serial killer. Ainda assim é uma série interessante. No caso, a polícia persegue um estuprador que mal deixa evidências nas cenas dos crimes. Ele é tão perfeito em não deixar rastros que algumas de suas vítimas são desacreditadas, inclusive uma delas é acusada por denunciação caluniosa. São oito episódios de 45 minutos, em média. Disponível na Netflix.

*

INTERESSANTE – Numa das cenas da série acima, policiais vão até a casa de um possível suspeito, um sujeito estranho, introspectivo, que costuma andar com uma lanterna de cabeça, tipo aquelas de mineradores.

A mãe, ao perceber que os policiais acham que o filho é suspeito, sapeca: “Já vi muitos casos de estupro, e aprendi que o autor dos crimes nunca é o esquisito, mas o cara que todos acham normal”. Melhor frase da série.

*

SAINDO DO LERO-LERO – A filial brasileira da Basf, multinacional alemã do setor químico, resolveu sair do discurso e encampar a luta pela inclusão social. Desde 2018, 100% dos contratados no programa de estágio são negros.

“Entendemos que tínhamos de acelerar o processo. Se esperássemos a inclusão acontecer de forma natural, isso levaria anos”, disse à revista Você S/A, a vice-presidente de RH da Basf na América do Sul, Luciana Amaro.

Precisamos de mais atitudes assim, concretas. Incrivelmente, o racismo ainda é muito forte em nossa sociedade.

*

AUTISMO – Uma a cada 59 crianças possuem o espectro autista. No início dos anos 2000 essa proporção era de uma a cada 150. Os dados são do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Alguns estudiosos defendem que, na verdade, não houve efetivamente esse aumento que o dado mostra. Ocorre que as novas tecnologias permitem um diagnóstico mais seguro, o que não ocorria antigamente.

No passado, muitas pessoas podem ter morrido idosas sem ninguém saber que eram autistas.

*

MENOS VILÃS DO QUE PARECEM – Nessa onda do politicamente correto vejo muita gente evitando sacolas plásticas, por elas serem nocivas ao meio-ambiente. Realmente são, mas num grau bem menor do que as pessoas imaginam.

Caso você deixe de usá-las, isso representará 3kg a menos de gás carbônico por ano na atmosfera. A título de comparação, se você deixar de comer carne essa quantidade será de 450kg; se desligar os aparelhos domésticos em vez de deixá-los no modo standby, a quantidade a menos de gás carbônico por ano na atmosfera será de 53kg.

*

MASCULINO – O nome Sasha é o equivalente em russo a “Xandinho”, ou seja, é o diminutivo de Alexandre. Talvez por não saber deste detalhe, a apresentadora Xuxa nomeou a sua filha com esse nome, e desde então a palavra passou a batizar muitas crianças do sexo feminino.

Ao pesquisar no site do IBGE, vi que no Brasil existem 60 pessoas do sexo masculino com este nome, contra 739 do sexo feminino.

A apresentadora induziu centenas de pais ao erro.

Particularmente sei de dois homens que possuem o nome Sasha: um promotor de Justiça do MP-RN e um dos filhos da ex-senadora alagoana Heloísa Helena.

Apesar de o nome ser masculino, os homens com este nome de quando em vez devem ouvir piadinhas de quem, assim como Xuxa, pensam que o nome é feminino.

*

AVISO – A partir da próxima semana este blog focará um pouco mais nas políticas local e estadual, afinal, estamos em ano eleitoral.

*

FRASE“Sarney é bom de receber e ruim de dar. É o que diz o Amapá”. (Sebastião Nery, jornalista, no livro Eleição da Reeleição, de 1999).

*

SMART FIT – Inaugurada recentemente em Mossoró, a rede Smart Fit é destaque quando se trata de academias. Ela foi a vencedora, por exemplo, do Top of Wellness nesta categoria, prêmio elaborado pelas revistas Saúde e Boa Forma. Foram ouvidas 1.541 pessoas em todas as regiões do país. Um dos destaques da academia é o aplicativo que traz as séries a serem feitas, tudo de forma bem didática.

Até agora só tenho escutado elogios de quem começou a frequentá-la. Veio mesmo para disputar este mercado.

*

VERÃO DAS ANTIGAS – Como havia outra grande festa em Tibau no último fim de semana, alguns recearam que o público do Verão das Antigas poderia ser inferior ao das edições pretéritas. Enganaram-se. Mais uma vez o evento foi sucesso de público e crítica. As atrações principais, Eliana do Forró e Margareth Menezes, colocaram os saudosistas para dançar e pular entoando suas canções. Uma festa bonita, alegre, com gente sorrindo e rememorando os antigos carnavais.

O Verão das Antigas mostrou que tem seu espaço garantido em Tibau, independentemente de outras festas que ocorram na cidade. É um evento que caiu nas graças da galera. De parabéns os organizadores Marcílio Maia e Nil Costa.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *