Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

ANTECIPAÇÃO DO DIPLOMA – 28 alunos concluintes do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) protocolaram um pedido para que a colação de grau deles seja antecipada e que consequentemente recebam o certificado de conclusão do curso.

Esses alunos já cumpriram mais de 93% da grade, faltando apenas concluir o estágio supervisionado.

No Piauí, alunos em situação semelhante conseguiram a antecipação do diploma perante a universidade estadual.

O principal motivo alegado é a pandemia causada pelo Coronavírus. Inclusive, antecipar colações de grau de formandos de cursos de Medicina foi uma recomendação dada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no último domingo.

*

MOSSORÓ CIDADE JUNINA – Em decisão que julgo acertada, a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) cancelou a realização do evento Mossoró Cidade Junina este ano. Houve alguma resistência, especialmente por parte de empresários, comerciantes e outros profissionais que lucram com o evento, mas mesmo assim a prefeita decidiu pelo cancelamento da edição de 2020. Não seria prudente e nem viável realizar uma festa ante esta pandemia de COVID-19.

 *

ELEIÇÕES 2020 – Na semana indaguei a alguns servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acerca da possibilidade ou não de adiar as eleições, e até mesmo aproveitar para unificar todas em 2022, hipótese esta de há muito cogitada.

Ele me informou que a data das eleições é o assunto mais ventilado entre os servidores, e que a aposta maior é que o pleito realmente será adiado, pois os principais prazos eleitorais, assim compreendidos aqueles que levam mais gente aos cartórios, ocorrerão justamente nos meses de pico da Covid-19.

O adiamento é inevitável, assim ele me disse, informando ser esta a opinião majoritária entre os que trabalham com eleições há muitos anos.

*

ECONOMIA EM COLAPSO – Na última terça-feira, o podcast Café da Manhã, da Folha, trouxe uma excelente entrevista com o economista Vinícius Torres Freire, que também é colunista do jornal. Em pouco mais de 20 minutos ele discorre sobre as possíveis consequências que o Coronavírus trará para a economia mundial e brasileira.

Ele aponta medidas que alguns países do mundo estão tomando para que a população sofra o menos possível. Uma delas é bem simples: imprimir mais dinheiro. Segundo ele, é isso que os EUA, por exemplo, vem fazendo.

A consequência negativa de imprimir mais dinheiro é o aumento da dívida pública, o que é muito ruim, mas é uma alternativa. Ele cita outras. Vale à pena ouvir.

É bom frisar que o podcast é anterior à polêmica fala do presidente Jair Bolsonaro, na terça-feira à noite.

*

TODOS NO ZAP – Nestes dias de quarentena tenho notado um aumento considerável de postagens no aplicativo WhatsApp, sugerindo que as pessoas  o escolherem como melhor recurso para passar o tempo.

O problema é que muitas vezes o uso do WhatsApp provoca mais estresse e dissabor do que entretenimento, especialmente nos grupos onde há diferentes tendências políticas. Os embates são diários, algumas vezes resultando em agressões, xingamentos e consequentes intrigas.

Para evitar indisposições, muitos optam por não participar de grupos ou então participam daqueles onde só há integrantes que defendem o mesmo espectro político. Há ainda os grupos onde o assunto “política” não é permitido.

*

CRIATIVIDADE – A quitanda Ideal Frutas instalou-se ontem no período da tarde no estacionamento de um condomínio em Mossoró, o que permitiu aos moradores fazer a feira de frutas, legumes, verduras, feijão verde, queijo etc., sem necessidade de sair de casa.

Muito interessante a ideia. Vi algumas iniciativas oferecendo frutas e verduras para entregas em domicílio, mas não vingou. No caso de hortifrúti o cliente gosta de escolher de acordo com sua preferência, por isso mesmo achei bem legal a iniciativa de montar quitandas itinerantes. O telefone da Ideal Frutas é 3314-2517.

*

MOURÃO – Às vezes, o vice-presidente Mourão está sem fazer nada e então lembra que ele foi apenas a 5ª opção para compor a chapa com Jair Bolsonaro, que foi escolhido apenas no último dia do prazo, aos 44 minutos do segundo tempo.

A primeira opção era o ex-senador Magno Malta, que declinou do convite, alegando que seria mais útil no Senado Federal. Claro que essa foi só uma desculpa. Na verdade ele não acreditava na vitória de Bolsonaro. Quando a campanha ganhou corpo ele se ofereceu pra ser o vice, mas já era tarde. Até hoje Bolsonaro não o perdoou, tanto é que nunca o chamou para ocupar cargo nenhum no governo, mesmo sabendo que Malta no “salão”, vez que não conseguiu a reeleição.

A segunda opção foi o general Augusto Heleno, que aceitou o convite, mas o seu partido, o PRP, não prometeu embarcar de corpo e alma na candidatura de Bolsonaro. Ao final, por causa de divergências com o PRP, a chapa não pode ser formada.

A terceira opção foi a advogada Janaina Paschoal, mas havia desconfiança de parte a parte. Em discurso realizado para seguidores de Bolsonaro, a advogada externou posições que não agradaram a militância. Bolsonaro chegou a confidenciar a amigos, em agosto de 2018: “Essa mulher vai pedir meu impeachment”. O estopim e principal motivo alegado, contudo, foi que Janaína queria que o gabinete da vice-presidência funcionasse em São Paulo, exigência que Bolsonaro não acatou.

Por fim, tentaram o príncipe Luiz Philippe de Orléans e Bragança (foto), que por muito pouco não foi o escolhido para o cargo. O impeditivo foi aquela história de que ele participava de surubas gays, o que não cai bem numa candidatura apoiada por conservadores.

Faltando menos de 24 horas para registrar a chapa no TSE, e não tendo mais ninguém à vista, escolheram o general Hamilton Mourão, no melhor estilo “se não tem ninguém vai tu mesmo”.

Às vezes Mourão lembra disso daí…

*

SITUAÇÃO A SER ANALISADA – Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Sistema Carcerário do Rio Grande do Norte e o programa Novos Rumos na Execução Penal, ambos do Poder Judiciário do RN, já identificaram 316 presos acometidos por doenças, apenas no regime fechado.

Os dados serão enviados para os juízes responsáveis pelas varas de execuções penais. O objetivo é que os magistrados decidam se mantêm os presos em alguma situação especial ou concedem outra medida de acordo com o problema de saúde apresentado, como prisão domiciliar.

*

NASCIMENTO E ÓBITO – Através do Provimento n.º 92/20, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permitiu que os documentos necessários para a emissão de certidões de nascimento e óbito poderão ser enviados através de e-mail para os cartórios. Os endereços eletrônicos das serventias serão divulgados no portal da ARPEN Brasil – Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

A medida vale até o dia 30 de abril, podendo ser prorrogada, dependendo do comportamento da pandemia.

A retirada do documento deverá ocorrer até 15 dias após a decretação do fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), estabelecida pela Portaria n.º 188/GM/MS, de 04 de fevereiro de 2020.

*

CONFIRMANDO – Um recente estudo da Universidade Coventry confirmou o poder estimulante da cafeína, principal substância ativa do café. No teste, 38 ciclistas tinham que percorrer três quilômetros no menor tempo possível. A metade que ingeriu café conseguiu cumprir a prova 06 segundos antes dos que não consumiram, em média.

*

FALANDO NISSO – Justamente por ser estimulante, a cafeína deve ser evitada nas seis horas anteriores ao sono. Assim, se você costuma ir para a cama às 22h, é bom que tome a última xícara de café ou o último copo de Coca-Cola às 16h.

Os nutricionistas também recomendam que a última refeição do dia deve ser de 02 a 03 horas antes de ir para à cama.

*

BONITA DE SE VER – A série “A Vida e a História de Madam C. J. Walker”, baseada em fatos reais, mostra a história da primeira mulher americana a ficar milionária com seu esforço próprio, isso por volta de 1917/18.

Sara Walker, uma lavadeira negra filha de escravos, criou um produto para evitar a queda de cabelos em mulheres negras, o que era um problema comum naquela época.

De início ela foi desacreditada, mas com muita obstinação conseguiu transformar seu produto em sucesso de vendas, e posteriormente expandiu seu negócio.

A série mostra os caminhos e obstáculos que ele enfrentou, além da conturbada vida pessoal.

São apenas 04 capítulos, cada um com aproximadamente 45 minutos de duração. Dá pra assistir num turno. Disponível na Netflix.

*

COMPORTAMENTO HUMANO – O filme O Poço é um dos mais fortes que vi nos últimos anos. A história é meio surreal, mas serve para refletirmos sobre o comportamento humano.

Na trama, há duas pessoas presas em cada piso de uma construção subterrânea. Ao centro de cada piso há um grande buraco. Uma vez por dia desce uma mesa repleta de comida. Quem está no primeiro piso tem acesso ao banquete inteiro, já os do segundo piso ficam com aquilo que os do primeiro não comeram, e assim por diante.

Não vou dizer o número de pisos, pois seria spoiler, mas adianto que a comida acaba muito, muito antes de chegar ao último piso. Dentre as regras, as duplas mudam de piso todos os meses, aleatoriamente, podendo ser num lugar mais ou menos privilegiado.

Durante o filme surgem várias situações que nos fazem refletir sobre o comportamento humano. Numa das cenas, por exemplo, um dos presos cospe no restante da comida. São várias situações, inclusive tentativas de racionalizar a questão, a fim de que todos, do primeiro ao último, possam comer.

É um típico filme para ser assistido em sala de aula, num curso universitário, claro, vez que é proibido para menores de 18 anos. Está na grade da Netflix.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe