Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

 

70506_302 

Para quem gosta de jornalismo, o livro “Chatô – O Rei do Brasil”, de Fernando Morais, é obrigatório. Fruto de um exaustivo trabalho de pesquisa, associado a centenas de entrevistas, Fernando Morais escreveu a biografia do mais polêmico jornalista que o Brasil já teve, o paraibano Assis Chateaubriand, que reinou absoluto na imprensa nacional até os anos 60.

 

Dono dos Diários Associados, um conglomerado que reunia jornais, rádios, tevês e revistas; Chateaubriand nunca foi ético. Usava sempre os artifícios mais vis para alcançar seus objetivos. O seu poder era exercido através de seus veículos de comunicação, sempre com artigos ameaçadores, mentiras, achincalhes etc.

 

Poderia trazer vários episódios curiosos envolvendo Chateaubriand, todos narrados no excelente livro, mas prefiro que o próprio webleitor se delicie com as mais de 700 páginas desta obra. A leitura o fará entender um pouco da história do jornalismo e da política nacional nos primeiros sessenta anos do século passado.

 

Boa leitura

 

OBS. Como leio vários livros, revistas e jornais ao mesmo tempo, levei uns seis meses para concluir a leitura de “Chatô – O Rei do Brasil”. Durante este período sinto que aprendi muito com a obra. Vale a pena. O livro é de 1994 e custa, em média, R$ 60,00. No meu caso, tenho-o como emprestado de Túlio Ratto e Ana Cadengue.

 

Compartilhe

2 respostas

  1. Erasmo, esse livro é massa. Apesar do personagem não ser lá ortodoxo em suas atitudes…

  2. Agora, eu vou lhe indicar um outro também muito bom: Os Melhores Jornais do Mundo, de Matías Molina. É um trabalho excelente sobre jornalismo. É diferenciado, porque traz as histórias e os dramas das maiores empresas de comunicação do planeta. Outro também muito bacana é O Grande Livro do Jornalismo, com reportagens assinadas por grandes nomes da literatura mundial. Textos espetaculares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *