Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

A tática do primeiro-ministro Gustavo Rosado, de favorecer exageradamente os cargos comissionados em detrimento dos servidores efetivos, vem despertando a ira dos que se veem no lado mais fraco, onde há muitas exigências e pouco favorecimento.

A prefeitura de Mossoró massacra quem realmente trabalha e distribui privilégios mil aos apaniguados que ocupam cargos comissionados e de confiança, tudo devidamente omitido e maquiado pelos Smurffs da imprensa local.

Os muitos jornalistas azuis anunciaram que a redução de 1000 para 300 o número de cargos comissionados representou uma surpreendente contenção de gastos, um ato louvável, responsável e patati patatá.

Tudo mentira, lorota boba de jornalista comerciável.

Segundo a vice-presidente do sindicato, os ocupantes de cargos comissionais passaram a ganhar três vezes mais do que no ano passado. Assim, houve concentração de privilégio, nada alterando em relação aos gastos com os apaniguados.

 

Leiam abaixo o anúncio da greve feito pelo sindicato da categoria:

 

 PROFESSORES ENTRAM EM GREVE; SERVIDORES DE OUTROS SETORES MANTÊM PARALISAÇÃO

 

Em assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) na manhã desta sexta-feira, 13/2, no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), os professores da rede municipal de ensino decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado. A decisão é um protesto pelo fato de a prefeita Fátima Rosado não implementar, na prática, o Piso Salarial Profissional Nacional.

Além dos docentes, os servidores lotados nas Gerências de Agricultura e Finanças, e na Usina de Asfalto, decidiram continuar com o movimento paredista iniciado na última quinta-feira, 12/2.

Após a assembleia, os servidores foram ao Palácio da Resistência. Lá comunicaram à secretária do chefe de Gabinete, Gustavo Rosado, do início da greve e explicaram as razões do movimento.

Os trabalhadores vão se reunir na próxima segunda-feira, oportunidade em que o comando de greve traçará um calendário de visitas às escolas.

Na terça-feira, às 16h, os grevistas farão protesto em frente à Câmara Municipal, já que naquela oportunidade, a prefeita Fátima Rosado estará no Poder Legislativo.

 

Ei, arigó, chame o menino que hoje é sexta-feira!

E a reunião de hoje será apenas amanhã, no aniversário da Papangu.

Dia desses um colega me disse que havia passado boa parte do sábado tentando consolar uma amiga que havia acabado o noivado. Mermão, consolar mulher que acaba noivado né coisa de quem é puro não! Aliás, esse negócio de muita amizade com mulheres já coloca o cara sob suspeita.

E tem outro economista em Mossoró: Carlos Escóssia. Eu pensei que havia apenas Elviro Rebouças. A cidade, contudo, continua com apenas um artista plástico e uma cozinheira, pelo menos a se basear pelas colunas sociais…

Não sei o que é mais difícil, colocar um helicóptero na sombra ou Givanildo Silva deixar Rodrigo Rodrigues falar.

No domingo, uma turma ia saindo lá da churrascaria de Chico Pá e, dentro do carro, começaram a entoar o famoso uuui brááá. Por certo empolgados, não viram o caminhão que estava atrás e bateram o carro, amassando-o e quebrando a lanterna. Vendo a presepada, alguém lá da churrascaria gritou: TAÍ O QUE VOCÊ QUERIA!! Isso foi por volta das 14h, pergunte a Chico Pá que ele conta.    

 

 

 

01 – COBRAR 10% NA CONTA DO RESTAURANTE É LEGAL? – A maioria dos bares e restaurantes de Mossoró adiciona 10% ao valor total da conta a título de gorjeta. A prática é comum em todo o Brasil, no entanto, ela não encontra respaldo em nossa legislação. Nenhuma lei diz claramente se esta prática pode ou não pode, ensejando assim opiniões divergentes acerca da cobrança. Os órgãos de defesa do consumidor alegam que a prática é abusiva, já os donos de bares e restaurantes dizem que agem com respaldo na legislação trabalhista, que permite a remuneração por comissão. O caso foi mais ou menos pacificado em 2004, quando o Ministério da Justiça, através de seu Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), respondeu a uma consulta feita pelo presidente do 1º Encontro de Procons em Mato-Grosso, que tratava justamente da cobrança dos 10% e do couvert artístico. Em resposta, o órgão concluiu que tal pagamento consiste numa liberalidade do consumidor. Assim, nos casos em que seja bem atendido e queira pagar, poderá fazê-lo, mas a cobrança não poderá ser imposta. O DPDC alertou ainda que os estabelecimentos devem avisar da cobrança antecipadamente, seja no cardápio ou através de cartazes, e que a quantia arrecadada com as gorjetas deverá obrigatoriamente ser repassada para o garçom. Quanto ao couvert artístico a orientação é basicamente a mesma, mas o órgão acrescenta que sua cobrança somente é possível quando há apresentação ao vivo. Em suma, os donos de restaurante podem cobrar os 10% e o couvert artístico, desde que sigam as duas regras citadas acima, mas mesmo assim o consumidor paga se quiser, por mera liberalidade. Particularmente costumo pagar os 10% quando sou bem atendido e, de forma contrária, não pago quando o atendimento é demorado, mal feito e discriminatório.

 

02 – ASSEMBLEIA – Os servidores do judiciário estadual potiguar se reunirão no próximo sábado em assembleia extraordinária para debaterem questões que estão afligindo a categoria, sobretudo uma gratificação de 100% para quem possui nível superior, bonificação esta que vem sendo paga pelo Tribunal de Justiça apenas a alguns servidores. A situação está tão confusa que servidores que não possuem nível superior estão recebendo a gratificação, enquanto servidores diplomados trabalham sem qualquer vantagem adicional em seus contracheques. Sem dúvida, um nó que o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Rafael Godeiro, terá trabalho para desatar.

 

03 – CRESCIMENTO – O início da RN-117, saída para Governador Dix-sept Rosado, deverá vivenciar uma crescente expansão econômica nos próximos anos. Há previsão de que o novo estádio de futebol da cidade seja construído na região, bem como um novo aeroporto. Os primeiros empreendimentos imobiliários começaram a ser construídos naquela área há aproximadamente um ano.

 

04 – DE GRAÇA – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) orientou os tribunais a criarem um cadastro de advogados que queiram trabalhar gratuitamente, seja para adquirir experiência ou por simples beneficência. Uma ideia simples que poderá atenuar um dos mais graves problemas do Judiciário, a falta de assistência a quem não tem condições de pagar um advogado.

 

05 – FUTEBOL – No próximo dia 28 a International Board – órgão que regulamenta as regras do futebol – se reunirá na Inglaterra para discutir algumas alterações sugeridas pelos filiados ao órgão. Entre as possíveis mudanças está o aumento do número de substituições, a expulsão parcial (tirar o atleta por alguns minutos, usando o cartão azul) e, por fim, o aumento do tempo de intervalo e de assistentes do árbitro.

 

06 – OBSTRUÇÃO – Ontem, um veículo da UERN estava estacionado exatamente na rampa que permite o acesso de cadeirantes a uma clínica no Centro da cidade. O estacionamento irresponsável causou muitos constrangimentos, sobretudo para os usuários de cadeira de rodas, que precisaram da ajuda dos circunstantes para entrar no local.

 

07 – SAÚDE PÚBLICA – Em dezembro, uma jovem que mora em Luís Gomes, mas que estava passando uns dias em Mossoró, precisou de atendimento odontológico de urgência. Imediatamente foi a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e lá foi atendida de forma satisfatória. Na época não vigorava a regra de que apenas os residentes em Mossoró devem ser atendidos nas unidades municipais de saúde. Caso a situação ocorra novamente – espero que não – ela terá que voltar para Luís Gomes para ser atendida.

 

Ouvindo THE FINAL COUNTDOWN (ACOUSTIC VERSION), com EUROPE, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *