Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

3

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira as regras para a transmissão de internet banda larga por meio da rede de energia elétrica – técnica conhecida como Power Line Communications (PCL).

 

As redes elétricas também servirão para transmitir o sinal das redes de televisão por assinatura aos consumidores. O regulamento prevê que a PLC não poderá prejudicar a qualidade da prestação do serviço de energia elétrica.

 

“Assim, um ponto de energia pode ser uma tomada para ligar o eletrodoméstico e, simultaneamente, um ponto de rede de dados para a provedora de internet ou TV por assinatura”, explicou a Aneel em nota. Assim que implementado, o sistema permitirá que as residências brasileiras que possuam rede de energia elétrica possam ter acesso à internet ou TV por assinatura. Para a Aneel, o novo serviço contribuirá para a inclusão digital, “pois a penetração do serviço de energia elétrica é maior que o de telecomunicação”.

 

Segundo a Aneel, o consumidor será beneficiado também porque usar as redes já existentes é uma maneira de economizar com a implantação de novas infra-estruturas.

 

A nova legislação estabelece que as operadoras não podem oferecer diretamente a internet banda larga aos consumidores. Elas poderão, porém, criar uma empresa subsidiária para ofertar o serviço. Para as distribuidoras, a tecnologia servirá para melhorar suas próprias atividades, utilizando a internet, por exemplo, para fazer medição eletrônica dos gastos de energia elétrica de seus consumidores, corte e religamento à distância e controle de perdas.

 

Fonte: Veja On Line.

 

Compartilhe

3 respostas

  1. Oi Tio, venho recebendo e mails que falam sobre uma votaçao na camara dos deputados sobre a extinção do 13 salario.Faltando ser aprovado pelo senado. vc sabe alguma coia a respeito?

  2. Tio, essa noticia já comeca com erro d grafia…Power Line Communications (PCL), o temor correto é PLC. A transmissao d dados através d redes elétricas é um enorme desafio técnico. Na Europa isso foi notícia a alguns anos atrás, mas foi um fracaso comercial e nao saiu dos laboratorios d testes das operadoras. Redes eletricas nao foram projetadas p transportar dados. Existe várias fontes d interferencia n rede eletrica q afetariam demasiadamente o sinal, PLC causa enormes interferencias em sinais de radio, tv, etc e o equipamento é relativamente caro. Alem disso o cabo elétrico suportaria n maximo 2MBit/s q teria que ser dividido por sei la quantos usuarios ;0) Me impressiona a Veja jogar esse tipo d factóide na net sem passar por um revisor. Dureza… Abraco Max

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *